A dignidade da pessoa humana como fenômeno em construção: o papel das universidades na construção da cultura jurídico simbólica da dignidade da pessoa humana e seus reflexos nas instituições de direito
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Vianna Sapiens |
Texto Completo: | https://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/194 |
Resumo: | O presente trabalho pretende refletir qual o papel das universidades na construção de uma cultura jurídica simbólica em torno do que é dignidade da pessoa humana, que possa influenciar a identidade dos operadores do direito e por consequência a instituições. Para tanto, primeiro se identificou alguns argumentos que afirmam existir um abismo entre a teoria e a proteção efetiva dos direitos humanos. Em seguida, foram utilizados estudos empíricos já publicados sobre o domínio e utilização dos direitos humanos no Judiciário, estabelecendo inferências importantes sobre tais dados. Por fim, estabeleceu uma correlação entre a cultura jurídica simbólica, presente na identidade dos operadores do direito, e o papel das universidades nesta construção. Como conclusão principal o artigo identificou uma correlação entre o ensino isolado de teorias abstrata e gerais dos direitos humanos nas universidades e a insipiente prática de proteção e reparação a violações dos mesmos direitos. |
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A dignidade da pessoa humana como fenômeno em construção: o papel das universidades na construção da cultura jurídico simbólica da dignidade da pessoa humana e seus reflexos nas instituições de direitoDIGNIDADE DA PESSOA HUMANAUNIVERSIDADEIDENTIDADECULTURA JURÍDICAENSINO JURÍDICOO presente trabalho pretende refletir qual o papel das universidades na construção de uma cultura jurídica simbólica em torno do que é dignidade da pessoa humana, que possa influenciar a identidade dos operadores do direito e por consequência a instituições. Para tanto, primeiro se identificou alguns argumentos que afirmam existir um abismo entre a teoria e a proteção efetiva dos direitos humanos. Em seguida, foram utilizados estudos empíricos já publicados sobre o domínio e utilização dos direitos humanos no Judiciário, estabelecendo inferências importantes sobre tais dados. Por fim, estabeleceu uma correlação entre a cultura jurídica simbólica, presente na identidade dos operadores do direito, e o papel das universidades nesta construção. Como conclusão principal o artigo identificou uma correlação entre o ensino isolado de teorias abstrata e gerais dos direitos humanos nas universidades e a insipiente prática de proteção e reparação a violações dos mesmos direitos.Faculdades Integradas Vianna Júnior2017-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/194Revista Vianna Sapiens; v. 7 n. 2 (2016): Revista Vianna Sapiens - Julho a Dezembro de 2016; 192177-3726reponame:Vianna Sapiensinstname:Instituto Vianna Júnior (IVJ)instacron:IVJporhttps://www.viannasapiens.com.br/revista/article/view/194/179Copyright (c) 2017 Revista Vianna Sapienshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBorges, Leandro Antonio2023-09-13T18:23:37Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/194Revistawww.viannasapiens.com.brONGhttps://www.viannasapiens.com.br/revista/oai||rzacarias@vianna.edu.br2177 37262177 3726opendoar:2023-09-13T18:23:37Vianna Sapiens - Instituto Vianna Júnior (IVJ)false |
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