A Literatura Africana no Ensino Médio: Análise da Coleção Português Contemporâneo: Diálogo, Reflexão e Uso (2016) / African Literature in High School: Collection Analysis Contemporary Portuguese: Dialogue, Reflection and Use (2016)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3348 |
Resumo: | Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar como a Literatura africana de língua portuguesa se apresenta na coleção Português Contemporâneo diálogo, reflexão e uso, ensino médio dos autores Cereja; Viena; Damien (2016), adotada pela Escola de Referência Anisio Veras, da cidade de Verdejante-PE. A pesquisa está fundamentada em estudos que abordam a Literatura africana e seu contexto de ensino em livros didáticos no ensino médio, como podemos destacar em Brasil (2008); Abdala Júnior (2006), Souza (2006), Machado (2010) Silva (2003), Sidrim (2019), Lopes (2010), Chaves (2006), Honwana (2006), Fonseca; Moreira (2017), Ferreira (1987), dentre outros. A metodologia utilizada na pesquisa foi de natureza qualitativa, do tipo documental e método dedutivo, Fachin (2006), Prodanov; Freitas (2013) e Cardano (2017). Os resultados indicam que o ensino da literatura africana na coleção analisada é pouco explorado, uma vez que no volume I quase não encontramos nenhum conteúdo; no volume II apenas uma citação por conta de uma entrevista realizada com o cantor Emicida acerca do racismo e, no volume III nos deparamos com apenas um capítulo que apresenta uma pequena discussão de textos e autores. Dessa forma, vemos que os livros didáticos não contemplam em sua totalidade os estudos voltados para as literaturas africanas. --- This research aims to analyze how Portuguese-speaking African Literature is presented in the Contemporary Portuguese collection dialogue, reflection and use, secondary education by the authors Cereja; Vienna; Damien (2016), adopted by the Anisio Veras Reference School, in the city of Verdejante-PE. The research is based on studies that address African Literature and its context of teaching in textbooks in high school, as we can highlight in Brazil (2008); Abdala Júnior (2006), Souza (2006), Machado (2010) Silva (2003), Sidrim (2019), Lopes (2010), Chaves (2006), Honwana (2006), Fonseca; Moreira (2017), Ferreira (1987), among others. The methodology used in the research was qualitative, documental and deductive method, Fachin (2006), Prodanov; Freitas (2013) and Cardano (2017). The results indicate that the teaching of African literature in the analyzed collection is little explored, since in volume I we hardly found any content; in volume II there is only a quote due to an interview carried out with the singer Emicida about racism and in volume III we are faced with only one chapter that presents a small discussion of texts and authors. In this way, we see that textbooks do not fully include studies aimed at African literatures. |
id |
IPES_0340f53fd077f0fefa24794f22279928 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/3348 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
spelling |
A Literatura Africana no Ensino Médio: Análise da Coleção Português Contemporâneo: Diálogo, Reflexão e Uso (2016) / African Literature in High School: Collection Analysis Contemporary Portuguese: Dialogue, Reflection and Use (2016)Literatura Africana; Leitura; Livro didático.Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar como a Literatura africana de língua portuguesa se apresenta na coleção Português Contemporâneo diálogo, reflexão e uso, ensino médio dos autores Cereja; Viena; Damien (2016), adotada pela Escola de Referência Anisio Veras, da cidade de Verdejante-PE. A pesquisa está fundamentada em estudos que abordam a Literatura africana e seu contexto de ensino em livros didáticos no ensino médio, como podemos destacar em Brasil (2008); Abdala Júnior (2006), Souza (2006), Machado (2010) Silva (2003), Sidrim (2019), Lopes (2010), Chaves (2006), Honwana (2006), Fonseca; Moreira (2017), Ferreira (1987), dentre outros. A metodologia utilizada na pesquisa foi de natureza qualitativa, do tipo documental e método dedutivo, Fachin (2006), Prodanov; Freitas (2013) e Cardano (2017). Os resultados indicam que o ensino da literatura africana na coleção analisada é pouco explorado, uma vez que no volume I quase não encontramos nenhum conteúdo; no volume II apenas uma citação por conta de uma entrevista realizada com o cantor Emicida acerca do racismo e, no volume III nos deparamos com apenas um capítulo que apresenta uma pequena discussão de textos e autores. Dessa forma, vemos que os livros didáticos não contemplam em sua totalidade os estudos voltados para as literaturas africanas. --- This research aims to analyze how Portuguese-speaking African Literature is presented in the Contemporary Portuguese collection dialogue, reflection and use, secondary education by the authors Cereja; Vienna; Damien (2016), adopted by the Anisio Veras Reference School, in the city of Verdejante-PE. The research is based on studies that address African Literature and its context of teaching in textbooks in high school, as we can highlight in Brazil (2008); Abdala Júnior (2006), Souza (2006), Machado (2010) Silva (2003), Sidrim (2019), Lopes (2010), Chaves (2006), Honwana (2006), Fonseca; Moreira (2017), Ferreira (1987), among others. The methodology used in the research was qualitative, documental and deductive method, Fachin (2006), Prodanov; Freitas (2013) and Cardano (2017). The results indicate that the teaching of African literature in the analyzed collection is little explored, since in volume I we hardly found any content; in volume II there is only a quote due to an interview carried out with the singer Emicida about racism and in volume III we are faced with only one chapter that presents a small discussion of texts and authors. In this way, we see that textbooks do not fully include studies aimed at African literatures. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORSilva, Maria Izabel de JesusSousa, Maria do Socorro Cordeiro de2021-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/334810.14295/idonline.v15i58.3348ID on line. Revista de psicologia; v. 15, n. 58 (2021); 601-6161981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3348/5242Direitos autorais 2021 Maria Izabel de Jesus Silva, Maria do Socorro Cordeiro de Sousahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-30T23:34:30Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Literatura Africana no Ensino Médio: Análise da Coleção Português Contemporâneo: Diálogo, Reflexão e Uso (2016) / African Literature in High School: Collection Analysis Contemporary Portuguese: Dialogue, Reflection and Use (2016) |
title |
A Literatura Africana no Ensino Médio: Análise da Coleção Português Contemporâneo: Diálogo, Reflexão e Uso (2016) / African Literature in High School: Collection Analysis Contemporary Portuguese: Dialogue, Reflection and Use (2016) |
spellingShingle |
A Literatura Africana no Ensino Médio: Análise da Coleção Português Contemporâneo: Diálogo, Reflexão e Uso (2016) / African Literature in High School: Collection Analysis Contemporary Portuguese: Dialogue, Reflection and Use (2016) Silva, Maria Izabel de Jesus Literatura Africana; Leitura; Livro didático. |
title_short |
A Literatura Africana no Ensino Médio: Análise da Coleção Português Contemporâneo: Diálogo, Reflexão e Uso (2016) / African Literature in High School: Collection Analysis Contemporary Portuguese: Dialogue, Reflection and Use (2016) |
title_full |
A Literatura Africana no Ensino Médio: Análise da Coleção Português Contemporâneo: Diálogo, Reflexão e Uso (2016) / African Literature in High School: Collection Analysis Contemporary Portuguese: Dialogue, Reflection and Use (2016) |
title_fullStr |
A Literatura Africana no Ensino Médio: Análise da Coleção Português Contemporâneo: Diálogo, Reflexão e Uso (2016) / African Literature in High School: Collection Analysis Contemporary Portuguese: Dialogue, Reflection and Use (2016) |
title_full_unstemmed |
A Literatura Africana no Ensino Médio: Análise da Coleção Português Contemporâneo: Diálogo, Reflexão e Uso (2016) / African Literature in High School: Collection Analysis Contemporary Portuguese: Dialogue, Reflection and Use (2016) |
title_sort |
A Literatura Africana no Ensino Médio: Análise da Coleção Português Contemporâneo: Diálogo, Reflexão e Uso (2016) / African Literature in High School: Collection Analysis Contemporary Portuguese: Dialogue, Reflection and Use (2016) |
author |
Silva, Maria Izabel de Jesus |
author_facet |
Silva, Maria Izabel de Jesus Sousa, Maria do Socorro Cordeiro de |
author_role |
author |
author2 |
Sousa, Maria do Socorro Cordeiro de |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Maria Izabel de Jesus Sousa, Maria do Socorro Cordeiro de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura Africana; Leitura; Livro didático. |
topic |
Literatura Africana; Leitura; Livro didático. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar como a Literatura africana de língua portuguesa se apresenta na coleção Português Contemporâneo diálogo, reflexão e uso, ensino médio dos autores Cereja; Viena; Damien (2016), adotada pela Escola de Referência Anisio Veras, da cidade de Verdejante-PE. A pesquisa está fundamentada em estudos que abordam a Literatura africana e seu contexto de ensino em livros didáticos no ensino médio, como podemos destacar em Brasil (2008); Abdala Júnior (2006), Souza (2006), Machado (2010) Silva (2003), Sidrim (2019), Lopes (2010), Chaves (2006), Honwana (2006), Fonseca; Moreira (2017), Ferreira (1987), dentre outros. A metodologia utilizada na pesquisa foi de natureza qualitativa, do tipo documental e método dedutivo, Fachin (2006), Prodanov; Freitas (2013) e Cardano (2017). Os resultados indicam que o ensino da literatura africana na coleção analisada é pouco explorado, uma vez que no volume I quase não encontramos nenhum conteúdo; no volume II apenas uma citação por conta de uma entrevista realizada com o cantor Emicida acerca do racismo e, no volume III nos deparamos com apenas um capítulo que apresenta uma pequena discussão de textos e autores. Dessa forma, vemos que os livros didáticos não contemplam em sua totalidade os estudos voltados para as literaturas africanas. --- This research aims to analyze how Portuguese-speaking African Literature is presented in the Contemporary Portuguese collection dialogue, reflection and use, secondary education by the authors Cereja; Vienna; Damien (2016), adopted by the Anisio Veras Reference School, in the city of Verdejante-PE. The research is based on studies that address African Literature and its context of teaching in textbooks in high school, as we can highlight in Brazil (2008); Abdala Júnior (2006), Souza (2006), Machado (2010) Silva (2003), Sidrim (2019), Lopes (2010), Chaves (2006), Honwana (2006), Fonseca; Moreira (2017), Ferreira (1987), among others. The methodology used in the research was qualitative, documental and deductive method, Fachin (2006), Prodanov; Freitas (2013) and Cardano (2017). The results indicate that the teaching of African literature in the analyzed collection is little explored, since in volume I we hardly found any content; in volume II there is only a quote due to an interview carried out with the singer Emicida about racism and in volume III we are faced with only one chapter that presents a small discussion of texts and authors. In this way, we see that textbooks do not fully include studies aimed at African literatures. |
description |
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar como a Literatura africana de língua portuguesa se apresenta na coleção Português Contemporâneo diálogo, reflexão e uso, ensino médio dos autores Cereja; Viena; Damien (2016), adotada pela Escola de Referência Anisio Veras, da cidade de Verdejante-PE. A pesquisa está fundamentada em estudos que abordam a Literatura africana e seu contexto de ensino em livros didáticos no ensino médio, como podemos destacar em Brasil (2008); Abdala Júnior (2006), Souza (2006), Machado (2010) Silva (2003), Sidrim (2019), Lopes (2010), Chaves (2006), Honwana (2006), Fonseca; Moreira (2017), Ferreira (1987), dentre outros. A metodologia utilizada na pesquisa foi de natureza qualitativa, do tipo documental e método dedutivo, Fachin (2006), Prodanov; Freitas (2013) e Cardano (2017). Os resultados indicam que o ensino da literatura africana na coleção analisada é pouco explorado, uma vez que no volume I quase não encontramos nenhum conteúdo; no volume II apenas uma citação por conta de uma entrevista realizada com o cantor Emicida acerca do racismo e, no volume III nos deparamos com apenas um capítulo que apresenta uma pequena discussão de textos e autores. Dessa forma, vemos que os livros didáticos não contemplam em sua totalidade os estudos voltados para as literaturas africanas. --- This research aims to analyze how Portuguese-speaking African Literature is presented in the Contemporary Portuguese collection dialogue, reflection and use, secondary education by the authors Cereja; Vienna; Damien (2016), adopted by the Anisio Veras Reference School, in the city of Verdejante-PE. The research is based on studies that address African Literature and its context of teaching in textbooks in high school, as we can highlight in Brazil (2008); Abdala Júnior (2006), Souza (2006), Machado (2010) Silva (2003), Sidrim (2019), Lopes (2010), Chaves (2006), Honwana (2006), Fonseca; Moreira (2017), Ferreira (1987), among others. The methodology used in the research was qualitative, documental and deductive method, Fachin (2006), Prodanov; Freitas (2013) and Cardano (2017). The results indicate that the teaching of African literature in the analyzed collection is little explored, since in volume I we hardly found any content; in volume II there is only a quote due to an interview carried out with the singer Emicida about racism and in volume III we are faced with only one chapter that presents a small discussion of texts and authors. In this way, we see that textbooks do not fully include studies aimed at African literatures. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3348 10.14295/idonline.v15i58.3348 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3348 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v15i58.3348 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3348/5242 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Maria Izabel de Jesus Silva, Maria do Socorro Cordeiro de Sousa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Maria Izabel de Jesus Silva, Maria do Socorro Cordeiro de Sousa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 15, n. 58 (2021); 601-616 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1723037421250019328 |