Considerações sobre o Câncer de Próstata: Revisão de Literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Jozélia Pereira dos
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Souza, Anderson Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/605
Resumo: No Brasil e em outros países os casos de morbimortalidade por câncer de próstata (CaP) têm aumentado desde os últimos anos. Com o aumento da expectativa de vida, doenças como o câncer de próstata, que em sua maioria atinge a terceira idade, assumem uma dimensão cada vez maior, tornando-se um problema de saúde pública. Nesta perspectiva, o presente estudo tem por objetivo identificar o conhecimento e/os fatores facilitadores/dificultadores relacionados à prevenção do câncer de próstata. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório de revisão bibliográfica. A pesquisa foi feita na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), base de dados do Scielo, LILACS e google acadêmico. Dos textos encontrados, realizou-se a leitura exploratória seguida da leitura seletiva que resultou na seleção de 16 artigos para a composição do estudo. Com esta revisão observa-se que questões sociais, como a masculinidade do homem associada a desinformações relacionadas à baixa escolaridade, a dificuldade de acesso ao serviço de saúde e a falta de campanhas educativas sobre a doença e seus meios de diagnóstico precoce, são verdadeiros agravantes e refletores dos altos índices de CaP no Brasil. Faz-se necessário uma compreensão diferenciada sobre todas as atividades que envolvam a saúde masculina. É preciso que se construam espaços potenciais e de intercâmbio e renovação no dia-a-dia dos serviços e nas instituições formadoras. 
id IPES_adabcbd70570e2416d31d78cb8c20156
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/605
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling Considerações sobre o Câncer de Próstata: Revisão de LiteraturaCâncer de Próstata. Enfermagem. PrevençãoNo Brasil e em outros países os casos de morbimortalidade por câncer de próstata (CaP) têm aumentado desde os últimos anos. Com o aumento da expectativa de vida, doenças como o câncer de próstata, que em sua maioria atinge a terceira idade, assumem uma dimensão cada vez maior, tornando-se um problema de saúde pública. Nesta perspectiva, o presente estudo tem por objetivo identificar o conhecimento e/os fatores facilitadores/dificultadores relacionados à prevenção do câncer de próstata. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório de revisão bibliográfica. A pesquisa foi feita na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), base de dados do Scielo, LILACS e google acadêmico. Dos textos encontrados, realizou-se a leitura exploratória seguida da leitura seletiva que resultou na seleção de 16 artigos para a composição do estudo. Com esta revisão observa-se que questões sociais, como a masculinidade do homem associada a desinformações relacionadas à baixa escolaridade, a dificuldade de acesso ao serviço de saúde e a falta de campanhas educativas sobre a doença e seus meios de diagnóstico precoce, são verdadeiros agravantes e refletores dos altos índices de CaP no Brasil. Faz-se necessário uma compreensão diferenciada sobre todas as atividades que envolvam a saúde masculina. É preciso que se construam espaços potenciais e de intercâmbio e renovação no dia-a-dia dos serviços e nas instituições formadoras. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORSantos, Jozélia Pereira dosSouza, Anderson Pereira2016-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/60510.14295/idonline.v10i33.605ID on line. Revista de psicologia; v. 10, n. 33 (2017): Supl. 1; 100-1151981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/605/871Direitos autorais 2021 Jozélia Pereira dos Santos, Anderson Pereira Souzahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-01-27T12:43:55Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Considerações sobre o Câncer de Próstata: Revisão de Literatura
title Considerações sobre o Câncer de Próstata: Revisão de Literatura
spellingShingle Considerações sobre o Câncer de Próstata: Revisão de Literatura
Santos, Jozélia Pereira dos
Câncer de Próstata. Enfermagem. Prevenção
title_short Considerações sobre o Câncer de Próstata: Revisão de Literatura
title_full Considerações sobre o Câncer de Próstata: Revisão de Literatura
title_fullStr Considerações sobre o Câncer de Próstata: Revisão de Literatura
title_full_unstemmed Considerações sobre o Câncer de Próstata: Revisão de Literatura
title_sort Considerações sobre o Câncer de Próstata: Revisão de Literatura
author Santos, Jozélia Pereira dos
author_facet Santos, Jozélia Pereira dos
Souza, Anderson Pereira
author_role author
author2 Souza, Anderson Pereira
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Jozélia Pereira dos
Souza, Anderson Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Câncer de Próstata. Enfermagem. Prevenção
topic Câncer de Próstata. Enfermagem. Prevenção
dc.description.none.fl_txt_mv No Brasil e em outros países os casos de morbimortalidade por câncer de próstata (CaP) têm aumentado desde os últimos anos. Com o aumento da expectativa de vida, doenças como o câncer de próstata, que em sua maioria atinge a terceira idade, assumem uma dimensão cada vez maior, tornando-se um problema de saúde pública. Nesta perspectiva, o presente estudo tem por objetivo identificar o conhecimento e/os fatores facilitadores/dificultadores relacionados à prevenção do câncer de próstata. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório de revisão bibliográfica. A pesquisa foi feita na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), base de dados do Scielo, LILACS e google acadêmico. Dos textos encontrados, realizou-se a leitura exploratória seguida da leitura seletiva que resultou na seleção de 16 artigos para a composição do estudo. Com esta revisão observa-se que questões sociais, como a masculinidade do homem associada a desinformações relacionadas à baixa escolaridade, a dificuldade de acesso ao serviço de saúde e a falta de campanhas educativas sobre a doença e seus meios de diagnóstico precoce, são verdadeiros agravantes e refletores dos altos índices de CaP no Brasil. Faz-se necessário uma compreensão diferenciada sobre todas as atividades que envolvam a saúde masculina. É preciso que se construam espaços potenciais e de intercâmbio e renovação no dia-a-dia dos serviços e nas instituições formadoras. 
description No Brasil e em outros países os casos de morbimortalidade por câncer de próstata (CaP) têm aumentado desde os últimos anos. Com o aumento da expectativa de vida, doenças como o câncer de próstata, que em sua maioria atinge a terceira idade, assumem uma dimensão cada vez maior, tornando-se um problema de saúde pública. Nesta perspectiva, o presente estudo tem por objetivo identificar o conhecimento e/os fatores facilitadores/dificultadores relacionados à prevenção do câncer de próstata. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório de revisão bibliográfica. A pesquisa foi feita na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), base de dados do Scielo, LILACS e google acadêmico. Dos textos encontrados, realizou-se a leitura exploratória seguida da leitura seletiva que resultou na seleção de 16 artigos para a composição do estudo. Com esta revisão observa-se que questões sociais, como a masculinidade do homem associada a desinformações relacionadas à baixa escolaridade, a dificuldade de acesso ao serviço de saúde e a falta de campanhas educativas sobre a doença e seus meios de diagnóstico precoce, são verdadeiros agravantes e refletores dos altos índices de CaP no Brasil. Faz-se necessário uma compreensão diferenciada sobre todas as atividades que envolvam a saúde masculina. É preciso que se construam espaços potenciais e de intercâmbio e renovação no dia-a-dia dos serviços e nas instituições formadoras. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-18
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/605
10.14295/idonline.v10i33.605
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/605
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v10i33.605
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/605/871
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Jozélia Pereira dos Santos, Anderson Pereira Souza
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Jozélia Pereira dos Santos, Anderson Pereira Souza
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 10, n. 33 (2017): Supl. 1; 100-115
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1723037427975585792