Jogo e Cultura Indígenas no Ensino de Matemática: Uma Abordagem Etnomatemática no Contexto de Sala de Aula em Saúde/BA / Indigenous Game and Culture in Teaching Mathematics: An Ethnomathematic Approach in the Classroom Context In Saúde/Brazil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2384 |
Resumo: | O presente artigo é fruto de uma investigação em uma instituição escolar municipal localizada no município de Saúde, estado da Bahia, e tem como objetivo discutir o tema do ensino de matemática na valorização da cultura indígena na escola, bem como o processo de construção dos conceitos básicos de geometria plana, tendo como base as percepções dos alunos em sala de aula. Tendo como a metodologia de projetos procurou-se evidenciar a importância da ludicidade para se trabalhar de forma interdisciplinar o ensino de matemática e o cumprimento da Lei n. 11.645/2008. Foi observado que ao longo do desenvolvimento do projeto houve um aumento de interesse pela temática, o jogo melhorou a percepção dos alunos com a presença dos polígonos, seus elementos e sua aplicabilidade. Dessa maneira, o uso interdisciplinar do jogo da onça no ensino de geometria e a valorização da cultura indígena, após as análises se mostrou eficiente e motivador. |
id |
IPES_df0c660809b3a860c04d27b4af5a66b7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2384 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Jogo e Cultura Indígenas no Ensino de Matemática: Uma Abordagem Etnomatemática no Contexto de Sala de Aula em Saúde/BA / Indigenous Game and Culture in Teaching Mathematics: An Ethnomathematic Approach in the Classroom Context In Saúde/BrazilEnsino de Geometria; Jogo da onça; Política Pública em Educação O presente artigo é fruto de uma investigação em uma instituição escolar municipal localizada no município de Saúde, estado da Bahia, e tem como objetivo discutir o tema do ensino de matemática na valorização da cultura indígena na escola, bem como o processo de construção dos conceitos básicos de geometria plana, tendo como base as percepções dos alunos em sala de aula. Tendo como a metodologia de projetos procurou-se evidenciar a importância da ludicidade para se trabalhar de forma interdisciplinar o ensino de matemática e o cumprimento da Lei n. 11.645/2008. Foi observado que ao longo do desenvolvimento do projeto houve um aumento de interesse pela temática, o jogo melhorou a percepção dos alunos com a presença dos polígonos, seus elementos e sua aplicabilidade. Dessa maneira, o uso interdisciplinar do jogo da onça no ensino de geometria e a valorização da cultura indígena, após as análises se mostrou eficiente e motivador. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORPereira, Eloi da Silva2020-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/238410.14295/idonline.v14i49.2384ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 49 (2020); 671-6801981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2384/3630Direitos autorais 2021 Eloi da Silva Pereirahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-09T14:35:20Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Jogo e Cultura Indígenas no Ensino de Matemática: Uma Abordagem Etnomatemática no Contexto de Sala de Aula em Saúde/BA / Indigenous Game and Culture in Teaching Mathematics: An Ethnomathematic Approach in the Classroom Context In Saúde/Brazil |
title |
Jogo e Cultura Indígenas no Ensino de Matemática: Uma Abordagem Etnomatemática no Contexto de Sala de Aula em Saúde/BA / Indigenous Game and Culture in Teaching Mathematics: An Ethnomathematic Approach in the Classroom Context In Saúde/Brazil |
spellingShingle |
Jogo e Cultura Indígenas no Ensino de Matemática: Uma Abordagem Etnomatemática no Contexto de Sala de Aula em Saúde/BA / Indigenous Game and Culture in Teaching Mathematics: An Ethnomathematic Approach in the Classroom Context In Saúde/Brazil Pereira, Eloi da Silva Ensino de Geometria; Jogo da onça; Política Pública em Educação |
title_short |
Jogo e Cultura Indígenas no Ensino de Matemática: Uma Abordagem Etnomatemática no Contexto de Sala de Aula em Saúde/BA / Indigenous Game and Culture in Teaching Mathematics: An Ethnomathematic Approach in the Classroom Context In Saúde/Brazil |
title_full |
Jogo e Cultura Indígenas no Ensino de Matemática: Uma Abordagem Etnomatemática no Contexto de Sala de Aula em Saúde/BA / Indigenous Game and Culture in Teaching Mathematics: An Ethnomathematic Approach in the Classroom Context In Saúde/Brazil |
title_fullStr |
Jogo e Cultura Indígenas no Ensino de Matemática: Uma Abordagem Etnomatemática no Contexto de Sala de Aula em Saúde/BA / Indigenous Game and Culture in Teaching Mathematics: An Ethnomathematic Approach in the Classroom Context In Saúde/Brazil |
title_full_unstemmed |
Jogo e Cultura Indígenas no Ensino de Matemática: Uma Abordagem Etnomatemática no Contexto de Sala de Aula em Saúde/BA / Indigenous Game and Culture in Teaching Mathematics: An Ethnomathematic Approach in the Classroom Context In Saúde/Brazil |
title_sort |
Jogo e Cultura Indígenas no Ensino de Matemática: Uma Abordagem Etnomatemática no Contexto de Sala de Aula em Saúde/BA / Indigenous Game and Culture in Teaching Mathematics: An Ethnomathematic Approach in the Classroom Context In Saúde/Brazil |
author |
Pereira, Eloi da Silva |
author_facet |
Pereira, Eloi da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Eloi da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Geometria; Jogo da onça; Política Pública em Educação |
topic |
Ensino de Geometria; Jogo da onça; Política Pública em Educação |
description |
O presente artigo é fruto de uma investigação em uma instituição escolar municipal localizada no município de Saúde, estado da Bahia, e tem como objetivo discutir o tema do ensino de matemática na valorização da cultura indígena na escola, bem como o processo de construção dos conceitos básicos de geometria plana, tendo como base as percepções dos alunos em sala de aula. Tendo como a metodologia de projetos procurou-se evidenciar a importância da ludicidade para se trabalhar de forma interdisciplinar o ensino de matemática e o cumprimento da Lei n. 11.645/2008. Foi observado que ao longo do desenvolvimento do projeto houve um aumento de interesse pela temática, o jogo melhorou a percepção dos alunos com a presença dos polígonos, seus elementos e sua aplicabilidade. Dessa maneira, o uso interdisciplinar do jogo da onça no ensino de geometria e a valorização da cultura indígena, após as análises se mostrou eficiente e motivador. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-02-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2384 10.14295/idonline.v14i49.2384 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2384 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v14i49.2384 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2384/3630 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Eloi da Silva Pereira https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Eloi da Silva Pereira https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 49 (2020); 671-680 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797053949402939392 |