Integralização curricular: Uma análise de dados dos indicadores de permanência e êxito de alunos de graduação de uma instituição pública de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos, Gibran Medeiros Chaves de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Silva, João Carlos Sedraz, Silva, Augusto Santana Palma, Silva, Eliene, Macêdo, Vanderlan Feitosa de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3652
Resumo: This article aimed to analyze the situation of students linked to matrices prior to the current Pedagogical Projects of Undergraduate Courses (PPC) of the <<omitido para a revisão>>, << Campus omitido para a revisão>>. For this, a survey was carried out in two teaching systems adopted in the institution: <<omitido para a revisão>> and <<omitido para a revisão>>, in which the indicators of permanence and success proposed by the Federal Education Network were analyzed Professional, Scientific and Technological SETEC/MEC and by the Academic Organization of the Teaching Institution. The results showed a relevant number of students linked to these matrices, who need pedagogical guidance in relation to their training paths, so that they can successfully complete their undergraduate courses.
id IPES_98fe607fd232df06ec700ab7eede818b
oai_identifier_str oai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/3652
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling Integralização curricular: Uma análise de dados dos indicadores de permanência e êxito de alunos de graduação de uma instituição pública de ensinoEducational Indicators, Curriculum Matrix, Higher EducationIndicadores educacionaisMatriz CurricularEnsino SuperiorThis article aimed to analyze the situation of students linked to matrices prior to the current Pedagogical Projects of Undergraduate Courses (PPC) of the <<omitido para a revisão>>, << Campus omitido para a revisão>>. For this, a survey was carried out in two teaching systems adopted in the institution: <<omitido para a revisão>> and <<omitido para a revisão>>, in which the indicators of permanence and success proposed by the Federal Education Network were analyzed Professional, Scientific and Technological SETEC/MEC and by the Academic Organization of the Teaching Institution. The results showed a relevant number of students linked to these matrices, who need pedagogical guidance in relation to their training paths, so that they can successfully complete their undergraduate courses.Este artigo teve como objetivo analisar a situação dos alunos vinculados às matrizes anteriores aos atuais Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) de graduação do <<omitido para a revisão>>, << Campus omitido para a revisão>>. Para isso, foi realizado um levantamento em dois sistemas de ensino adotados na instituição: <<omitido para a revisão>> e <<omitido para a revisão>>, em que foram analisados os indicadores de permanência e êxito propostos pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica SETEC/MEC e pela Organização Acadêmica da Instituição de Ensino. Os resultados apontaram um quantitativo relevante de alunos vinculados a essas matrizes, os quais precisam de orientação pedagógica em relação aos seus percursos formativos, para que possam concluir de forma exitosa seus cursos de graduação.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR2023-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/365210.14295/idonline.v17i65.3652ID on line. Revista de psicologia; v. 17 n. 65 (2023); 47-611981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3652/5723Copyright (c) 2023 Gibran Medeiros Chaves de Vasconcelos, João Carlos Sedraz Silva, Augusto Santana Palma Silva, Eliene Silva, Vanderlan Feitosa de Macêdohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVasconcelos, Gibran Medeiros Chaves deSilva, João Carlos SedrazSilva, Augusto Santana PalmaSilva, ElieneMacêdo, Vanderlan Feitosa de2023-03-08T11:27:20Zoai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/3652Revistahttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONGhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/oaiipdeeducacao@gmail.com1981-11791981-1179opendoar:2023-03-08T11:27:20ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superiorfalse
dc.title.none.fl_str_mv Integralização curricular: Uma análise de dados dos indicadores de permanência e êxito de alunos de graduação de uma instituição pública de ensino
title Integralização curricular: Uma análise de dados dos indicadores de permanência e êxito de alunos de graduação de uma instituição pública de ensino
spellingShingle Integralização curricular: Uma análise de dados dos indicadores de permanência e êxito de alunos de graduação de uma instituição pública de ensino
Vasconcelos, Gibran Medeiros Chaves de
Educational Indicators, Curriculum Matrix, Higher Education
Indicadores educacionais
Matriz Curricular
Ensino Superior
title_short Integralização curricular: Uma análise de dados dos indicadores de permanência e êxito de alunos de graduação de uma instituição pública de ensino
title_full Integralização curricular: Uma análise de dados dos indicadores de permanência e êxito de alunos de graduação de uma instituição pública de ensino
title_fullStr Integralização curricular: Uma análise de dados dos indicadores de permanência e êxito de alunos de graduação de uma instituição pública de ensino
title_full_unstemmed Integralização curricular: Uma análise de dados dos indicadores de permanência e êxito de alunos de graduação de uma instituição pública de ensino
title_sort Integralização curricular: Uma análise de dados dos indicadores de permanência e êxito de alunos de graduação de uma instituição pública de ensino
author Vasconcelos, Gibran Medeiros Chaves de
author_facet Vasconcelos, Gibran Medeiros Chaves de
Silva, João Carlos Sedraz
Silva, Augusto Santana Palma
Silva, Eliene
Macêdo, Vanderlan Feitosa de
author_role author
author2 Silva, João Carlos Sedraz
Silva, Augusto Santana Palma
Silva, Eliene
Macêdo, Vanderlan Feitosa de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasconcelos, Gibran Medeiros Chaves de
Silva, João Carlos Sedraz
Silva, Augusto Santana Palma
Silva, Eliene
Macêdo, Vanderlan Feitosa de
dc.subject.por.fl_str_mv Educational Indicators, Curriculum Matrix, Higher Education
Indicadores educacionais
Matriz Curricular
Ensino Superior
topic Educational Indicators, Curriculum Matrix, Higher Education
Indicadores educacionais
Matriz Curricular
Ensino Superior
description This article aimed to analyze the situation of students linked to matrices prior to the current Pedagogical Projects of Undergraduate Courses (PPC) of the <<omitido para a revisão>>, << Campus omitido para a revisão>>. For this, a survey was carried out in two teaching systems adopted in the institution: <<omitido para a revisão>> and <<omitido para a revisão>>, in which the indicators of permanence and success proposed by the Federal Education Network were analyzed Professional, Scientific and Technological SETEC/MEC and by the Academic Organization of the Teaching Institution. The results showed a relevant number of students linked to these matrices, who need pedagogical guidance in relation to their training paths, so that they can successfully complete their undergraduate courses.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3652
10.14295/idonline.v17i65.3652
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3652
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v17i65.3652
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3652/5723
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 17 n. 65 (2023); 47-61
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superior
repository.mail.fl_str_mv ipdeeducacao@gmail.com
_version_ 1797053946030718976