Perspectivas da Gestão Democrática e Participativa em Escolas do Município de Araripina - Pernambuco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Luzia Coelho
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Soares, Eloá da Silva Alves, Silva Júnior, Genecy Francisco da, Luz, Pedro Odilon de Barros Alencar, Goiana, Rafaella Karla Siqueira, Duarte, Francisco Ricardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/812
Resumo: O presente estudo teve como objetivo analisar a forma de participação social no processo de gestão em escolas municipais, a partir da percepção de gestores sobre a concepção de gestão democrático-participativa em escolas. O estudo é de caráter descritivo, com informações coletadas por meio de questionário composto de questões estruturadas e abertas, permitindo análise qualitativa e quantitativa. Foi utilizada a Análise de Conteúdo, como estratégia de análise, para descrever as práticas e instrumentos utilizados no âmbito da unidade escolar, na perspectiva da gestão democrática e participativa. Resultados sugerem o reconhecimento, por parte dos respondentes, da adoção da participação social como instrumento essencial nos processos escolares. Indicam, ainda, que a maioria dos gestores busca a própria vivência educacional para o exercício do cargo, evidenciando a necessidade de investimentos em desenvolvimento de competências de gestão. Em que pese à existência de práticas integrativas entre escola e comunidade, resultados apontam a forma de ingresso, na função de gestor escolar, como elemento desarticulado dos princípios da gestão democrática.
id IPES_78df9489cd02a38f71e5c95f6fcfa61d
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/812
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling Perspectivas da Gestão Democrática e Participativa em Escolas do Município de Araripina - PernambucoGestão Participativa, Comunidade escolar, Democratização, percepção de gestores.O presente estudo teve como objetivo analisar a forma de participação social no processo de gestão em escolas municipais, a partir da percepção de gestores sobre a concepção de gestão democrático-participativa em escolas. O estudo é de caráter descritivo, com informações coletadas por meio de questionário composto de questões estruturadas e abertas, permitindo análise qualitativa e quantitativa. Foi utilizada a Análise de Conteúdo, como estratégia de análise, para descrever as práticas e instrumentos utilizados no âmbito da unidade escolar, na perspectiva da gestão democrática e participativa. Resultados sugerem o reconhecimento, por parte dos respondentes, da adoção da participação social como instrumento essencial nos processos escolares. Indicam, ainda, que a maioria dos gestores busca a própria vivência educacional para o exercício do cargo, evidenciando a necessidade de investimentos em desenvolvimento de competências de gestão. Em que pese à existência de práticas integrativas entre escola e comunidade, resultados apontam a forma de ingresso, na função de gestor escolar, como elemento desarticulado dos princípios da gestão democrática.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORRodrigues, Luzia CoelhoSoares, Eloá da Silva AlvesSilva Júnior, Genecy Francisco daLuz, Pedro Odilon de Barros AlencarGoiana, Rafaella Karla SiqueiraDuarte, Francisco Ricardo2017-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/81210.14295/idonline.v11i37.812ID on line. Revista de psicologia; v. 11, n. 37 (2017); 117-1311981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/812/1170Direitos autorais 2021 Luzia Coelho Rodrigues, Eloá da Silva Alves Soares, Genecy Francisco da Silva Júnior, Pedro Odilon de Barros Alencar Luz, Rafaella Karla Siqueira Goiana, Francisco Ricardo Duartehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-17T23:11:14Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Perspectivas da Gestão Democrática e Participativa em Escolas do Município de Araripina - Pernambuco
title Perspectivas da Gestão Democrática e Participativa em Escolas do Município de Araripina - Pernambuco
spellingShingle Perspectivas da Gestão Democrática e Participativa em Escolas do Município de Araripina - Pernambuco
Rodrigues, Luzia Coelho
Gestão Participativa, Comunidade escolar, Democratização, percepção de gestores.
title_short Perspectivas da Gestão Democrática e Participativa em Escolas do Município de Araripina - Pernambuco
title_full Perspectivas da Gestão Democrática e Participativa em Escolas do Município de Araripina - Pernambuco
title_fullStr Perspectivas da Gestão Democrática e Participativa em Escolas do Município de Araripina - Pernambuco
title_full_unstemmed Perspectivas da Gestão Democrática e Participativa em Escolas do Município de Araripina - Pernambuco
title_sort Perspectivas da Gestão Democrática e Participativa em Escolas do Município de Araripina - Pernambuco
author Rodrigues, Luzia Coelho
author_facet Rodrigues, Luzia Coelho
Soares, Eloá da Silva Alves
Silva Júnior, Genecy Francisco da
Luz, Pedro Odilon de Barros Alencar
Goiana, Rafaella Karla Siqueira
Duarte, Francisco Ricardo
author_role author
author2 Soares, Eloá da Silva Alves
Silva Júnior, Genecy Francisco da
Luz, Pedro Odilon de Barros Alencar
Goiana, Rafaella Karla Siqueira
Duarte, Francisco Ricardo
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Luzia Coelho
Soares, Eloá da Silva Alves
Silva Júnior, Genecy Francisco da
Luz, Pedro Odilon de Barros Alencar
Goiana, Rafaella Karla Siqueira
Duarte, Francisco Ricardo
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão Participativa, Comunidade escolar, Democratização, percepção de gestores.
topic Gestão Participativa, Comunidade escolar, Democratização, percepção de gestores.
description O presente estudo teve como objetivo analisar a forma de participação social no processo de gestão em escolas municipais, a partir da percepção de gestores sobre a concepção de gestão democrático-participativa em escolas. O estudo é de caráter descritivo, com informações coletadas por meio de questionário composto de questões estruturadas e abertas, permitindo análise qualitativa e quantitativa. Foi utilizada a Análise de Conteúdo, como estratégia de análise, para descrever as práticas e instrumentos utilizados no âmbito da unidade escolar, na perspectiva da gestão democrática e participativa. Resultados sugerem o reconhecimento, por parte dos respondentes, da adoção da participação social como instrumento essencial nos processos escolares. Indicam, ainda, que a maioria dos gestores busca a própria vivência educacional para o exercício do cargo, evidenciando a necessidade de investimentos em desenvolvimento de competências de gestão. Em que pese à existência de práticas integrativas entre escola e comunidade, resultados apontam a forma de ingresso, na função de gestor escolar, como elemento desarticulado dos princípios da gestão democrática.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/812
10.14295/idonline.v11i37.812
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/812
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v11i37.812
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/812/1170
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 11, n. 37 (2017); 117-131
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797053956620288000