A Formação Docente para o Atendimento de Alunos com Altas Habilidades/Superdotação / Teacher Training for Assisting Students with High Skills

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Jane do Socorro Rodrigues de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Miguel, Joelson Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2642
Resumo: O trabalho discute acerca dos processos de aquisições da leitura e da escrita no desenvolvimento sócio-cognitivo dos educandos, além disso, o estudo discorre sobre a importância de se estimular o hábito da leitura nas crianças, tornando-os leitores mais atentos e críticos, que possa ler e entender um texto. É importante que a aprendizagem seja prazerosa tanto para o aluno quanto para o mediador. A metodologia consistiu em revisão integrativa  com base nos aportes teóricos de autores como: Almeida (2003); Barbosa (2013); Coccia (2016); Costa (2012); Freitas (2014); Martelli (2017); Pimenta (2012); Pinho (2016); Silveira (2013); Virgolim (2005); Zavitoski (2015) e  outros. Os resultados demonstraram que tecnologias e conhecimentos tendem a se integrar para produzirem novos conhecimentos,  facilitando o desenvolvimento de projetos, que sejam alternativas para a transformação do cotidiano e a construção da cidadania. Professores não podem mais, em meios a tantas inovações, administrarem suas aulas ainda de forma somente expositivas. Impulsionar  a reformulação dos currículos para que possam viabilizar uma formação contínua para os professores em todas as esferas do Sistema de Educação, certamente trará um ganho didático-pedagógico importante, no direcionamento de uma política educacional significativa socialmente,   
id IPES_9502afa0bdfab57bac61328c9d98c96c
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2642
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling A Formação Docente para o Atendimento de Alunos com Altas Habilidades/Superdotação / Teacher Training for Assisting Students with High SkillsFormação docente; Altas habilidades; SuperdotaçãoO trabalho discute acerca dos processos de aquisições da leitura e da escrita no desenvolvimento sócio-cognitivo dos educandos, além disso, o estudo discorre sobre a importância de se estimular o hábito da leitura nas crianças, tornando-os leitores mais atentos e críticos, que possa ler e entender um texto. É importante que a aprendizagem seja prazerosa tanto para o aluno quanto para o mediador. A metodologia consistiu em revisão integrativa  com base nos aportes teóricos de autores como: Almeida (2003); Barbosa (2013); Coccia (2016); Costa (2012); Freitas (2014); Martelli (2017); Pimenta (2012); Pinho (2016); Silveira (2013); Virgolim (2005); Zavitoski (2015) e  outros. Os resultados demonstraram que tecnologias e conhecimentos tendem a se integrar para produzirem novos conhecimentos,  facilitando o desenvolvimento de projetos, que sejam alternativas para a transformação do cotidiano e a construção da cidadania. Professores não podem mais, em meios a tantas inovações, administrarem suas aulas ainda de forma somente expositivas. Impulsionar  a reformulação dos currículos para que possam viabilizar uma formação contínua para os professores em todas as esferas do Sistema de Educação, certamente trará um ganho didático-pedagógico importante, no direcionamento de uma política educacional significativa socialmente,   INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORAlmeida, Jane do Socorro Rodrigues deMiguel, Joelson Rodrigues2020-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/264210.14295/idonline.v14i51.2642ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 51 (2020); 917-9311981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2642/4102Direitos autorais 2021 Jane do Socorro Rodrigues de Almeida, Joelson Rodrigues Miguelhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-13T01:16:54Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv A Formação Docente para o Atendimento de Alunos com Altas Habilidades/Superdotação / Teacher Training for Assisting Students with High Skills
title A Formação Docente para o Atendimento de Alunos com Altas Habilidades/Superdotação / Teacher Training for Assisting Students with High Skills
spellingShingle A Formação Docente para o Atendimento de Alunos com Altas Habilidades/Superdotação / Teacher Training for Assisting Students with High Skills
Almeida, Jane do Socorro Rodrigues de
Formação docente; Altas habilidades; Superdotação
title_short A Formação Docente para o Atendimento de Alunos com Altas Habilidades/Superdotação / Teacher Training for Assisting Students with High Skills
title_full A Formação Docente para o Atendimento de Alunos com Altas Habilidades/Superdotação / Teacher Training for Assisting Students with High Skills
title_fullStr A Formação Docente para o Atendimento de Alunos com Altas Habilidades/Superdotação / Teacher Training for Assisting Students with High Skills
title_full_unstemmed A Formação Docente para o Atendimento de Alunos com Altas Habilidades/Superdotação / Teacher Training for Assisting Students with High Skills
title_sort A Formação Docente para o Atendimento de Alunos com Altas Habilidades/Superdotação / Teacher Training for Assisting Students with High Skills
author Almeida, Jane do Socorro Rodrigues de
author_facet Almeida, Jane do Socorro Rodrigues de
Miguel, Joelson Rodrigues
author_role author
author2 Miguel, Joelson Rodrigues
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Jane do Socorro Rodrigues de
Miguel, Joelson Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente; Altas habilidades; Superdotação
topic Formação docente; Altas habilidades; Superdotação
dc.description.none.fl_txt_mv O trabalho discute acerca dos processos de aquisições da leitura e da escrita no desenvolvimento sócio-cognitivo dos educandos, além disso, o estudo discorre sobre a importância de se estimular o hábito da leitura nas crianças, tornando-os leitores mais atentos e críticos, que possa ler e entender um texto. É importante que a aprendizagem seja prazerosa tanto para o aluno quanto para o mediador. A metodologia consistiu em revisão integrativa  com base nos aportes teóricos de autores como: Almeida (2003); Barbosa (2013); Coccia (2016); Costa (2012); Freitas (2014); Martelli (2017); Pimenta (2012); Pinho (2016); Silveira (2013); Virgolim (2005); Zavitoski (2015) e  outros. Os resultados demonstraram que tecnologias e conhecimentos tendem a se integrar para produzirem novos conhecimentos,  facilitando o desenvolvimento de projetos, que sejam alternativas para a transformação do cotidiano e a construção da cidadania. Professores não podem mais, em meios a tantas inovações, administrarem suas aulas ainda de forma somente expositivas. Impulsionar  a reformulação dos currículos para que possam viabilizar uma formação contínua para os professores em todas as esferas do Sistema de Educação, certamente trará um ganho didático-pedagógico importante, no direcionamento de uma política educacional significativa socialmente,   
description O trabalho discute acerca dos processos de aquisições da leitura e da escrita no desenvolvimento sócio-cognitivo dos educandos, além disso, o estudo discorre sobre a importância de se estimular o hábito da leitura nas crianças, tornando-os leitores mais atentos e críticos, que possa ler e entender um texto. É importante que a aprendizagem seja prazerosa tanto para o aluno quanto para o mediador. A metodologia consistiu em revisão integrativa  com base nos aportes teóricos de autores como: Almeida (2003); Barbosa (2013); Coccia (2016); Costa (2012); Freitas (2014); Martelli (2017); Pimenta (2012); Pinho (2016); Silveira (2013); Virgolim (2005); Zavitoski (2015) e  outros. Os resultados demonstraram que tecnologias e conhecimentos tendem a se integrar para produzirem novos conhecimentos,  facilitando o desenvolvimento de projetos, que sejam alternativas para a transformação do cotidiano e a construção da cidadania. Professores não podem mais, em meios a tantas inovações, administrarem suas aulas ainda de forma somente expositivas. Impulsionar  a reformulação dos currículos para que possam viabilizar uma formação contínua para os professores em todas as esferas do Sistema de Educação, certamente trará um ganho didático-pedagógico importante, no direcionamento de uma política educacional significativa socialmente,   
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2642
10.14295/idonline.v14i51.2642
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2642
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v14i51.2642
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2642/4102
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Jane do Socorro Rodrigues de Almeida, Joelson Rodrigues Miguel
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Jane do Socorro Rodrigues de Almeida, Joelson Rodrigues Miguel
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 51 (2020); 917-931
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1723037432014700544