Arte Resistência e Existência: A Arte Como Forma de Existência de Alunas com Deficiência Intelectual /
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2879 |
Resumo: | Através dos variados recursos da arte, ela oferece um espaço para expressão de sentimentos, autoafirmação e criatividade. Surge como uma forma pela qual o aluno com deficiência intelectual possa se expressar e que sua voz seja escutada e abraçada, considerando os estigmas que carrega pela sociedade em que existe e ''resiste''. Por isso, buscou-se analisar como a arte propicia o reconhecimento de si e reflete o protagonismo desses alunos. A pesquisa foi realizada remotamente através de chamadas de vídeo com cinco alunas da APAE de Içara – SC ao serem questionadas sobre quem elas são e o que a arte significa para elas. Por meio de análise de conteúdo foi possível investigar através de desenhos e na interação como a arte propiciou a expressão de sentimentos, protagonismo e sociabilização. Este estudo permitiu compreender como a arte é potencializadora, que além de terapêutica, contribuiu para o desenvolvimento cognitivo e singular. |
id |
IPES_3382ef99eeb00bd7d51b2c159ea16084 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2879 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Arte Resistência e Existência: A Arte Como Forma de Existência de Alunas com Deficiência Intelectual /Arte; Deficiência intelectual; PsicologiaAtravés dos variados recursos da arte, ela oferece um espaço para expressão de sentimentos, autoafirmação e criatividade. Surge como uma forma pela qual o aluno com deficiência intelectual possa se expressar e que sua voz seja escutada e abraçada, considerando os estigmas que carrega pela sociedade em que existe e ''resiste''. Por isso, buscou-se analisar como a arte propicia o reconhecimento de si e reflete o protagonismo desses alunos. A pesquisa foi realizada remotamente através de chamadas de vídeo com cinco alunas da APAE de Içara – SC ao serem questionadas sobre quem elas são e o que a arte significa para elas. Por meio de análise de conteúdo foi possível investigar através de desenhos e na interação como a arte propiciou a expressão de sentimentos, protagonismo e sociabilização. Este estudo permitiu compreender como a arte é potencializadora, que além de terapêutica, contribuiu para o desenvolvimento cognitivo e singular.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORBenetti, Gabriela SelauCastro, Amanda2020-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/287910.14295/idonline.v14i53.2879ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 53 (2020); 619-6331981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2879/4542https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/downloadSuppFile/2879/347https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/downloadSuppFile/2879/348https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/downloadSuppFile/2879/349Direitos autorais 2021 Gabriela Selau Benetti, Amanda Castrohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-04T14:48:18Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Arte Resistência e Existência: A Arte Como Forma de Existência de Alunas com Deficiência Intelectual / |
title |
Arte Resistência e Existência: A Arte Como Forma de Existência de Alunas com Deficiência Intelectual / |
spellingShingle |
Arte Resistência e Existência: A Arte Como Forma de Existência de Alunas com Deficiência Intelectual / Benetti, Gabriela Selau Arte; Deficiência intelectual; Psicologia |
title_short |
Arte Resistência e Existência: A Arte Como Forma de Existência de Alunas com Deficiência Intelectual / |
title_full |
Arte Resistência e Existência: A Arte Como Forma de Existência de Alunas com Deficiência Intelectual / |
title_fullStr |
Arte Resistência e Existência: A Arte Como Forma de Existência de Alunas com Deficiência Intelectual / |
title_full_unstemmed |
Arte Resistência e Existência: A Arte Como Forma de Existência de Alunas com Deficiência Intelectual / |
title_sort |
Arte Resistência e Existência: A Arte Como Forma de Existência de Alunas com Deficiência Intelectual / |
author |
Benetti, Gabriela Selau |
author_facet |
Benetti, Gabriela Selau Castro, Amanda |
author_role |
author |
author2 |
Castro, Amanda |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Benetti, Gabriela Selau Castro, Amanda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte; Deficiência intelectual; Psicologia |
topic |
Arte; Deficiência intelectual; Psicologia |
description |
Através dos variados recursos da arte, ela oferece um espaço para expressão de sentimentos, autoafirmação e criatividade. Surge como uma forma pela qual o aluno com deficiência intelectual possa se expressar e que sua voz seja escutada e abraçada, considerando os estigmas que carrega pela sociedade em que existe e ''resiste''. Por isso, buscou-se analisar como a arte propicia o reconhecimento de si e reflete o protagonismo desses alunos. A pesquisa foi realizada remotamente através de chamadas de vídeo com cinco alunas da APAE de Içara – SC ao serem questionadas sobre quem elas são e o que a arte significa para elas. Por meio de análise de conteúdo foi possível investigar através de desenhos e na interação como a arte propiciou a expressão de sentimentos, protagonismo e sociabilização. Este estudo permitiu compreender como a arte é potencializadora, que além de terapêutica, contribuiu para o desenvolvimento cognitivo e singular. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2879 10.14295/idonline.v14i53.2879 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2879 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v14i53.2879 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2879/4542 https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/downloadSuppFile/2879/347 https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/downloadSuppFile/2879/348 https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/downloadSuppFile/2879/349 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Gabriela Selau Benetti, Amanda Castro https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Gabriela Selau Benetti, Amanda Castro https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 53 (2020); 619-633 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797053951143575552 |