Cultura Informacional e a Mediação da Informação Contábil / Informal Culture and the use of Accounting Information
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2419 |
Resumo: | A mediação da informação envolve o receptor, uma situação/contexto e um mediador. Nesse sentido, o profissional da informação como agente mediador atua por meio da socialização e do compartilhamento de informações de forma que o receptor se aproprie da informação, processo no qual de posse da informação significativa é capaz de subsidiar a tomada de decisão. Para tanto, atribui-se que o êxito da mediação é resultado da cultura informacional. Como objetivo geral, pretende-se refletir a cultura informacional como alicerce para a mediação da informação e também sobre o papel do profissional contábil como agente mediador. Para isso, estabeleceu-se como procedimento metodológico a execução de uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa do tipo descritiva e exploratória, tendo como método o estudo de caso múltiplo. Como resultado, foi possível identificar na cultura informacional o alicerce que viabiliza a mediação da informação nas práticas do profissional contábil em relação às necessidades informacionais dos stakeholders. Com isso, considera-se a cultura informacional como alicerce da mediação da informação, pois estimula o comportamento informacional dos stakeholders na valorização, compartilhamento, acesso e apropriação da informação contábil de forma que subsidie a tomada de decisão. |
id |
IPES_394da35a56aaf5dc30a6bda127b67589 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2419 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Cultura Informacional e a Mediação da Informação Contábil / Informal Culture and the use of Accounting InformationMediação da Informação, Informação Contábil, Cultura informacional.A mediação da informação envolve o receptor, uma situação/contexto e um mediador. Nesse sentido, o profissional da informação como agente mediador atua por meio da socialização e do compartilhamento de informações de forma que o receptor se aproprie da informação, processo no qual de posse da informação significativa é capaz de subsidiar a tomada de decisão. Para tanto, atribui-se que o êxito da mediação é resultado da cultura informacional. Como objetivo geral, pretende-se refletir a cultura informacional como alicerce para a mediação da informação e também sobre o papel do profissional contábil como agente mediador. Para isso, estabeleceu-se como procedimento metodológico a execução de uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa do tipo descritiva e exploratória, tendo como método o estudo de caso múltiplo. Como resultado, foi possível identificar na cultura informacional o alicerce que viabiliza a mediação da informação nas práticas do profissional contábil em relação às necessidades informacionais dos stakeholders. Com isso, considera-se a cultura informacional como alicerce da mediação da informação, pois estimula o comportamento informacional dos stakeholders na valorização, compartilhamento, acesso e apropriação da informação contábil de forma que subsidie a tomada de decisão.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORGazzola, Sara BarbosaWoida, Luana Maia2020-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/241910.14295/idonline.v14i50.2419ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 50 (2020); 804-8221981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2419/3848Direitos autorais 2021 Sara Barbosa Gazzola, Luana Maia Woidahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-13T01:36:30Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cultura Informacional e a Mediação da Informação Contábil / Informal Culture and the use of Accounting Information |
title |
Cultura Informacional e a Mediação da Informação Contábil / Informal Culture and the use of Accounting Information |
spellingShingle |
Cultura Informacional e a Mediação da Informação Contábil / Informal Culture and the use of Accounting Information Gazzola, Sara Barbosa Mediação da Informação, Informação Contábil, Cultura informacional. |
title_short |
Cultura Informacional e a Mediação da Informação Contábil / Informal Culture and the use of Accounting Information |
title_full |
Cultura Informacional e a Mediação da Informação Contábil / Informal Culture and the use of Accounting Information |
title_fullStr |
Cultura Informacional e a Mediação da Informação Contábil / Informal Culture and the use of Accounting Information |
title_full_unstemmed |
Cultura Informacional e a Mediação da Informação Contábil / Informal Culture and the use of Accounting Information |
title_sort |
Cultura Informacional e a Mediação da Informação Contábil / Informal Culture and the use of Accounting Information |
author |
Gazzola, Sara Barbosa |
author_facet |
Gazzola, Sara Barbosa Woida, Luana Maia |
author_role |
author |
author2 |
Woida, Luana Maia |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gazzola, Sara Barbosa Woida, Luana Maia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mediação da Informação, Informação Contábil, Cultura informacional. |
topic |
Mediação da Informação, Informação Contábil, Cultura informacional. |
description |
A mediação da informação envolve o receptor, uma situação/contexto e um mediador. Nesse sentido, o profissional da informação como agente mediador atua por meio da socialização e do compartilhamento de informações de forma que o receptor se aproprie da informação, processo no qual de posse da informação significativa é capaz de subsidiar a tomada de decisão. Para tanto, atribui-se que o êxito da mediação é resultado da cultura informacional. Como objetivo geral, pretende-se refletir a cultura informacional como alicerce para a mediação da informação e também sobre o papel do profissional contábil como agente mediador. Para isso, estabeleceu-se como procedimento metodológico a execução de uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa do tipo descritiva e exploratória, tendo como método o estudo de caso múltiplo. Como resultado, foi possível identificar na cultura informacional o alicerce que viabiliza a mediação da informação nas práticas do profissional contábil em relação às necessidades informacionais dos stakeholders. Com isso, considera-se a cultura informacional como alicerce da mediação da informação, pois estimula o comportamento informacional dos stakeholders na valorização, compartilhamento, acesso e apropriação da informação contábil de forma que subsidie a tomada de decisão. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2419 10.14295/idonline.v14i50.2419 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2419 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v14i50.2419 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2419/3848 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Sara Barbosa Gazzola, Luana Maia Woida https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Sara Barbosa Gazzola, Luana Maia Woida https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 50 (2020); 804-822 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797053950707367936 |