Formação de professores em História: desafios e perspectivas para a redefinição da relação teoria e prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Éder Cristiano de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
Texto Completo: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/83
Resumo: Discutir a formação de professores é um empreendimento que não pode desprezar a centralidade da relação entre teoria e prática. Na área de História, os cursos de licenciatura vivem um dilema, pois a maior parte de seus docentes são historiadores, que geralmente centram sua atuação na difusão dos conhecimentos produzidos a partir dos cânones teórico-metodológicos da ciência histórica, enquanto se distanciam, colocam em segundo plano ou delegam aos especialistas da área da didática geral a discussão sobre a função didática do conhecimento histórico e também em relação aos fundamentos da prática docente no âmbito da História. O presente artigo problematiza esse modelo de formação, traz contribuições dos estudos da Didática da História e da Educação Histórica para este debate e apresenta proposições e experiências de trabalho que podem auxiliar na redefinição de práticas, papéis e posturas nessa área.
id IVOTI-1_a62208df7e38a99e07a1c2f9b3806b61
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/83
network_acronym_str IVOTI-1
network_name_str Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
repository_id_str
spelling Formação de professores em História: desafios e perspectivas para a redefinição da relação teoria e práticaProfessores - FormaçãoHistóriaDidática de HistóriaEducaçãoDiscutir a formação de professores é um empreendimento que não pode desprezar a centralidade da relação entre teoria e prática. Na área de História, os cursos de licenciatura vivem um dilema, pois a maior parte de seus docentes são historiadores, que geralmente centram sua atuação na difusão dos conhecimentos produzidos a partir dos cânones teórico-metodológicos da ciência histórica, enquanto se distanciam, colocam em segundo plano ou delegam aos especialistas da área da didática geral a discussão sobre a função didática do conhecimento histórico e também em relação aos fundamentos da prática docente no âmbito da História. O presente artigo problematiza esse modelo de formação, traz contribuições dos estudos da Didática da História e da Educação Histórica para este debate e apresenta proposições e experiências de trabalho que podem auxiliar na redefinição de práticas, papéis e posturas nessa área.Faculdade Instituto Ivoti2015-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/8310.55602/rlic.v3i2.91Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 3 n. 2 (2015); 85-922525-57542318-5252reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)instname:Instituto Ivotiinstacron:IVOTIporhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/83/84https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Éder Cristiano de2024-06-06T20:50:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/83Revistahttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/PRIhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/oaiailim.schwambach@institutoivoti.com.br2525-57542318-5252opendoar:2024-06-06T20:50:56Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivotifalse
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores em História: desafios e perspectivas para a redefinição da relação teoria e prática
title Formação de professores em História: desafios e perspectivas para a redefinição da relação teoria e prática
spellingShingle Formação de professores em História: desafios e perspectivas para a redefinição da relação teoria e prática
Souza, Éder Cristiano de
Professores - Formação
História
Didática de História
Educação
title_short Formação de professores em História: desafios e perspectivas para a redefinição da relação teoria e prática
title_full Formação de professores em História: desafios e perspectivas para a redefinição da relação teoria e prática
title_fullStr Formação de professores em História: desafios e perspectivas para a redefinição da relação teoria e prática
title_full_unstemmed Formação de professores em História: desafios e perspectivas para a redefinição da relação teoria e prática
title_sort Formação de professores em História: desafios e perspectivas para a redefinição da relação teoria e prática
author Souza, Éder Cristiano de
author_facet Souza, Éder Cristiano de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Éder Cristiano de
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação
História
Didática de História
Educação
topic Professores - Formação
História
Didática de História
Educação
description Discutir a formação de professores é um empreendimento que não pode desprezar a centralidade da relação entre teoria e prática. Na área de História, os cursos de licenciatura vivem um dilema, pois a maior parte de seus docentes são historiadores, que geralmente centram sua atuação na difusão dos conhecimentos produzidos a partir dos cânones teórico-metodológicos da ciência histórica, enquanto se distanciam, colocam em segundo plano ou delegam aos especialistas da área da didática geral a discussão sobre a função didática do conhecimento histórico e também em relação aos fundamentos da prática docente no âmbito da História. O presente artigo problematiza esse modelo de formação, traz contribuições dos estudos da Didática da História e da Educação Histórica para este debate e apresenta proposições e experiências de trabalho que podem auxiliar na redefinição de práticas, papéis e posturas nessa área.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/83
10.55602/rlic.v3i2.91
url https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/83
identifier_str_mv 10.55602/rlic.v3i2.91
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/83/84
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Instituto Ivoti
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Instituto Ivoti
dc.source.none.fl_str_mv Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 3 n. 2 (2015); 85-92
2525-5754
2318-5252
reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
instname:Instituto Ivoti
instacron:IVOTI
instname_str Instituto Ivoti
instacron_str IVOTI
institution IVOTI
reponame_str Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
collection Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivoti
repository.mail.fl_str_mv ailim.schwambach@institutoivoti.com.br
_version_ 1806551358861475840