Teoria Sociointeracionista e a Aquisição da Linguagem: Contribuições para o Desenvolvimento Humano / Socio-Interactional Theory and Language Acquisition: Contributions to Human Development

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Henrique Miguel de Lima
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Danielli Cristina de Lima, Almeida, Eliana Pires de, Uchôa, Sayonara Abrantes de Oliveira, Cabral, Symara Abrantes Albuquerque de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2587
Resumo: Dentre as milhares de espécies de seres vivos existentes em nosso planeta Terra a humana é, sem dúvidas, considerada cientificamente e cognitivamente como a mais desenvolvida. Embora não tenhamos sido os primeiros a habitar o planeta, fomos, devido às modificações genéticas, ambientais e culturais, os que mais se adaptaram aos diferentes contextos ao longo da história do planeta. Ao partirmos dessa assertiva, o presente artigo propõe-se a discutir sobre as principais contribuições das teorias sociointeracionistas para o processo de aquisição da linguagem em uma perspectiva sociocultural. Acredita-se que o desenvolvimento humano se dá justamente por meio dessa capacidade de representação simbólica da linguagem para as interações cotidianas. Nosso enfoque foi de base sociointeracionista e elencou o processo de desenvolvimento humano com base na história da evolução de nossas capacidades interacionais, considerando a interface entre aspectos biológicos e sociointeracionais fundamentados em (de) Tomasello (1999, 2000, 2003, 2004), Kendon (1985, 2000) Vygotsky (1978) e Cavalcante (1994, 1999, 2011). 
id IPES_8c77d3874f305bda293a84b99559f286
oai_identifier_str oai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/2587
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling Teoria Sociointeracionista e a Aquisição da Linguagem: Contribuições para o Desenvolvimento Humano / Socio-Interactional Theory and Language Acquisition: Contributions to Human DevelopmentInteraçãointeracionismodesenvolvimentolinguagemDentre as milhares de espécies de seres vivos existentes em nosso planeta Terra a humana é, sem dúvidas, considerada cientificamente e cognitivamente como a mais desenvolvida. Embora não tenhamos sido os primeiros a habitar o planeta, fomos, devido às modificações genéticas, ambientais e culturais, os que mais se adaptaram aos diferentes contextos ao longo da história do planeta. Ao partirmos dessa assertiva, o presente artigo propõe-se a discutir sobre as principais contribuições das teorias sociointeracionistas para o processo de aquisição da linguagem em uma perspectiva sociocultural. Acredita-se que o desenvolvimento humano se dá justamente por meio dessa capacidade de representação simbólica da linguagem para as interações cotidianas. Nosso enfoque foi de base sociointeracionista e elencou o processo de desenvolvimento humano com base na história da evolução de nossas capacidades interacionais, considerando a interface entre aspectos biológicos e sociointeracionais fundamentados em (de) Tomasello (1999, 2000, 2003, 2004), Kendon (1985, 2000) Vygotsky (1978) e Cavalcante (1994, 1999, 2011). INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR2020-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/258710.14295/idonline.v14i51.2587ID on line. Revista de psicologia; v. 14 n. 51 (2020); 327-3421981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2587/4067Copyright (c) 2021 Henrique Miguel de Lima Silva, Danielli Cristina de Lima Silva, Eliana Pires de Almeida, Sayonara Abrantes de Oliveira Uchôa, Symara Abrantes Albuquerque de Oliveira Cabralinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Henrique Miguel de LimaSilva, Danielli Cristina de LimaAlmeida, Eliana Pires deUchôa, Sayonara Abrantes de OliveiraCabral, Symara Abrantes Albuquerque de Oliveira2022-08-11T17:41:45Zoai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/2587Revistahttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONGhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/oaiipdeeducacao@gmail.com1981-11791981-1179opendoar:2022-08-11T17:41:45ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superiorfalse
dc.title.none.fl_str_mv Teoria Sociointeracionista e a Aquisição da Linguagem: Contribuições para o Desenvolvimento Humano / Socio-Interactional Theory and Language Acquisition: Contributions to Human Development
title Teoria Sociointeracionista e a Aquisição da Linguagem: Contribuições para o Desenvolvimento Humano / Socio-Interactional Theory and Language Acquisition: Contributions to Human Development
spellingShingle Teoria Sociointeracionista e a Aquisição da Linguagem: Contribuições para o Desenvolvimento Humano / Socio-Interactional Theory and Language Acquisition: Contributions to Human Development
Silva, Henrique Miguel de Lima
Interação
interacionismo
desenvolvimento
linguagem
title_short Teoria Sociointeracionista e a Aquisição da Linguagem: Contribuições para o Desenvolvimento Humano / Socio-Interactional Theory and Language Acquisition: Contributions to Human Development
title_full Teoria Sociointeracionista e a Aquisição da Linguagem: Contribuições para o Desenvolvimento Humano / Socio-Interactional Theory and Language Acquisition: Contributions to Human Development
title_fullStr Teoria Sociointeracionista e a Aquisição da Linguagem: Contribuições para o Desenvolvimento Humano / Socio-Interactional Theory and Language Acquisition: Contributions to Human Development
title_full_unstemmed Teoria Sociointeracionista e a Aquisição da Linguagem: Contribuições para o Desenvolvimento Humano / Socio-Interactional Theory and Language Acquisition: Contributions to Human Development
title_sort Teoria Sociointeracionista e a Aquisição da Linguagem: Contribuições para o Desenvolvimento Humano / Socio-Interactional Theory and Language Acquisition: Contributions to Human Development
author Silva, Henrique Miguel de Lima
author_facet Silva, Henrique Miguel de Lima
Silva, Danielli Cristina de Lima
Almeida, Eliana Pires de
Uchôa, Sayonara Abrantes de Oliveira
Cabral, Symara Abrantes Albuquerque de Oliveira
author_role author
author2 Silva, Danielli Cristina de Lima
Almeida, Eliana Pires de
Uchôa, Sayonara Abrantes de Oliveira
Cabral, Symara Abrantes Albuquerque de Oliveira
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Henrique Miguel de Lima
Silva, Danielli Cristina de Lima
Almeida, Eliana Pires de
Uchôa, Sayonara Abrantes de Oliveira
Cabral, Symara Abrantes Albuquerque de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Interação
interacionismo
desenvolvimento
linguagem
topic Interação
interacionismo
desenvolvimento
linguagem
description Dentre as milhares de espécies de seres vivos existentes em nosso planeta Terra a humana é, sem dúvidas, considerada cientificamente e cognitivamente como a mais desenvolvida. Embora não tenhamos sido os primeiros a habitar o planeta, fomos, devido às modificações genéticas, ambientais e culturais, os que mais se adaptaram aos diferentes contextos ao longo da história do planeta. Ao partirmos dessa assertiva, o presente artigo propõe-se a discutir sobre as principais contribuições das teorias sociointeracionistas para o processo de aquisição da linguagem em uma perspectiva sociocultural. Acredita-se que o desenvolvimento humano se dá justamente por meio dessa capacidade de representação simbólica da linguagem para as interações cotidianas. Nosso enfoque foi de base sociointeracionista e elencou o processo de desenvolvimento humano com base na história da evolução de nossas capacidades interacionais, considerando a interface entre aspectos biológicos e sociointeracionais fundamentados em (de) Tomasello (1999, 2000, 2003, 2004), Kendon (1985, 2000) Vygotsky (1978) e Cavalcante (1994, 1999, 2011). 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2587
10.14295/idonline.v14i51.2587
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2587
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v14i51.2587
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2587/4067
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 14 n. 51 (2020); 327-342
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superior
repository.mail.fl_str_mv ipdeeducacao@gmail.com
_version_ 1797053944793399296