Modelo econométrico de investigação do efeito do uso de codesharing como reação à entrada de um competidor low cost carrier
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA |
Texto Completo: | http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3088 |
Resumo: | O presente trabalho objetiva efetuar um estudo dos efeitos concorrenciais de uma forma de aliança estratégica que vem recebendo maior atenção por parte das companhias aéreas por todo o mundo: o acordo de compartilhamento de voos, conhecido como "codesharing". A intenção é avaliar os efeitos gerados com a implementação do acordo de codesharing quando efetuado entre duas grandes companhias aéreas incumbentes frente à entrada de um novo competidor de operação de custo baixo (Low Cost Carrier). Esta relação concorrencial, ainda não é muito abordada na literatura acadêmica, assim permite um maior entendimento dos efeitos concorrenciais da constituição de alianças em um importante setor da economia nacional. Para isso, foi desenvolvida uma modelagem econométrica com emprego de estimador de efeitos fixos nível de rota, incumbente e tempo, utilizando-se para aplicação em um estudo de caso evidenciado no início dos anos 2000, denominado nesta pesquisa como "Codeshare Varig-TAM". O modelo econométrico proposto analisa os efeitos das reações no preço médio das passagens após entrada do novo competidor Low Cost Carrier. Os resultados indicam reduções do preço médio das passagens em todos os casos quando a empresa novata de baixo custo entrava na rota. Adicionalmente, identificamos que, para condições em que não existia o acordo de codeshare implementado, a redução de preços era 12,4%, em média. Por outro lado, quando o acordo de codeshare entre as incumbentes já estava em vigor, a redução foi apenas 8,3%, em média. Estes resultados permitem inferir que o acordo de codeshare, quando implementado, pode ser uma ferramenta estratégica das grandes empresas aéreas para suavizar a ação de redução de preços das passagens (e de perdas de lucratividade) quando competindo diretamente com empresas novatas com modelo de negócio baseado em custos baixos. |
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