Álcool e drogas: Um problema vivido por adolescentes usuários em um município do sudoeste da Bahia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lobo, Luana Alves
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Barbosa, Mirella Cristina Leto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/596
Resumo: RESUMOO presente estudo aborda sobre o problema de adolescentes usuários de drogas de um município do sudoeste da Bahia, analisando as consequências e causas que levam os adolescentes a serem usuários de drogas. Nota-se que o período da adolescência é fundamental para o desenvolvimento humano, em que acontece uma busca pela idade adulta, pois há o abandono das características físicas e identidade infantis, desenvolvimento de sua autonomia, aderindo formas mais independentes dos seus progenitores, com acentuada procura pela identidade própria, nesta fase os questionamentos são muito presentes e é comum que o adolescente siga um caminho levado pelas más influências, como o das drogas. Neste sentido a assistência a este público é necessária e deve ser constante já que, há carência de atendimento para esta população especial, além da necessidade de novos estudos nesse âmbito. Observa-se que embora 65,6% destaquem, que na escola deles há preocupação com jovens que usam drogas, 41,4% são jovens deste ambiente que utilizam tal sustância, 96,5% já presenciaram uso de drogas licitas, e 44,8% de drogas ilícitas. Dos entrevistados 10,3% já experimentaram algum tipo de droga ilícita e 34,3% fazem uso de drogas licitas, ressaltando que, 98,2% já receberam orientação para não usar drogas. Contudo percebeu-se o quão a realidade das drogas é alarmante devido ao alto índice de usuários em idade entre 12 e 20 anos, necessitando de mais medidas de combate em prol de erradicar esse problema nas escolas.
id IPES_919d9b2dad6dcbac4fdb4a92c109ca5b
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/596
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling Álcool e drogas: Um problema vivido por adolescentes usuários em um município do sudoeste da BahiaUsuários de Drogas, Adolescentes, Assistência.RESUMOO presente estudo aborda sobre o problema de adolescentes usuários de drogas de um município do sudoeste da Bahia, analisando as consequências e causas que levam os adolescentes a serem usuários de drogas. Nota-se que o período da adolescência é fundamental para o desenvolvimento humano, em que acontece uma busca pela idade adulta, pois há o abandono das características físicas e identidade infantis, desenvolvimento de sua autonomia, aderindo formas mais independentes dos seus progenitores, com acentuada procura pela identidade própria, nesta fase os questionamentos são muito presentes e é comum que o adolescente siga um caminho levado pelas más influências, como o das drogas. Neste sentido a assistência a este público é necessária e deve ser constante já que, há carência de atendimento para esta população especial, além da necessidade de novos estudos nesse âmbito. Observa-se que embora 65,6% destaquem, que na escola deles há preocupação com jovens que usam drogas, 41,4% são jovens deste ambiente que utilizam tal sustância, 96,5% já presenciaram uso de drogas licitas, e 44,8% de drogas ilícitas. Dos entrevistados 10,3% já experimentaram algum tipo de droga ilícita e 34,3% fazem uso de drogas licitas, ressaltando que, 98,2% já receberam orientação para não usar drogas. Contudo percebeu-se o quão a realidade das drogas é alarmante devido ao alto índice de usuários em idade entre 12 e 20 anos, necessitando de mais medidas de combate em prol de erradicar esse problema nas escolas.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORLobo, Luana AlvesBarbosa, Mirella Cristina Leto2016-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/59610.14295/idonline.v10i33.596ID on line. Revista de psicologia; v. 10, n. 33 (2017): Supl. 1; 32-421981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/596/854Direitos autorais 2021 Luana Alves Lobo, Mirella Cristina Leto Barbosahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-01-27T12:43:55Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Álcool e drogas: Um problema vivido por adolescentes usuários em um município do sudoeste da Bahia
title Álcool e drogas: Um problema vivido por adolescentes usuários em um município do sudoeste da Bahia
spellingShingle Álcool e drogas: Um problema vivido por adolescentes usuários em um município do sudoeste da Bahia
Lobo, Luana Alves
Usuários de Drogas, Adolescentes, Assistência.
title_short Álcool e drogas: Um problema vivido por adolescentes usuários em um município do sudoeste da Bahia
title_full Álcool e drogas: Um problema vivido por adolescentes usuários em um município do sudoeste da Bahia
title_fullStr Álcool e drogas: Um problema vivido por adolescentes usuários em um município do sudoeste da Bahia
title_full_unstemmed Álcool e drogas: Um problema vivido por adolescentes usuários em um município do sudoeste da Bahia
title_sort Álcool e drogas: Um problema vivido por adolescentes usuários em um município do sudoeste da Bahia
author Lobo, Luana Alves
author_facet Lobo, Luana Alves
Barbosa, Mirella Cristina Leto
author_role author
author2 Barbosa, Mirella Cristina Leto
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Lobo, Luana Alves
Barbosa, Mirella Cristina Leto
dc.subject.por.fl_str_mv Usuários de Drogas, Adolescentes, Assistência.
topic Usuários de Drogas, Adolescentes, Assistência.
dc.description.none.fl_txt_mv RESUMOO presente estudo aborda sobre o problema de adolescentes usuários de drogas de um município do sudoeste da Bahia, analisando as consequências e causas que levam os adolescentes a serem usuários de drogas. Nota-se que o período da adolescência é fundamental para o desenvolvimento humano, em que acontece uma busca pela idade adulta, pois há o abandono das características físicas e identidade infantis, desenvolvimento de sua autonomia, aderindo formas mais independentes dos seus progenitores, com acentuada procura pela identidade própria, nesta fase os questionamentos são muito presentes e é comum que o adolescente siga um caminho levado pelas más influências, como o das drogas. Neste sentido a assistência a este público é necessária e deve ser constante já que, há carência de atendimento para esta população especial, além da necessidade de novos estudos nesse âmbito. Observa-se que embora 65,6% destaquem, que na escola deles há preocupação com jovens que usam drogas, 41,4% são jovens deste ambiente que utilizam tal sustância, 96,5% já presenciaram uso de drogas licitas, e 44,8% de drogas ilícitas. Dos entrevistados 10,3% já experimentaram algum tipo de droga ilícita e 34,3% fazem uso de drogas licitas, ressaltando que, 98,2% já receberam orientação para não usar drogas. Contudo percebeu-se o quão a realidade das drogas é alarmante devido ao alto índice de usuários em idade entre 12 e 20 anos, necessitando de mais medidas de combate em prol de erradicar esse problema nas escolas.
description RESUMOO presente estudo aborda sobre o problema de adolescentes usuários de drogas de um município do sudoeste da Bahia, analisando as consequências e causas que levam os adolescentes a serem usuários de drogas. Nota-se que o período da adolescência é fundamental para o desenvolvimento humano, em que acontece uma busca pela idade adulta, pois há o abandono das características físicas e identidade infantis, desenvolvimento de sua autonomia, aderindo formas mais independentes dos seus progenitores, com acentuada procura pela identidade própria, nesta fase os questionamentos são muito presentes e é comum que o adolescente siga um caminho levado pelas más influências, como o das drogas. Neste sentido a assistência a este público é necessária e deve ser constante já que, há carência de atendimento para esta população especial, além da necessidade de novos estudos nesse âmbito. Observa-se que embora 65,6% destaquem, que na escola deles há preocupação com jovens que usam drogas, 41,4% são jovens deste ambiente que utilizam tal sustância, 96,5% já presenciaram uso de drogas licitas, e 44,8% de drogas ilícitas. Dos entrevistados 10,3% já experimentaram algum tipo de droga ilícita e 34,3% fazem uso de drogas licitas, ressaltando que, 98,2% já receberam orientação para não usar drogas. Contudo percebeu-se o quão a realidade das drogas é alarmante devido ao alto índice de usuários em idade entre 12 e 20 anos, necessitando de mais medidas de combate em prol de erradicar esse problema nas escolas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/596
10.14295/idonline.v10i33.596
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/596
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v10i33.596
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/596/854
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Luana Alves Lobo, Mirella Cristina Leto Barbosa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Luana Alves Lobo, Mirella Cristina Leto Barbosa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 10, n. 33 (2017): Supl. 1; 32-42
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1723037433338003456