O Polo de Apoio Presencial de Juazeiro-BA e o desenvolvimento da educação a distância na Universidade Aberta do Brasil / The Polo Classroom Support of the Juazeiro-Bahia (Brazil) and the development of distance education at the Open University of Brazil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcante, Kellison Lima
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Silva, Fernando Roberto Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2175
Resumo: A Educação a Distância caracteriza-se pela superação das distâncias física e geográfica e aproximação dos estudantes através da interação por meios tecnológicos. Os Polos de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil desempenham importante papel nesse processo de ensino-aprendizagem a distância, como unidades descentralizadas das Instituições de Ensino Superior. Esse trabalho tem como objetivo investigar a contribuição do Polo de Apoio Presencial de Juazeiro-BA para o desenvolvimento da EaD e formação de qualidade no ensino superior. Foi realizado através de uma pesquisa exploratória com a realização de entrevista feita à Coordenação do Polo, para a construção de um perfil estrutural e organizacional, e da contribuição do Polo no processo de ensino-aprendizagem. A contribuição do Polo estabelece-se pelo apoio e referência aos estudantes rompendo as barreiras da distância física e geográfica, proporcionando possibilidades de ensino, recursos didáticos e tecnológicos, espaços didáticos, orientação pedagógica e motivação para o desenvolvimento da EaD.
id IPES_9b0ff299b9e73d75df832d4265f60449
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2175
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling O Polo de Apoio Presencial de Juazeiro-BA e o desenvolvimento da educação a distância na Universidade Aberta do Brasil / The Polo Classroom Support of the Juazeiro-Bahia (Brazil) and the development of distance education at the Open University of BrazilEducação a Distância; Universidade Aberta do Brasil; Apoio PedagógicoA Educação a Distância caracteriza-se pela superação das distâncias física e geográfica e aproximação dos estudantes através da interação por meios tecnológicos. Os Polos de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil desempenham importante papel nesse processo de ensino-aprendizagem a distância, como unidades descentralizadas das Instituições de Ensino Superior. Esse trabalho tem como objetivo investigar a contribuição do Polo de Apoio Presencial de Juazeiro-BA para o desenvolvimento da EaD e formação de qualidade no ensino superior. Foi realizado através de uma pesquisa exploratória com a realização de entrevista feita à Coordenação do Polo, para a construção de um perfil estrutural e organizacional, e da contribuição do Polo no processo de ensino-aprendizagem. A contribuição do Polo estabelece-se pelo apoio e referência aos estudantes rompendo as barreiras da distância física e geográfica, proporcionando possibilidades de ensino, recursos didáticos e tecnológicos, espaços didáticos, orientação pedagógica e motivação para o desenvolvimento da EaD.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORCavalcante, Kellison LimaSilva, Fernando Roberto Ferreira2019-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/217510.14295/idonline.v13i48.2175ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 48 (2019); 561-5721981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2175/3413Direitos autorais 2021 Kellison Lima Cavalcante, Fernando Roberto Ferreira Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-30T04:13:09Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv O Polo de Apoio Presencial de Juazeiro-BA e o desenvolvimento da educação a distância na Universidade Aberta do Brasil / The Polo Classroom Support of the Juazeiro-Bahia (Brazil) and the development of distance education at the Open University of Brazil
title O Polo de Apoio Presencial de Juazeiro-BA e o desenvolvimento da educação a distância na Universidade Aberta do Brasil / The Polo Classroom Support of the Juazeiro-Bahia (Brazil) and the development of distance education at the Open University of Brazil
spellingShingle O Polo de Apoio Presencial de Juazeiro-BA e o desenvolvimento da educação a distância na Universidade Aberta do Brasil / The Polo Classroom Support of the Juazeiro-Bahia (Brazil) and the development of distance education at the Open University of Brazil
Cavalcante, Kellison Lima
Educação a Distância; Universidade Aberta do Brasil; Apoio Pedagógico
title_short O Polo de Apoio Presencial de Juazeiro-BA e o desenvolvimento da educação a distância na Universidade Aberta do Brasil / The Polo Classroom Support of the Juazeiro-Bahia (Brazil) and the development of distance education at the Open University of Brazil
title_full O Polo de Apoio Presencial de Juazeiro-BA e o desenvolvimento da educação a distância na Universidade Aberta do Brasil / The Polo Classroom Support of the Juazeiro-Bahia (Brazil) and the development of distance education at the Open University of Brazil
title_fullStr O Polo de Apoio Presencial de Juazeiro-BA e o desenvolvimento da educação a distância na Universidade Aberta do Brasil / The Polo Classroom Support of the Juazeiro-Bahia (Brazil) and the development of distance education at the Open University of Brazil
title_full_unstemmed O Polo de Apoio Presencial de Juazeiro-BA e o desenvolvimento da educação a distância na Universidade Aberta do Brasil / The Polo Classroom Support of the Juazeiro-Bahia (Brazil) and the development of distance education at the Open University of Brazil
title_sort O Polo de Apoio Presencial de Juazeiro-BA e o desenvolvimento da educação a distância na Universidade Aberta do Brasil / The Polo Classroom Support of the Juazeiro-Bahia (Brazil) and the development of distance education at the Open University of Brazil
author Cavalcante, Kellison Lima
author_facet Cavalcante, Kellison Lima
Silva, Fernando Roberto Ferreira
author_role author
author2 Silva, Fernando Roberto Ferreira
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavalcante, Kellison Lima
Silva, Fernando Roberto Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a Distância; Universidade Aberta do Brasil; Apoio Pedagógico
topic Educação a Distância; Universidade Aberta do Brasil; Apoio Pedagógico
description A Educação a Distância caracteriza-se pela superação das distâncias física e geográfica e aproximação dos estudantes através da interação por meios tecnológicos. Os Polos de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil desempenham importante papel nesse processo de ensino-aprendizagem a distância, como unidades descentralizadas das Instituições de Ensino Superior. Esse trabalho tem como objetivo investigar a contribuição do Polo de Apoio Presencial de Juazeiro-BA para o desenvolvimento da EaD e formação de qualidade no ensino superior. Foi realizado através de uma pesquisa exploratória com a realização de entrevista feita à Coordenação do Polo, para a construção de um perfil estrutural e organizacional, e da contribuição do Polo no processo de ensino-aprendizagem. A contribuição do Polo estabelece-se pelo apoio e referência aos estudantes rompendo as barreiras da distância física e geográfica, proporcionando possibilidades de ensino, recursos didáticos e tecnológicos, espaços didáticos, orientação pedagógica e motivação para o desenvolvimento da EaD.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2175
10.14295/idonline.v13i48.2175
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2175
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v13i48.2175
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2175/3413
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Kellison Lima Cavalcante, Fernando Roberto Ferreira Silva
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Kellison Lima Cavalcante, Fernando Roberto Ferreira Silva
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 48 (2019); 561-572
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797053957031329792