Tempo de Leitura e Acurácia na Conversão Grafofonêmica na Relação entre Fluência e Compreensão Leitora / Reading Time and Accuracy in Grafophonic Conversion in the Relationship between Fluency and Reading Comprehension
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1616 |
Resumo: | Sustentado em pressupostos teóricos psicolinguísticos, no tocante ao processamento cognitivo da leitura, inclusive e especialmente por meio dos modelos Botton-up e Top-down e Dupla Rota e, ainda, em estudos de revisão de literatura que tratam da relação entre fluência e compreensão leitora, este estudo objetiva avaliar a relação entre fluência e compreensão leitora. Avaliou-se a fluência leitora por meio do tempo disponibilizado para a leitura oral e pelo critério precisão de conversão grafema-fonema e a compreensão leitora, mediante respostas escritas de questões abertas de compreensão do texto lido. Participam da pesquisa 191 estudantes do 4º ano do ensino fundamental, entre 9 e 13 anos, de ambos os sexos, de escolas pública e particular do interior da Bahia. Observamos, a partir de dados preliminares, uma correlação forte entre as duas variáveis estudadas, quanto menor o tempo de leitura maior a compreensão leitora e menor a ocorrência de trocas, omissões, repetições, adições e inversões de letras, silabas ou/e palavras na conversão grafofonêmica. Leitores mais fluentes usam, preferencialmente, a rota lexical e o modelo descendente. Leitores menos fluentes utilizam, preferencialmente, a rota fonológica e o modelo ascendente. Ao que parece, a falta de reconhecimento automatizado dos grafemas impõe maior custo de processamento cognitivo, ou seja, o processamento pelas vias fonológica e ascendente parece consumir a gama essencialmente limitada de recursos cognitivos da memória de trabalho, como consequência, restam poucos recursos cognitivos para acesso ao significado. |
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Tempo de Leitura e Acurácia na Conversão Grafofonêmica na Relação entre Fluência e Compreensão Leitora / Reading Time and Accuracy in Grafophonic Conversion in the Relationship between Fluency and Reading ComprehensionAcurácia. Fluência. Compreensão. CogniçãoSustentado em pressupostos teóricos psicolinguísticos, no tocante ao processamento cognitivo da leitura, inclusive e especialmente por meio dos modelos Botton-up e Top-down e Dupla Rota e, ainda, em estudos de revisão de literatura que tratam da relação entre fluência e compreensão leitora, este estudo objetiva avaliar a relação entre fluência e compreensão leitora. Avaliou-se a fluência leitora por meio do tempo disponibilizado para a leitura oral e pelo critério precisão de conversão grafema-fonema e a compreensão leitora, mediante respostas escritas de questões abertas de compreensão do texto lido. Participam da pesquisa 191 estudantes do 4º ano do ensino fundamental, entre 9 e 13 anos, de ambos os sexos, de escolas pública e particular do interior da Bahia. Observamos, a partir de dados preliminares, uma correlação forte entre as duas variáveis estudadas, quanto menor o tempo de leitura maior a compreensão leitora e menor a ocorrência de trocas, omissões, repetições, adições e inversões de letras, silabas ou/e palavras na conversão grafofonêmica. Leitores mais fluentes usam, preferencialmente, a rota lexical e o modelo descendente. Leitores menos fluentes utilizam, preferencialmente, a rota fonológica e o modelo ascendente. Ao que parece, a falta de reconhecimento automatizado dos grafemas impõe maior custo de processamento cognitivo, ou seja, o processamento pelas vias fonológica e ascendente parece consumir a gama essencialmente limitada de recursos cognitivos da memória de trabalho, como consequência, restam poucos recursos cognitivos para acesso ao significado.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORAbreu, Cristiane Vieira CostaGuaresi, Ronei2019-02-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/161610.14295/idonline.v13i44.1616ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 44 (2019); 333-3461981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1616/2387https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/downloadSuppFile/1616/158Direitos autorais 2021 Cristiane Vieira Costa Abreu, Ronei Guaresihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-04T20:59:22Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
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Sustentado em pressupostos teóricos psicolinguísticos, no tocante ao processamento cognitivo da leitura, inclusive e especialmente por meio dos modelos Botton-up e Top-down e Dupla Rota e, ainda, em estudos de revisão de literatura que tratam da relação entre fluência e compreensão leitora, este estudo objetiva avaliar a relação entre fluência e compreensão leitora. Avaliou-se a fluência leitora por meio do tempo disponibilizado para a leitura oral e pelo critério precisão de conversão grafema-fonema e a compreensão leitora, mediante respostas escritas de questões abertas de compreensão do texto lido. Participam da pesquisa 191 estudantes do 4º ano do ensino fundamental, entre 9 e 13 anos, de ambos os sexos, de escolas pública e particular do interior da Bahia. Observamos, a partir de dados preliminares, uma correlação forte entre as duas variáveis estudadas, quanto menor o tempo de leitura maior a compreensão leitora e menor a ocorrência de trocas, omissões, repetições, adições e inversões de letras, silabas ou/e palavras na conversão grafofonêmica. Leitores mais fluentes usam, preferencialmente, a rota lexical e o modelo descendente. Leitores menos fluentes utilizam, preferencialmente, a rota fonológica e o modelo ascendente. Ao que parece, a falta de reconhecimento automatizado dos grafemas impõe maior custo de processamento cognitivo, ou seja, o processamento pelas vias fonológica e ascendente parece consumir a gama essencialmente limitada de recursos cognitivos da memória de trabalho, como consequência, restam poucos recursos cognitivos para acesso ao significado. |
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