A gestão de pessoas como instrumento de melhoria do atendimento e relacionamento com clientes nas organizações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MENDES, Vanessa Camargo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/50049
Resumo: Diante da dinâmica do mercado, que se apresenta paulatinamente competitivo, para vencer no mercado, as empresas precisam transformar-se em peritas não apenas na construção de produtos e serviços, mas também na atração e fidelização de clientes. Por isso, as empresas tem buscado cada vez mais um melhor desempenho diante de seus clientes, visando entregar valor e satisfação de uma forma diferenciada dos seus concorrentes. Neste contexto, o presente artigo tem como objetivo principal investigar o impacto da gestão de pessoas na qualidade do atendimento e na melhoria do relacionamento da organização com seus clientes. Logo, os objetivos específicos visam apresentar os conceitos que envolvem a gestão de pessoas nas organizações; abordar a importância do bom atendimento ao público e do relacionamento com clientes nas organizações; e destacar a gestão de pessoas como instrumento estratégico para a excelência do atendimento ao cliente nas organizações. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa com meios bibliográficos no levantamento dos dados. Os resultados mostraram que a excelência do atendimento ao cliente, sendo este conduzido pelas pessoas da organização, reflete na fidelização dos clientes, no aumento das vendas da empresa, e na lucratividade e longevidade do negócio. Logo, a gestão de pessoas, por meio da valorização e treinamento contínuo dos colaboradores, tem potencial para melhorar o atendimento e relacionamento com os clientes, gerando assim, uma vantagem competitiva importante para a empresa diante do mercado.
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Logo, os objetivos específicos visam apresentar os conceitos que envolvem a gestão de pessoas nas organizações; abordar a importância do bom atendimento ao público e do relacionamento com clientes nas organizações; e destacar a gestão de pessoas como instrumento estratégico para a excelência do atendimento ao cliente nas organizações. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa com meios bibliográficos no levantamento dos dados. Os resultados mostraram que a excelência do atendimento ao cliente, sendo este conduzido pelas pessoas da organização, reflete na fidelização dos clientes, no aumento das vendas da empresa, e na lucratividade e longevidade do negócio. Logo, a gestão de pessoas, por meio da valorização e treinamento contínuo dos colaboradores, tem potencial para melhorar o atendimento e relacionamento com os clientes, gerando assim, uma vantagem competitiva importante para a empresa diante do mercado.Gestão de pessoasAtendimento ao clienteRelacionamento com clientesA gestão de pessoas como instrumento de melhoria do atendimento e relacionamento com clientes nas organizaçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisAdministraçãoporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALVANESSA_CAMARGO_MENDES.pdfVANESSA_CAMARGO_MENDES.pdfapplication/pdf259716https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/50049/1/VANESSA_CAMARGO_MENDES.pdf5e83f77d491106d056fcb5a8747a83d8MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/50049/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/500492023-03-24 09:49:37.064oai:repositorio.pgsscogna.com.br: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Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-03-24T12:49:37falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-03-24T12:49:37Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
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