Plataforma de apoio à decisão da inserção de tecnologias em produtos aeronáuticos.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
Texto Completo: | http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=817 |
Resumo: | As mudanças no cenário sócio-econômico e político mundial com reflexos diretos no âmbito aeronáutico, a demanda por produtos inovadores, sustentáveis, com melhor desempenho e qualidade, menores custos e atenção a todos os aspectos do ciclo de vida, juntamente com os avanços tecnológicos nas últimas décadas, todos esses fatores fazem com que tecnologias sejam inseridas nos produtos, mas ressalta-se para a necessidade de se determinar, analisar e avaliar os impactos de se inserir uma ou mais tecnologias em futuros produtos para melhor decidir sobre sua incorporação nos mesmos. Para atender a esses desafios, o trabalho discorre a respeito de um método desenvolvido para avaliação de impacto da inserção de uma ou mais tecnologias, com suas incertezas associadas, em um produto aeronáutico. O método elaborado intitula-se AT2IPD - Assessing Technology Infusion Impact on Product Development - e constitui-se de 7 etapas. Na elaboração do método, passa-se por uma contextualização do mercado aeronáutico, ressaltando as mudanças mais evidentes e de maior impacto sobre o mesmo nas últimas décadas para compreensão das pressões atuais que recaem por produtos e tecnologias. Na seqüência, procede-se a exploração da bibliografia acerca de processos, técnicas e ferramentas que abordem os campos relacionados a produtos, tecnologias, prontidão ou maturidade tecnológica, incerteza e probabilidade para construção e desenvolvimento do método. A aplicação do método AT2IPD foi demonstrada para o caso de uma aeronave comercial do tipo narrow-body na faixa de 150 passageiros, onde foram avaliados os impactos da inserção de até 7 tecnologias e suas combinações no produto. A escolha desse tipo de aeronave está relacionada à importância da mesma para o sistema de transporte aéreo e pela expectativa de que novas e melhores aeronaves neste segmento de mercado entrem em serviço por volta do ano de 2020. Os resultados da aplicação do método permitem a quantificação dos impactos das tecnologias sobre as métricas do produto, indicar os conjuntos de tecnologias mais promissoras a serem consideradas no desenvolvimento da aeronave e propor recomendações para as fases seguintes do desenvolvimento do produto e de desenvolvimento de tecnologias. O método AT2IPD elaborado, justificado, testado e analisado apresenta o ganho primário de poder trazer e lidar com informações acerca de tecnologias, produto e requisitos para avaliar os benefícios, penalidades e riscos no nível do produto, ainda em suas fases iniciais de desenvolvimento e levando em consideração os aspectos de todo ciclo de vida e as necessidades dos stakeholders. |
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Plataforma de apoio à decisão da inserção de tecnologias em produtos aeronáuticos.Inovações tecnológicasEfeitos da tecnologiaDesenvolvimento de produtosSistemas de apoio à decisãoProjeto de aeronavesAvaliaçãoAdministraçãoAs mudanças no cenário sócio-econômico e político mundial com reflexos diretos no âmbito aeronáutico, a demanda por produtos inovadores, sustentáveis, com melhor desempenho e qualidade, menores custos e atenção a todos os aspectos do ciclo de vida, juntamente com os avanços tecnológicos nas últimas décadas, todos esses fatores fazem com que tecnologias sejam inseridas nos produtos, mas ressalta-se para a necessidade de se determinar, analisar e avaliar os impactos de se inserir uma ou mais tecnologias em futuros produtos para melhor decidir sobre sua incorporação nos mesmos. Para atender a esses desafios, o trabalho discorre a respeito de um método desenvolvido para avaliação de impacto da inserção de uma ou mais tecnologias, com suas incertezas associadas, em um produto aeronáutico. O método elaborado intitula-se AT2IPD - Assessing Technology Infusion Impact on Product Development - e constitui-se de 7 etapas. Na elaboração do método, passa-se por uma contextualização do mercado aeronáutico, ressaltando as mudanças mais evidentes e de maior impacto sobre o mesmo nas últimas décadas para compreensão das pressões atuais que recaem por produtos e tecnologias. Na seqüência, procede-se a exploração da bibliografia acerca de processos, técnicas e ferramentas que abordem os campos relacionados a produtos, tecnologias, prontidão ou maturidade tecnológica, incerteza e probabilidade para construção e desenvolvimento do método. A aplicação do método AT2IPD foi demonstrada para o caso de uma aeronave comercial do tipo narrow-body na faixa de 150 passageiros, onde foram avaliados os impactos da inserção de até 7 tecnologias e suas combinações no produto. A escolha desse tipo de aeronave está relacionada à importância da mesma para o sistema de transporte aéreo e pela expectativa de que novas e melhores aeronaves neste segmento de mercado entrem em serviço por volta do ano de 2020. Os resultados da aplicação do método permitem a quantificação dos impactos das tecnologias sobre as métricas do produto, indicar os conjuntos de tecnologias mais promissoras a serem consideradas no desenvolvimento da aeronave e propor recomendações para as fases seguintes do desenvolvimento do produto e de desenvolvimento de tecnologias. O método AT2IPD elaborado, justificado, testado e analisado apresenta o ganho primário de poder trazer e lidar com informações acerca de tecnologias, produto e requisitos para avaliar os benefícios, penalidades e riscos no nível do produto, ainda em suas fases iniciais de desenvolvimento e levando em consideração os aspectos de todo ciclo de vida e as necessidades dos stakeholders.Instituto Tecnológico de AeronáuticaLuís Gonzaga TrabassoHenrique Abrahão Alves2009-07-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=817reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:01:58Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:817http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:34:27.925Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue |
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