Atuação da Psicopedagogia na Escrita Científica: Mudanças e Perspectivas / The role of Psychopedagogy in Scientific Writing: Changes and Perspectives

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Maria Rosalba Moreira das
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Policarpo, Wanderléia de Aguiar, Sousa, Léa Barbosa de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3614
Resumo: Resumo: O presente artigo relata a experiência exitosa relacionada a estrutura e construção de trabalhos de conclusão de curso na área de medicina veterinária do Centro Universitário INTA-UNINTA.  O objetivo foi demonstrar as mudanças na estruturação científica dos Trabalhos de Conclusão de Curso da Medicina Veterinária para desenvolvimento dos trabalhos de conclusão de cursos, parte integrante das disciplinas de  TCC I e II (Trabalho de Conclusão de Curso). O TCC é um trabalho escrito, relevante na formação do estudante de qualquer graduação, no relato ora apresentado, refere-se à graduação em medicina veterinária. Os objetivos foram: a) Explicar as normas estruturais da instituição para uma escrita científica do TCC I e II; b) Evidenciar e acompanhar a evolução da escrita científica dos discentes diante os desafios que as disciplinas de TCC I e II exigem e, c) Apresentar os aspectos relevantes alcançados a partir da vivência do ensino das duas disciplinas. Os resultados evidenciaram que que o apoio psicopedagógico é relevante no acompanhamento e suporte aos acadêmicos, orientando e direcionando todo o processo da escrita científica, pontuando e estimulando para que estes possam prosseguir com êxito, já que alguns relatam momentos de tensão e ansiedade. Palavras - chave: Escrita científica. Psicopedagogia. Trabalho de Conclusão de Curso.  Abstract: This article reports the successful experience related to the structure and construction of course conclusion works in the area of veterinary medicine at the INTA-UNINTA University Center. The objective was to demonstrate the changes in the scientific structuring of the Veterinary Medicine Course Completion Works for the development of course completion works, an integral part of the subjects of TCC I and II (Course Completion Work). The TCC is a written work, relevant in the formation of the student of any graduation, in the report presented here, it refers to the graduation in veterinary medicine. The objectives were: a) To explain the institution's structural norms for a scientific writing of TCC I and II; b) Highlight and monitor the evolution of students' scientific writing in the face of the challenges that TCC I and II disciplines demand and, c) Present the relevant aspects achieved from the experience of teaching both disciplines. The results showed that psychopedagogical support is relevant in monitoring and supporting academics, guiding and directing the entire process of scientific writing, scoring and stimulating so that they can proceed successfully, as some report moments of tension and anxiety.Keywords: Scientific writing; Psychopedagogy; Completion of course work.
id IPES_7487133b7a01193264be191cfb2b3318
oai_identifier_str oai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/3614
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling Atuação da Psicopedagogia na Escrita Científica: Mudanças e Perspectivas / The role of Psychopedagogy in Scientific Writing: Changes and PerspectivesEscrita científica. Psicopedagogia. Trabalho de Conclusão de Curso.Resumo: O presente artigo relata a experiência exitosa relacionada a estrutura e construção de trabalhos de conclusão de curso na área de medicina veterinária do Centro Universitário INTA-UNINTA.  O objetivo foi demonstrar as mudanças na estruturação científica dos Trabalhos de Conclusão de Curso da Medicina Veterinária para desenvolvimento dos trabalhos de conclusão de cursos, parte integrante das disciplinas de  TCC I e II (Trabalho de Conclusão de Curso). O TCC é um trabalho escrito, relevante na formação do estudante de qualquer graduação, no relato ora apresentado, refere-se à graduação em medicina veterinária. Os objetivos foram: a) Explicar as normas estruturais da instituição para uma escrita científica do TCC I e II; b) Evidenciar e acompanhar a evolução da escrita científica dos discentes diante os desafios que as disciplinas de TCC I e II exigem e, c) Apresentar os aspectos relevantes alcançados a partir da vivência do ensino das duas disciplinas. Os resultados evidenciaram que que o apoio psicopedagógico é relevante no acompanhamento e suporte aos acadêmicos, orientando e direcionando todo o processo da escrita científica, pontuando e estimulando para que estes possam prosseguir com êxito, já que alguns relatam momentos de tensão e ansiedade. Palavras - chave: Escrita científica. Psicopedagogia. Trabalho de Conclusão de Curso.  Abstract: This article reports the successful experience related to the structure and construction of course conclusion works in the area of veterinary medicine at the INTA-UNINTA University Center. The objective was to demonstrate the changes in the scientific structuring of the Veterinary Medicine Course Completion Works for the development of course completion works, an integral part of the subjects of TCC I and II (Course Completion Work). The TCC is a written work, relevant in the formation of the student of any graduation, in the report presented here, it refers to the graduation in veterinary medicine. The objectives were: a) To explain the institution's structural norms for a scientific writing of TCC I and II; b) Highlight and monitor the evolution of students' scientific writing in the face of the challenges that TCC I and II disciplines demand and, c) Present the relevant aspects achieved from the experience of teaching both disciplines. The results showed that psychopedagogical support is relevant in monitoring and supporting academics, guiding and directing the entire process of scientific writing, scoring and stimulating so that they can proceed successfully, as some report moments of tension and anxiety.Keywords: Scientific writing; Psychopedagogy; Completion of course work.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR2022-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/361410.14295/idonline.v16i63.3614ID on line. Revista de psicologia; v. 16 n. 63 (2022); 707-7201981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3614/5680Copyright (c) 2022 Maria Rosalba Moreira das Neves, Wanderléia de Aguiar Policarpo, Léa Barbosa de Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessNeves, Maria Rosalba Moreira dasPolicarpo, Wanderléia de AguiarSousa, Léa Barbosa de2023-01-04T12:46:11Zoai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/3614Revistahttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONGhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/oaiipdeeducacao@gmail.com1981-11791981-1179opendoar:2023-01-04T12:46:11ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superiorfalse
dc.title.none.fl_str_mv Atuação da Psicopedagogia na Escrita Científica: Mudanças e Perspectivas / The role of Psychopedagogy in Scientific Writing: Changes and Perspectives
title Atuação da Psicopedagogia na Escrita Científica: Mudanças e Perspectivas / The role of Psychopedagogy in Scientific Writing: Changes and Perspectives
spellingShingle Atuação da Psicopedagogia na Escrita Científica: Mudanças e Perspectivas / The role of Psychopedagogy in Scientific Writing: Changes and Perspectives
Neves, Maria Rosalba Moreira das
Escrita científica. Psicopedagogia. Trabalho de Conclusão de Curso.
title_short Atuação da Psicopedagogia na Escrita Científica: Mudanças e Perspectivas / The role of Psychopedagogy in Scientific Writing: Changes and Perspectives
title_full Atuação da Psicopedagogia na Escrita Científica: Mudanças e Perspectivas / The role of Psychopedagogy in Scientific Writing: Changes and Perspectives
title_fullStr Atuação da Psicopedagogia na Escrita Científica: Mudanças e Perspectivas / The role of Psychopedagogy in Scientific Writing: Changes and Perspectives
title_full_unstemmed Atuação da Psicopedagogia na Escrita Científica: Mudanças e Perspectivas / The role of Psychopedagogy in Scientific Writing: Changes and Perspectives
title_sort Atuação da Psicopedagogia na Escrita Científica: Mudanças e Perspectivas / The role of Psychopedagogy in Scientific Writing: Changes and Perspectives
author Neves, Maria Rosalba Moreira das
author_facet Neves, Maria Rosalba Moreira das
Policarpo, Wanderléia de Aguiar
Sousa, Léa Barbosa de
author_role author
author2 Policarpo, Wanderléia de Aguiar
Sousa, Léa Barbosa de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Maria Rosalba Moreira das
Policarpo, Wanderléia de Aguiar
Sousa, Léa Barbosa de
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita científica. Psicopedagogia. Trabalho de Conclusão de Curso.
topic Escrita científica. Psicopedagogia. Trabalho de Conclusão de Curso.
description Resumo: O presente artigo relata a experiência exitosa relacionada a estrutura e construção de trabalhos de conclusão de curso na área de medicina veterinária do Centro Universitário INTA-UNINTA.  O objetivo foi demonstrar as mudanças na estruturação científica dos Trabalhos de Conclusão de Curso da Medicina Veterinária para desenvolvimento dos trabalhos de conclusão de cursos, parte integrante das disciplinas de  TCC I e II (Trabalho de Conclusão de Curso). O TCC é um trabalho escrito, relevante na formação do estudante de qualquer graduação, no relato ora apresentado, refere-se à graduação em medicina veterinária. Os objetivos foram: a) Explicar as normas estruturais da instituição para uma escrita científica do TCC I e II; b) Evidenciar e acompanhar a evolução da escrita científica dos discentes diante os desafios que as disciplinas de TCC I e II exigem e, c) Apresentar os aspectos relevantes alcançados a partir da vivência do ensino das duas disciplinas. Os resultados evidenciaram que que o apoio psicopedagógico é relevante no acompanhamento e suporte aos acadêmicos, orientando e direcionando todo o processo da escrita científica, pontuando e estimulando para que estes possam prosseguir com êxito, já que alguns relatam momentos de tensão e ansiedade. Palavras - chave: Escrita científica. Psicopedagogia. Trabalho de Conclusão de Curso.  Abstract: This article reports the successful experience related to the structure and construction of course conclusion works in the area of veterinary medicine at the INTA-UNINTA University Center. The objective was to demonstrate the changes in the scientific structuring of the Veterinary Medicine Course Completion Works for the development of course completion works, an integral part of the subjects of TCC I and II (Course Completion Work). The TCC is a written work, relevant in the formation of the student of any graduation, in the report presented here, it refers to the graduation in veterinary medicine. The objectives were: a) To explain the institution's structural norms for a scientific writing of TCC I and II; b) Highlight and monitor the evolution of students' scientific writing in the face of the challenges that TCC I and II disciplines demand and, c) Present the relevant aspects achieved from the experience of teaching both disciplines. The results showed that psychopedagogical support is relevant in monitoring and supporting academics, guiding and directing the entire process of scientific writing, scoring and stimulating so that they can proceed successfully, as some report moments of tension and anxiety.Keywords: Scientific writing; Psychopedagogy; Completion of course work.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3614
10.14295/idonline.v16i63.3614
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3614
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v16i63.3614
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3614/5680
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 16 n. 63 (2022); 707-720
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superior
repository.mail.fl_str_mv ipdeeducacao@gmail.com
_version_ 1797053945985630208