Arte Resistência e Existência: A Arte Como Forma de Existência de Alunas com Deficiência Intelectual /

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Benetti, Gabriela Selau
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Castro, Amanda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2879
Resumo: Através dos variados recursos da arte, ela oferece um espaço para expressão de sentimentos, autoafirmação e criatividade. Surge como uma forma pela qual o aluno com deficiência intelectual possa se expressar e que sua voz seja escutada e abraçada, considerando os estigmas que carrega pela sociedade em que existe e ''resiste''. Por isso, buscou-se analisar como a arte propicia o reconhecimento de si e reflete o protagonismo desses alunos. A pesquisa foi realizada remotamente através de chamadas de vídeo com cinco alunas da APAE de Içara – SC ao serem questionadas sobre quem elas são e o que a arte significa para elas. Por meio de análise de conteúdo foi possível investigar através de desenhos e na interação como a arte propiciou a expressão de sentimentos, protagonismo e sociabilização. Este estudo permitiu compreender como a arte é potencializadora, que além de terapêutica, contribuiu para o desenvolvimento cognitivo e singular.
id IPES_3382ef99eeb00bd7d51b2c159ea16084
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2879
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling Arte Resistência e Existência: A Arte Como Forma de Existência de Alunas com Deficiência Intelectual /Arte; Deficiência intelectual; PsicologiaAtravés dos variados recursos da arte, ela oferece um espaço para expressão de sentimentos, autoafirmação e criatividade. Surge como uma forma pela qual o aluno com deficiência intelectual possa se expressar e que sua voz seja escutada e abraçada, considerando os estigmas que carrega pela sociedade em que existe e ''resiste''. Por isso, buscou-se analisar como a arte propicia o reconhecimento de si e reflete o protagonismo desses alunos. A pesquisa foi realizada remotamente através de chamadas de vídeo com cinco alunas da APAE de Içara – SC ao serem questionadas sobre quem elas são e o que a arte significa para elas. Por meio de análise de conteúdo foi possível investigar através de desenhos e na interação como a arte propiciou a expressão de sentimentos, protagonismo e sociabilização. Este estudo permitiu compreender como a arte é potencializadora, que além de terapêutica, contribuiu para o desenvolvimento cognitivo e singular.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORBenetti, Gabriela SelauCastro, Amanda2020-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/287910.14295/idonline.v14i53.2879ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 53 (2020); 619-6331981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2879/4542https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/downloadSuppFile/2879/347https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/downloadSuppFile/2879/348https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/downloadSuppFile/2879/349Direitos autorais 2021 Gabriela Selau Benetti, Amanda Castrohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-04T14:48:18Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Arte Resistência e Existência: A Arte Como Forma de Existência de Alunas com Deficiência Intelectual /
title Arte Resistência e Existência: A Arte Como Forma de Existência de Alunas com Deficiência Intelectual /
spellingShingle Arte Resistência e Existência: A Arte Como Forma de Existência de Alunas com Deficiência Intelectual /
Benetti, Gabriela Selau
Arte; Deficiência intelectual; Psicologia
title_short Arte Resistência e Existência: A Arte Como Forma de Existência de Alunas com Deficiência Intelectual /
title_full Arte Resistência e Existência: A Arte Como Forma de Existência de Alunas com Deficiência Intelectual /
title_fullStr Arte Resistência e Existência: A Arte Como Forma de Existência de Alunas com Deficiência Intelectual /
title_full_unstemmed Arte Resistência e Existência: A Arte Como Forma de Existência de Alunas com Deficiência Intelectual /
title_sort Arte Resistência e Existência: A Arte Como Forma de Existência de Alunas com Deficiência Intelectual /
author Benetti, Gabriela Selau
author_facet Benetti, Gabriela Selau
Castro, Amanda
author_role author
author2 Castro, Amanda
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Benetti, Gabriela Selau
Castro, Amanda
dc.subject.por.fl_str_mv Arte; Deficiência intelectual; Psicologia
topic Arte; Deficiência intelectual; Psicologia
description Através dos variados recursos da arte, ela oferece um espaço para expressão de sentimentos, autoafirmação e criatividade. Surge como uma forma pela qual o aluno com deficiência intelectual possa se expressar e que sua voz seja escutada e abraçada, considerando os estigmas que carrega pela sociedade em que existe e ''resiste''. Por isso, buscou-se analisar como a arte propicia o reconhecimento de si e reflete o protagonismo desses alunos. A pesquisa foi realizada remotamente através de chamadas de vídeo com cinco alunas da APAE de Içara – SC ao serem questionadas sobre quem elas são e o que a arte significa para elas. Por meio de análise de conteúdo foi possível investigar através de desenhos e na interação como a arte propiciou a expressão de sentimentos, protagonismo e sociabilização. Este estudo permitiu compreender como a arte é potencializadora, que além de terapêutica, contribuiu para o desenvolvimento cognitivo e singular.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2879
10.14295/idonline.v14i53.2879
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2879
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v14i53.2879
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2879/4542
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/downloadSuppFile/2879/347
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/downloadSuppFile/2879/348
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/downloadSuppFile/2879/349
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Gabriela Selau Benetti, Amanda Castro
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Gabriela Selau Benetti, Amanda Castro
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 53 (2020); 619-633
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797053951143575552