A Importância da Informática no Processo de Alfabetização do Ensino Fundamental - Anos Iniciais / The Importance of Computer Science in the Process of Literacy of Fundamental Education Years

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Genilson da Silva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Teixeira, Verônica Rejane Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2764
Resumo: Resumo: O referido artigo se trata do uso das tecnologias na Alfabetização dos anos inicias do Ensino Funadamental. Colocando-se as TICs como ponto principal para renovar e evoluir o meio de ensino. Por meio das atividades tecnológicas e de atividades lúdicas a criança aprende a estabelecer relações lógicas, e ao mesmo tempo passam a se divertir desta forma interagindo-se e aprendendo, facilitando a associação e internalização do conhecimento. Aprender a ler e escrever é uma etapa  fundamental para os que ingressam no ensino fundamental. Por ser uma etapa complexa e de grande expectativa gera ansiedade, a utilização de recursos tecnológicos torna esse processo muito mais agradável, lúdico e prazeroso, gerando confiança e desafiador para a criança. O professor deve entender e perceber que a realidade na sala de aula é outra, o educador tem que compreender que as crianças de hoje são totalmente atualizadas, que mexem com computadores, celulares e mídias sociais o tempo todo, e que, tudo isso pode ajudá-lo a tê-la como um fator que os auxiliará na aprendizagem. A tecnologia é um instrumento de alfabetização que tem espaço para a criatividade e para autonomia, pois nos dias  atuais o uso dos recursos tecnológicos é muito comum  na idade das crianças, analisar atividades e jogos tecnológicos para início dessa fase e entender a importância dela no processo de aprendizagem é o item principal nesse trabalho.  
id IPES_e67f6c48af50f6023fece17219616d0f
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2764
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling A Importância da Informática no Processo de Alfabetização do Ensino Fundamental - Anos Iniciais / The Importance of Computer Science in the Process of Literacy of Fundamental Education YearsTecnologia, Alfabetização,Ensino Fundamental, Atividades, InterdisciplinaridadeResumo: O referido artigo se trata do uso das tecnologias na Alfabetização dos anos inicias do Ensino Funadamental. Colocando-se as TICs como ponto principal para renovar e evoluir o meio de ensino. Por meio das atividades tecnológicas e de atividades lúdicas a criança aprende a estabelecer relações lógicas, e ao mesmo tempo passam a se divertir desta forma interagindo-se e aprendendo, facilitando a associação e internalização do conhecimento. Aprender a ler e escrever é uma etapa  fundamental para os que ingressam no ensino fundamental. Por ser uma etapa complexa e de grande expectativa gera ansiedade, a utilização de recursos tecnológicos torna esse processo muito mais agradável, lúdico e prazeroso, gerando confiança e desafiador para a criança. O professor deve entender e perceber que a realidade na sala de aula é outra, o educador tem que compreender que as crianças de hoje são totalmente atualizadas, que mexem com computadores, celulares e mídias sociais o tempo todo, e que, tudo isso pode ajudá-lo a tê-la como um fator que os auxiliará na aprendizagem. A tecnologia é um instrumento de alfabetização que tem espaço para a criatividade e para autonomia, pois nos dias  atuais o uso dos recursos tecnológicos é muito comum  na idade das crianças, analisar atividades e jogos tecnológicos para início dessa fase e entender a importância dela no processo de aprendizagem é o item principal nesse trabalho.  INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORBrito, Genilson da SilvaTeixeira, Verônica Rejane Lima2020-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/276410.14295/idonline.v14i52.2764ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 52 (2020); 846-8541981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2764/4303Direitos autorais 2021 Genilson da Silva Brito, Verônica Rejane Lima Teixeirahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-07T17:16:14Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv A Importância da Informática no Processo de Alfabetização do Ensino Fundamental - Anos Iniciais / The Importance of Computer Science in the Process of Literacy of Fundamental Education Years
title A Importância da Informática no Processo de Alfabetização do Ensino Fundamental - Anos Iniciais / The Importance of Computer Science in the Process of Literacy of Fundamental Education Years
spellingShingle A Importância da Informática no Processo de Alfabetização do Ensino Fundamental - Anos Iniciais / The Importance of Computer Science in the Process of Literacy of Fundamental Education Years
Brito, Genilson da Silva
Tecnologia, Alfabetização,Ensino Fundamental, Atividades, Interdisciplinaridade
title_short A Importância da Informática no Processo de Alfabetização do Ensino Fundamental - Anos Iniciais / The Importance of Computer Science in the Process of Literacy of Fundamental Education Years
title_full A Importância da Informática no Processo de Alfabetização do Ensino Fundamental - Anos Iniciais / The Importance of Computer Science in the Process of Literacy of Fundamental Education Years
title_fullStr A Importância da Informática no Processo de Alfabetização do Ensino Fundamental - Anos Iniciais / The Importance of Computer Science in the Process of Literacy of Fundamental Education Years
title_full_unstemmed A Importância da Informática no Processo de Alfabetização do Ensino Fundamental - Anos Iniciais / The Importance of Computer Science in the Process of Literacy of Fundamental Education Years
title_sort A Importância da Informática no Processo de Alfabetização do Ensino Fundamental - Anos Iniciais / The Importance of Computer Science in the Process of Literacy of Fundamental Education Years
author Brito, Genilson da Silva
author_facet Brito, Genilson da Silva
Teixeira, Verônica Rejane Lima
author_role author
author2 Teixeira, Verônica Rejane Lima
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Genilson da Silva
Teixeira, Verônica Rejane Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia, Alfabetização,Ensino Fundamental, Atividades, Interdisciplinaridade
topic Tecnologia, Alfabetização,Ensino Fundamental, Atividades, Interdisciplinaridade
description Resumo: O referido artigo se trata do uso das tecnologias na Alfabetização dos anos inicias do Ensino Funadamental. Colocando-se as TICs como ponto principal para renovar e evoluir o meio de ensino. Por meio das atividades tecnológicas e de atividades lúdicas a criança aprende a estabelecer relações lógicas, e ao mesmo tempo passam a se divertir desta forma interagindo-se e aprendendo, facilitando a associação e internalização do conhecimento. Aprender a ler e escrever é uma etapa  fundamental para os que ingressam no ensino fundamental. Por ser uma etapa complexa e de grande expectativa gera ansiedade, a utilização de recursos tecnológicos torna esse processo muito mais agradável, lúdico e prazeroso, gerando confiança e desafiador para a criança. O professor deve entender e perceber que a realidade na sala de aula é outra, o educador tem que compreender que as crianças de hoje são totalmente atualizadas, que mexem com computadores, celulares e mídias sociais o tempo todo, e que, tudo isso pode ajudá-lo a tê-la como um fator que os auxiliará na aprendizagem. A tecnologia é um instrumento de alfabetização que tem espaço para a criatividade e para autonomia, pois nos dias  atuais o uso dos recursos tecnológicos é muito comum  na idade das crianças, analisar atividades e jogos tecnológicos para início dessa fase e entender a importância dela no processo de aprendizagem é o item principal nesse trabalho.  
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2764
10.14295/idonline.v14i52.2764
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2764
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v14i52.2764
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2764/4303
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Genilson da Silva Brito, Verônica Rejane Lima Teixeira
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Genilson da Silva Brito, Verônica Rejane Lima Teixeira
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 52 (2020); 846-854
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797053957491654656