Simulação da construção de túneis pela teoria do estado crítico via elementos finitos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paulo Ivo Braga de Queiroz
Data de Publicação: 1996
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
Texto Completo: http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1581
Resumo: Apresenta-se neste trabalho uma análise comparativa entre o desempenho dos modelos constitutivos de Estados Críticos e do modelo de Mohr-Coulomb, sob o ponto de vista da simulação numérica da construção de um túnel em solo normalmente adensado. Para tanto, toma-se como caso histórico o Metrô de Brasília, no qual a passagem dos túneis gerou recalques bastante elevados em alguns trechos da obra. Estes trechos foram construídos em solo laterítico conhecido como argila porosa vermelha. Conclui-se que os modelos de estados críticos apresentam melhores resultados em termos de deslocamentos.
id ITA_7afe078bd0390bbb256b28a1a5e8c6c3
oai_identifier_str oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:1581
network_acronym_str ITA
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
spelling Simulação da construção de túneis pela teoria do estado crítico via elementos finitosTúneis (escavação)Estruturas subterrâneasMétodo de elementos finitosSolosMecânica dos solosGeotecniaEngenharia geotécnicaApresenta-se neste trabalho uma análise comparativa entre o desempenho dos modelos constitutivos de Estados Críticos e do modelo de Mohr-Coulomb, sob o ponto de vista da simulação numérica da construção de um túnel em solo normalmente adensado. Para tanto, toma-se como caso histórico o Metrô de Brasília, no qual a passagem dos túneis gerou recalques bastante elevados em alguns trechos da obra. Estes trechos foram construídos em solo laterítico conhecido como argila porosa vermelha. Conclui-se que os modelos de estados críticos apresentam melhores resultados em termos de deslocamentos.Instituto Tecnológico de AeronáuticaFlávio Massayuki KuwajimaMárcio de Souza Soares de AlmeidaPaulo Ivo Braga de Queiroz1996-10-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1581reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITAinstname:Instituto Tecnológico de Aeronáuticainstacron:ITAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessapplication/pdf2019-02-02T14:02:43Zoai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:1581http://oai.bdtd.ibict.br/requestopendoar:null2020-05-28 19:36:44.681Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáuticatrue
dc.title.none.fl_str_mv Simulação da construção de túneis pela teoria do estado crítico via elementos finitos
title Simulação da construção de túneis pela teoria do estado crítico via elementos finitos
spellingShingle Simulação da construção de túneis pela teoria do estado crítico via elementos finitos
Paulo Ivo Braga de Queiroz
Túneis (escavação)
Estruturas subterrâneas
Método de elementos finitos
Solos
Mecânica dos solos
Geotecnia
Engenharia geotécnica
title_short Simulação da construção de túneis pela teoria do estado crítico via elementos finitos
title_full Simulação da construção de túneis pela teoria do estado crítico via elementos finitos
title_fullStr Simulação da construção de túneis pela teoria do estado crítico via elementos finitos
title_full_unstemmed Simulação da construção de túneis pela teoria do estado crítico via elementos finitos
title_sort Simulação da construção de túneis pela teoria do estado crítico via elementos finitos
author Paulo Ivo Braga de Queiroz
author_facet Paulo Ivo Braga de Queiroz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Flávio Massayuki Kuwajima
Márcio de Souza Soares de Almeida
dc.contributor.author.fl_str_mv Paulo Ivo Braga de Queiroz
dc.subject.por.fl_str_mv Túneis (escavação)
Estruturas subterrâneas
Método de elementos finitos
Solos
Mecânica dos solos
Geotecnia
Engenharia geotécnica
topic Túneis (escavação)
Estruturas subterrâneas
Método de elementos finitos
Solos
Mecânica dos solos
Geotecnia
Engenharia geotécnica
dc.description.none.fl_txt_mv Apresenta-se neste trabalho uma análise comparativa entre o desempenho dos modelos constitutivos de Estados Críticos e do modelo de Mohr-Coulomb, sob o ponto de vista da simulação numérica da construção de um túnel em solo normalmente adensado. Para tanto, toma-se como caso histórico o Metrô de Brasília, no qual a passagem dos túneis gerou recalques bastante elevados em alguns trechos da obra. Estes trechos foram construídos em solo laterítico conhecido como argila porosa vermelha. Conclui-se que os modelos de estados críticos apresentam melhores resultados em termos de deslocamentos.
description Apresenta-se neste trabalho uma análise comparativa entre o desempenho dos modelos constitutivos de Estados Críticos e do modelo de Mohr-Coulomb, sob o ponto de vista da simulação numérica da construção de um túnel em solo normalmente adensado. Para tanto, toma-se como caso histórico o Metrô de Brasília, no qual a passagem dos túneis gerou recalques bastante elevados em alguns trechos da obra. Estes trechos foram construídos em solo laterítico conhecido como argila porosa vermelha. Conclui-se que os modelos de estados críticos apresentam melhores resultados em termos de deslocamentos.
publishDate 1996
dc.date.none.fl_str_mv 1996-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1581
url http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1581
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
publisher.none.fl_str_mv Instituto Tecnológico de Aeronáutica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron:ITA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA
instname_str Instituto Tecnológico de Aeronáutica
instacron_str ITA
institution ITA
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Túneis (escavação)
Estruturas subterrâneas
Método de elementos finitos
Solos
Mecânica dos solos
Geotecnia
Engenharia geotécnica
_version_ 1706809271700684800