Perspectivas da Gestão Democrática e Participativa em Escolas do Município de Araripina - Pernambuco
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/812 |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo analisar a forma de participação social no processo de gestão em escolas municipais, a partir da percepção de gestores sobre a concepção de gestão democrático-participativa em escolas. O estudo é de caráter descritivo, com informações coletadas por meio de questionário composto de questões estruturadas e abertas, permitindo análise qualitativa e quantitativa. Foi utilizada a Análise de Conteúdo, como estratégia de análise, para descrever as práticas e instrumentos utilizados no âmbito da unidade escolar, na perspectiva da gestão democrática e participativa. Resultados sugerem o reconhecimento, por parte dos respondentes, da adoção da participação social como instrumento essencial nos processos escolares. Indicam, ainda, que a maioria dos gestores busca a própria vivência educacional para o exercício do cargo, evidenciando a necessidade de investimentos em desenvolvimento de competências de gestão. Em que pese à existência de práticas integrativas entre escola e comunidade, resultados apontam a forma de ingresso, na função de gestor escolar, como elemento desarticulado dos princípios da gestão democrática. |
id |
IPES_78df9489cd02a38f71e5c95f6fcfa61d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/812 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Perspectivas da Gestão Democrática e Participativa em Escolas do Município de Araripina - PernambucoGestão Participativa, Comunidade escolar, Democratização, percepção de gestores.O presente estudo teve como objetivo analisar a forma de participação social no processo de gestão em escolas municipais, a partir da percepção de gestores sobre a concepção de gestão democrático-participativa em escolas. O estudo é de caráter descritivo, com informações coletadas por meio de questionário composto de questões estruturadas e abertas, permitindo análise qualitativa e quantitativa. Foi utilizada a Análise de Conteúdo, como estratégia de análise, para descrever as práticas e instrumentos utilizados no âmbito da unidade escolar, na perspectiva da gestão democrática e participativa. Resultados sugerem o reconhecimento, por parte dos respondentes, da adoção da participação social como instrumento essencial nos processos escolares. Indicam, ainda, que a maioria dos gestores busca a própria vivência educacional para o exercício do cargo, evidenciando a necessidade de investimentos em desenvolvimento de competências de gestão. Em que pese à existência de práticas integrativas entre escola e comunidade, resultados apontam a forma de ingresso, na função de gestor escolar, como elemento desarticulado dos princípios da gestão democrática.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORRodrigues, Luzia CoelhoSoares, Eloá da Silva AlvesSilva Júnior, Genecy Francisco daLuz, Pedro Odilon de Barros AlencarGoiana, Rafaella Karla SiqueiraDuarte, Francisco Ricardo2017-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/81210.14295/idonline.v11i37.812ID on line. Revista de psicologia; v. 11, n. 37 (2017); 117-1311981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/812/1170Direitos autorais 2021 Luzia Coelho Rodrigues, Eloá da Silva Alves Soares, Genecy Francisco da Silva Júnior, Pedro Odilon de Barros Alencar Luz, Rafaella Karla Siqueira Goiana, Francisco Ricardo Duartehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-17T23:11:14Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perspectivas da Gestão Democrática e Participativa em Escolas do Município de Araripina - Pernambuco |
title |
Perspectivas da Gestão Democrática e Participativa em Escolas do Município de Araripina - Pernambuco |
spellingShingle |
Perspectivas da Gestão Democrática e Participativa em Escolas do Município de Araripina - Pernambuco Rodrigues, Luzia Coelho Gestão Participativa, Comunidade escolar, Democratização, percepção de gestores. |
title_short |
Perspectivas da Gestão Democrática e Participativa em Escolas do Município de Araripina - Pernambuco |
title_full |
Perspectivas da Gestão Democrática e Participativa em Escolas do Município de Araripina - Pernambuco |
title_fullStr |
Perspectivas da Gestão Democrática e Participativa em Escolas do Município de Araripina - Pernambuco |
title_full_unstemmed |
Perspectivas da Gestão Democrática e Participativa em Escolas do Município de Araripina - Pernambuco |
title_sort |
Perspectivas da Gestão Democrática e Participativa em Escolas do Município de Araripina - Pernambuco |
author |
Rodrigues, Luzia Coelho |
author_facet |
Rodrigues, Luzia Coelho Soares, Eloá da Silva Alves Silva Júnior, Genecy Francisco da Luz, Pedro Odilon de Barros Alencar Goiana, Rafaella Karla Siqueira Duarte, Francisco Ricardo |
author_role |
author |
author2 |
Soares, Eloá da Silva Alves Silva Júnior, Genecy Francisco da Luz, Pedro Odilon de Barros Alencar Goiana, Rafaella Karla Siqueira Duarte, Francisco Ricardo |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Luzia Coelho Soares, Eloá da Silva Alves Silva Júnior, Genecy Francisco da Luz, Pedro Odilon de Barros Alencar Goiana, Rafaella Karla Siqueira Duarte, Francisco Ricardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão Participativa, Comunidade escolar, Democratização, percepção de gestores. |
topic |
Gestão Participativa, Comunidade escolar, Democratização, percepção de gestores. |
description |
O presente estudo teve como objetivo analisar a forma de participação social no processo de gestão em escolas municipais, a partir da percepção de gestores sobre a concepção de gestão democrático-participativa em escolas. O estudo é de caráter descritivo, com informações coletadas por meio de questionário composto de questões estruturadas e abertas, permitindo análise qualitativa e quantitativa. Foi utilizada a Análise de Conteúdo, como estratégia de análise, para descrever as práticas e instrumentos utilizados no âmbito da unidade escolar, na perspectiva da gestão democrática e participativa. Resultados sugerem o reconhecimento, por parte dos respondentes, da adoção da participação social como instrumento essencial nos processos escolares. Indicam, ainda, que a maioria dos gestores busca a própria vivência educacional para o exercício do cargo, evidenciando a necessidade de investimentos em desenvolvimento de competências de gestão. Em que pese à existência de práticas integrativas entre escola e comunidade, resultados apontam a forma de ingresso, na função de gestor escolar, como elemento desarticulado dos princípios da gestão democrática. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/812 10.14295/idonline.v11i37.812 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/812 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v11i37.812 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/812/1170 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 11, n. 37 (2017); 117-131 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797053956620288000 |