Mapeamento dos Recursos de Realidade Aumentada adotados no contexto da Educação Básica no Brasil / Mapping of Augmented Reality Resources adopted in the context of Basic Education in Brazil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macêdo, Vanderlan Feitosa de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Silva, João Carlos Sedraz, Vasconcelos, Gibran Medeiros Chaves de, Rodrigues, Rodrigo Lins, Oliveira, Deranor Gomes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3572
Resumo: A tecnologia de Realidade Aumentada (RA) se constitui de técnicas computacionais que a partir de um dispositivo tecnológico, geram, posicionam e mostram objetos  virtuais  integrados  a  um  cenário  real.  Com  isso,  o  objetivo  deste mapeamento foi, portanto, identificar aplicações de Realidade Aumentada no contexto daEducação Básica no Brasil. O método adotado contemplou etapas típicas de um mapeamento sistemático de literatura. Como resultado da execução dessas etapas, foramanalisados 04 artigos que oferecem identificar as aplicações de RA no contexto da Educação Básica Brasileira. Assim, a adoção da RA em ambientes educacionais representa um importante mecanismo de prática educativa que amplia as possibilidades de estratégias de ensino e aprendizagem. Abstract. Augmented Reality (AR) technology consists of computational techniques that, from a technological device, generate, position and show virtual objects integrated into a real scenario. Thus, the objective of this mapping was, therefore, to identify applications of Augmented Reality in the context of Basic Education in Brazil. The adopted method included typical steps of a systematic literature mapping. As a result of the execution of these steps, 04 articles were analyzed that offer to identify the applications of AR in the context of Brazilian Basic Education. Thus, the adoption of AR in educational contexts represents an important mechanism for educational practice, which expands the possibilities of strategies for teaching and learning. 
id IPES_40406864e5c078800d65f87ad2d6a20a
oai_identifier_str oai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/3572
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling Mapeamento dos Recursos de Realidade Aumentada adotados no contexto da Educação Básica no Brasil / Mapping of Augmented Reality Resources adopted in the context of Basic Education in BrazilTecnologia EducacionalÁreas de conhecimentoAdoção de RAEducação BrasileiraA tecnologia de Realidade Aumentada (RA) se constitui de técnicas computacionais que a partir de um dispositivo tecnológico, geram, posicionam e mostram objetos  virtuais  integrados  a  um  cenário  real.  Com  isso,  o  objetivo  deste mapeamento foi, portanto, identificar aplicações de Realidade Aumentada no contexto daEducação Básica no Brasil. O método adotado contemplou etapas típicas de um mapeamento sistemático de literatura. Como resultado da execução dessas etapas, foramanalisados 04 artigos que oferecem identificar as aplicações de RA no contexto da Educação Básica Brasileira. Assim, a adoção da RA em ambientes educacionais representa um importante mecanismo de prática educativa que amplia as possibilidades de estratégias de ensino e aprendizagem. Abstract. Augmented Reality (AR) technology consists of computational techniques that, from a technological device, generate, position and show virtual objects integrated into a real scenario. Thus, the objective of this mapping was, therefore, to identify applications of Augmented Reality in the context of Basic Education in Brazil. The adopted method included typical steps of a systematic literature mapping. As a result of the execution of these steps, 04 articles were analyzed that offer to identify the applications of AR in the context of Brazilian Basic Education. Thus, the adoption of AR in educational contexts represents an important mechanism for educational practice, which expands the possibilities of strategies for teaching and learning. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR2022-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/357210.14295/idonline.v16i63.3572ID on line. Revista de psicologia; v. 16 n. 63 (2022); 611-6231981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3572/5694Copyright (c) 2022 Vanderlan Feitosa de Macêdo, João Carlos Sedraz Silva,Gibran Medeiros Chaves de Vasconcelos, Rodrigo Lins Rodrigues, Deranor Gomes de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessMacêdo, Vanderlan Feitosa deSilva, João Carlos SedrazVasconcelos, Gibran Medeiros Chaves deRodrigues, Rodrigo LinsOliveira, Deranor Gomes de2023-01-04T12:49:30Zoai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/3572Revistahttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONGhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/oaiipdeeducacao@gmail.com1981-11791981-1179opendoar:2023-01-04T12:49:30ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superiorfalse
dc.title.none.fl_str_mv Mapeamento dos Recursos de Realidade Aumentada adotados no contexto da Educação Básica no Brasil / Mapping of Augmented Reality Resources adopted in the context of Basic Education in Brazil
title Mapeamento dos Recursos de Realidade Aumentada adotados no contexto da Educação Básica no Brasil / Mapping of Augmented Reality Resources adopted in the context of Basic Education in Brazil
spellingShingle Mapeamento dos Recursos de Realidade Aumentada adotados no contexto da Educação Básica no Brasil / Mapping of Augmented Reality Resources adopted in the context of Basic Education in Brazil
Macêdo, Vanderlan Feitosa de
Tecnologia Educacional
Áreas de conhecimento
Adoção de RA
Educação Brasileira
title_short Mapeamento dos Recursos de Realidade Aumentada adotados no contexto da Educação Básica no Brasil / Mapping of Augmented Reality Resources adopted in the context of Basic Education in Brazil
title_full Mapeamento dos Recursos de Realidade Aumentada adotados no contexto da Educação Básica no Brasil / Mapping of Augmented Reality Resources adopted in the context of Basic Education in Brazil
title_fullStr Mapeamento dos Recursos de Realidade Aumentada adotados no contexto da Educação Básica no Brasil / Mapping of Augmented Reality Resources adopted in the context of Basic Education in Brazil
title_full_unstemmed Mapeamento dos Recursos de Realidade Aumentada adotados no contexto da Educação Básica no Brasil / Mapping of Augmented Reality Resources adopted in the context of Basic Education in Brazil
title_sort Mapeamento dos Recursos de Realidade Aumentada adotados no contexto da Educação Básica no Brasil / Mapping of Augmented Reality Resources adopted in the context of Basic Education in Brazil
author Macêdo, Vanderlan Feitosa de
author_facet Macêdo, Vanderlan Feitosa de
Silva, João Carlos Sedraz
Vasconcelos, Gibran Medeiros Chaves de
Rodrigues, Rodrigo Lins
Oliveira, Deranor Gomes de
author_role author
author2 Silva, João Carlos Sedraz
Vasconcelos, Gibran Medeiros Chaves de
Rodrigues, Rodrigo Lins
Oliveira, Deranor Gomes de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Macêdo, Vanderlan Feitosa de
Silva, João Carlos Sedraz
Vasconcelos, Gibran Medeiros Chaves de
Rodrigues, Rodrigo Lins
Oliveira, Deranor Gomes de
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia Educacional
Áreas de conhecimento
Adoção de RA
Educação Brasileira
topic Tecnologia Educacional
Áreas de conhecimento
Adoção de RA
Educação Brasileira
description A tecnologia de Realidade Aumentada (RA) se constitui de técnicas computacionais que a partir de um dispositivo tecnológico, geram, posicionam e mostram objetos  virtuais  integrados  a  um  cenário  real.  Com  isso,  o  objetivo  deste mapeamento foi, portanto, identificar aplicações de Realidade Aumentada no contexto daEducação Básica no Brasil. O método adotado contemplou etapas típicas de um mapeamento sistemático de literatura. Como resultado da execução dessas etapas, foramanalisados 04 artigos que oferecem identificar as aplicações de RA no contexto da Educação Básica Brasileira. Assim, a adoção da RA em ambientes educacionais representa um importante mecanismo de prática educativa que amplia as possibilidades de estratégias de ensino e aprendizagem. Abstract. Augmented Reality (AR) technology consists of computational techniques that, from a technological device, generate, position and show virtual objects integrated into a real scenario. Thus, the objective of this mapping was, therefore, to identify applications of Augmented Reality in the context of Basic Education in Brazil. The adopted method included typical steps of a systematic literature mapping. As a result of the execution of these steps, 04 articles were analyzed that offer to identify the applications of AR in the context of Brazilian Basic Education. Thus, the adoption of AR in educational contexts represents an important mechanism for educational practice, which expands the possibilities of strategies for teaching and learning. 
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3572
10.14295/idonline.v16i63.3572
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3572
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v16i63.3572
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3572/5694
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 16 n. 63 (2022); 611-623
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superior
repository.mail.fl_str_mv ipdeeducacao@gmail.com
_version_ 1797053945905938432