A gestão da escola na atualidade: percursos e percalços educacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria das Dores Lobo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/997
Resumo: A composição histórica do processo educacional tem passado por inúmeras ao longo dos anos. Nesse sentido, vale destacar que a escola pública enfrenta muitas desigualdades sociais, econômicas e culturais, Pensando nisso, esta pesquisa propõe um debate sobre as questões da gestão escolar como tema de grande relevância na construção de uma educação melhor, onde todos se sintam-se atores do processo de ensino-aprendizagem. Pretende-se nesse artigo, não apenas falar dos avanços e das características dos gestores no fazer pedagógico, mas da efetivação da qualidade em todo o processo educacional. Nessa moldura, a função da boa administração educacional no contexto social, político e econômico da educação é atualmente, além de uma exigência uma necessidade para transformação social, onde a igualdade, transparência, participação coletiva e outros fatores que tornam uma gestão escolar transparente sejam uma realidade para formar a base da educação se quer. Uma gestão com planejamento pode melhorar significativamente. Tendo em vista que há a necessidade da participação de todos, respeitando sempre as limitações, de cada aluno e o mais importante desenvolver a proposta pedagógica da melhor forma possível, tendo como principio uma educação para a formação cidadã. 
id IPES_e715b0421e7eb7bdc4b2fb0c94011f89
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/997
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling A gestão da escola na atualidade: percursos e percalços educacionaisGestão democrática. Escola. TransparênciaA composição histórica do processo educacional tem passado por inúmeras ao longo dos anos. Nesse sentido, vale destacar que a escola pública enfrenta muitas desigualdades sociais, econômicas e culturais, Pensando nisso, esta pesquisa propõe um debate sobre as questões da gestão escolar como tema de grande relevância na construção de uma educação melhor, onde todos se sintam-se atores do processo de ensino-aprendizagem. Pretende-se nesse artigo, não apenas falar dos avanços e das características dos gestores no fazer pedagógico, mas da efetivação da qualidade em todo o processo educacional. Nessa moldura, a função da boa administração educacional no contexto social, político e econômico da educação é atualmente, além de uma exigência uma necessidade para transformação social, onde a igualdade, transparência, participação coletiva e outros fatores que tornam uma gestão escolar transparente sejam uma realidade para formar a base da educação se quer. Uma gestão com planejamento pode melhorar significativamente. Tendo em vista que há a necessidade da participação de todos, respeitando sempre as limitações, de cada aluno e o mais importante desenvolver a proposta pedagógica da melhor forma possível, tendo como principio uma educação para a formação cidadã.  INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORSilva, Maria das Dores Lobo2018-01-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/99710.14295/idonline.v12i39.997ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 39 (2018); 386-3951981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/997/1426Direitos autorais 2021 Maria das Dores Lobo Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-01T11:52:24Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv A gestão da escola na atualidade: percursos e percalços educacionais
title A gestão da escola na atualidade: percursos e percalços educacionais
spellingShingle A gestão da escola na atualidade: percursos e percalços educacionais
Silva, Maria das Dores Lobo
Gestão democrática. Escola. Transparência
title_short A gestão da escola na atualidade: percursos e percalços educacionais
title_full A gestão da escola na atualidade: percursos e percalços educacionais
title_fullStr A gestão da escola na atualidade: percursos e percalços educacionais
title_full_unstemmed A gestão da escola na atualidade: percursos e percalços educacionais
title_sort A gestão da escola na atualidade: percursos e percalços educacionais
author Silva, Maria das Dores Lobo
author_facet Silva, Maria das Dores Lobo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria das Dores Lobo
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão democrática. Escola. Transparência
topic Gestão democrática. Escola. Transparência
description A composição histórica do processo educacional tem passado por inúmeras ao longo dos anos. Nesse sentido, vale destacar que a escola pública enfrenta muitas desigualdades sociais, econômicas e culturais, Pensando nisso, esta pesquisa propõe um debate sobre as questões da gestão escolar como tema de grande relevância na construção de uma educação melhor, onde todos se sintam-se atores do processo de ensino-aprendizagem. Pretende-se nesse artigo, não apenas falar dos avanços e das características dos gestores no fazer pedagógico, mas da efetivação da qualidade em todo o processo educacional. Nessa moldura, a função da boa administração educacional no contexto social, político e econômico da educação é atualmente, além de uma exigência uma necessidade para transformação social, onde a igualdade, transparência, participação coletiva e outros fatores que tornam uma gestão escolar transparente sejam uma realidade para formar a base da educação se quer. Uma gestão com planejamento pode melhorar significativamente. Tendo em vista que há a necessidade da participação de todos, respeitando sempre as limitações, de cada aluno e o mais importante desenvolver a proposta pedagógica da melhor forma possível, tendo como principio uma educação para a formação cidadã. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/997
10.14295/idonline.v12i39.997
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/997
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v12i39.997
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/997/1426
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Maria das Dores Lobo Silva
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Maria das Dores Lobo Silva
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 39 (2018); 386-395
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797053956973658112