A Educação Ambiental nos anos Iniciais do Ensino Fundamental / Environmental Education in the Early Years of Elementary Education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viana, Elaine Cristina da Silva
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Oliveira Júnior, Geraldo Martins de, Sobral, Elayne Cristina Luz Menezes Novaes Cecílio, Sobral, Stevens Emanuel Cecílio, Lima, Otoniel Moreira Leite
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1646
Resumo: A Educação Ambiental exerce um papel importantíssimo na contemporaneidade, uma vez que as ações ao meio ambiente, principalmente as antrópicas, tem aumentado consideravelmente no decorrer dos anos. Este trabalho objetivou analisar o ensino da Educação Ambiental em uma instituição, especificamente no fundamental. A metodologia utilizada foi qualitativa. Os dados foram coletados através de entrevista semiestruturada realizada com discentes que cursam 6º e 7º ano, totalizando 50 entrevistados. Todos alunos da escola Municipal Francisco Filgueira Sampaio, em Serrita, Pernambuco. Os resultados demonstraram que os discentes conhecem o conceito de Educação Ambiental, e compreendem que grande parte das ações causadas à natureza partem do homem. Verificou-se que a educação ambiental é trabalhada principalmente nas disciplinas de Ciências e Geografias (55% e 40%, respectivamente). Quanto ao interesse por assuntos relacionados ao Meio Ambiente, 52% tem interesse razoável. Os entrevistados apontaram a necessidade de mais trabalhos relacionados a temática. Constatou-se que a Educação Ambiental é consideravelmente trabalhada com os discentes,  porém o interesse pelo assunto ainda é razoavelmente considerado, visto que a metodologia aplicada não estimula-os a prática de ações intervencionistas diretas no meio ambiente, considerando a realidade em que vivem. 
id IPES_1012d7bcb1e2f93e091f5a08e0c8f7d5
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/1646
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling A Educação Ambiental nos anos Iniciais do Ensino Fundamental / Environmental Education in the Early Years of Elementary EducationMeio Ambiente, Entrevista e EnsinoA Educação Ambiental exerce um papel importantíssimo na contemporaneidade, uma vez que as ações ao meio ambiente, principalmente as antrópicas, tem aumentado consideravelmente no decorrer dos anos. Este trabalho objetivou analisar o ensino da Educação Ambiental em uma instituição, especificamente no fundamental. A metodologia utilizada foi qualitativa. Os dados foram coletados através de entrevista semiestruturada realizada com discentes que cursam 6º e 7º ano, totalizando 50 entrevistados. Todos alunos da escola Municipal Francisco Filgueira Sampaio, em Serrita, Pernambuco. Os resultados demonstraram que os discentes conhecem o conceito de Educação Ambiental, e compreendem que grande parte das ações causadas à natureza partem do homem. Verificou-se que a educação ambiental é trabalhada principalmente nas disciplinas de Ciências e Geografias (55% e 40%, respectivamente). Quanto ao interesse por assuntos relacionados ao Meio Ambiente, 52% tem interesse razoável. Os entrevistados apontaram a necessidade de mais trabalhos relacionados a temática. Constatou-se que a Educação Ambiental é consideravelmente trabalhada com os discentes,  porém o interesse pelo assunto ainda é razoavelmente considerado, visto que a metodologia aplicada não estimula-os a prática de ações intervencionistas diretas no meio ambiente, considerando a realidade em que vivem. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORViana, Elaine Cristina da SilvaOliveira Júnior, Geraldo Martins deSobral, Elayne Cristina Luz Menezes Novaes CecílioSobral, Stevens Emanuel CecílioLima, Otoniel Moreira Leite2019-02-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/164610.14295/idonline.v13i44.1646ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 44 (2019); 620-6341981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1646/2414Direitos autorais 2021 Elaine Cristina da Silva Viana, Geraldo Martins de Oliveira Júnior, Elayne Cristina Luz Menezes Novaes Cecílio Sobral, Stevens Emanuel Cecílio Sobral, Otoniel Moreira Leite Limahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-05T19:44:27Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv A Educação Ambiental nos anos Iniciais do Ensino Fundamental / Environmental Education in the Early Years of Elementary Education
title A Educação Ambiental nos anos Iniciais do Ensino Fundamental / Environmental Education in the Early Years of Elementary Education
spellingShingle A Educação Ambiental nos anos Iniciais do Ensino Fundamental / Environmental Education in the Early Years of Elementary Education
Viana, Elaine Cristina da Silva
Meio Ambiente, Entrevista e Ensino
title_short A Educação Ambiental nos anos Iniciais do Ensino Fundamental / Environmental Education in the Early Years of Elementary Education
title_full A Educação Ambiental nos anos Iniciais do Ensino Fundamental / Environmental Education in the Early Years of Elementary Education
title_fullStr A Educação Ambiental nos anos Iniciais do Ensino Fundamental / Environmental Education in the Early Years of Elementary Education
title_full_unstemmed A Educação Ambiental nos anos Iniciais do Ensino Fundamental / Environmental Education in the Early Years of Elementary Education
title_sort A Educação Ambiental nos anos Iniciais do Ensino Fundamental / Environmental Education in the Early Years of Elementary Education
author Viana, Elaine Cristina da Silva
author_facet Viana, Elaine Cristina da Silva
Oliveira Júnior, Geraldo Martins de
Sobral, Elayne Cristina Luz Menezes Novaes Cecílio
Sobral, Stevens Emanuel Cecílio
Lima, Otoniel Moreira Leite
author_role author
author2 Oliveira Júnior, Geraldo Martins de
Sobral, Elayne Cristina Luz Menezes Novaes Cecílio
Sobral, Stevens Emanuel Cecílio
Lima, Otoniel Moreira Leite
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Viana, Elaine Cristina da Silva
Oliveira Júnior, Geraldo Martins de
Sobral, Elayne Cristina Luz Menezes Novaes Cecílio
Sobral, Stevens Emanuel Cecílio
Lima, Otoniel Moreira Leite
dc.subject.por.fl_str_mv Meio Ambiente, Entrevista e Ensino
topic Meio Ambiente, Entrevista e Ensino
dc.description.none.fl_txt_mv A Educação Ambiental exerce um papel importantíssimo na contemporaneidade, uma vez que as ações ao meio ambiente, principalmente as antrópicas, tem aumentado consideravelmente no decorrer dos anos. Este trabalho objetivou analisar o ensino da Educação Ambiental em uma instituição, especificamente no fundamental. A metodologia utilizada foi qualitativa. Os dados foram coletados através de entrevista semiestruturada realizada com discentes que cursam 6º e 7º ano, totalizando 50 entrevistados. Todos alunos da escola Municipal Francisco Filgueira Sampaio, em Serrita, Pernambuco. Os resultados demonstraram que os discentes conhecem o conceito de Educação Ambiental, e compreendem que grande parte das ações causadas à natureza partem do homem. Verificou-se que a educação ambiental é trabalhada principalmente nas disciplinas de Ciências e Geografias (55% e 40%, respectivamente). Quanto ao interesse por assuntos relacionados ao Meio Ambiente, 52% tem interesse razoável. Os entrevistados apontaram a necessidade de mais trabalhos relacionados a temática. Constatou-se que a Educação Ambiental é consideravelmente trabalhada com os discentes,  porém o interesse pelo assunto ainda é razoavelmente considerado, visto que a metodologia aplicada não estimula-os a prática de ações intervencionistas diretas no meio ambiente, considerando a realidade em que vivem. 
description A Educação Ambiental exerce um papel importantíssimo na contemporaneidade, uma vez que as ações ao meio ambiente, principalmente as antrópicas, tem aumentado consideravelmente no decorrer dos anos. Este trabalho objetivou analisar o ensino da Educação Ambiental em uma instituição, especificamente no fundamental. A metodologia utilizada foi qualitativa. Os dados foram coletados através de entrevista semiestruturada realizada com discentes que cursam 6º e 7º ano, totalizando 50 entrevistados. Todos alunos da escola Municipal Francisco Filgueira Sampaio, em Serrita, Pernambuco. Os resultados demonstraram que os discentes conhecem o conceito de Educação Ambiental, e compreendem que grande parte das ações causadas à natureza partem do homem. Verificou-se que a educação ambiental é trabalhada principalmente nas disciplinas de Ciências e Geografias (55% e 40%, respectivamente). Quanto ao interesse por assuntos relacionados ao Meio Ambiente, 52% tem interesse razoável. Os entrevistados apontaram a necessidade de mais trabalhos relacionados a temática. Constatou-se que a Educação Ambiental é consideravelmente trabalhada com os discentes,  porém o interesse pelo assunto ainda é razoavelmente considerado, visto que a metodologia aplicada não estimula-os a prática de ações intervencionistas diretas no meio ambiente, considerando a realidade em que vivem. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1646
10.14295/idonline.v13i44.1646
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1646
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v13i44.1646
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1646/2414
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Elaine Cristina da Silva Viana, Geraldo Martins de Oliveira Júnior, Elayne Cristina Luz Menezes Novaes Cecílio Sobral, Stevens Emanuel Cecílio Sobral, Otoniel Moreira Leite Lima
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Elaine Cristina da Silva Viana, Geraldo Martins de Oliveira Júnior, Elayne Cristina Luz Menezes Novaes Cecílio Sobral, Stevens Emanuel Cecílio Sobral, Otoniel Moreira Leite Lima
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 44 (2019); 620-634
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1723037429525381120