Uso irracional de antibióticos e resistências bacterianas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COSTA, Joilson Silva da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/35287
Resumo: A problematização desta pesquisa envolveu os prováveis motivos do crescente uso de forma irracional dos antibióticos e resistência bacteriana, que atualmente é classificado como um problema de saúde pública. O objetivo geral foi discutir acerca do uso irracional de antibióticos e os principais fatores da resistência bacteriana e como objetivos específicos: analisar as principais características das infecções bacterianas; descrever os principais tratamentos antimicrobianos disponíveis no mercado atualmente; abordar as razões da resistência bacteriana aos medicamentos. Para isso foi feito uma pesquisa em diversas fontes bibliográficas com temas que se enquadravam no presente estudo. Foi visto que, as infecções bacterianas são as principais causas de morte a nível global, sendo executoras de diversas patologias, algumas mais simples e outras mais complexas. Quanto a escolha do melhor tipo de tratamento, é primeiramente necessário o conhecimento a respeito do tipo de microrganismo e local de exposição do patógeno, pois os passos básicos dos aspectos que resultam um uso inapropriado de antibióticos são principalmente a seleção errônea da classe farmacológica, dosagem imprópria, tempo de uso equivocado, entre outros. Sendo assim, indispensável enfatizar o trabalho de informação aos pacientes e capacitação dos prescritores, assim como, a elaboração de regulamentações para a escolha apropriada dos antibióticos que deverão ser utilizados, tanto em ambientes domésticos, quanto em âmbitos hospitalares são de suma importância.
id Krot_319e6f49a7a19db140325fac25b38d1b
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/35287
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Uso irracional de antibióticos e resistências bacterianasAntibióticosAutomedicaçãoA problematização desta pesquisa envolveu os prováveis motivos do crescente uso de forma irracional dos antibióticos e resistência bacteriana, que atualmente é classificado como um problema de saúde pública. O objetivo geral foi discutir acerca do uso irracional de antibióticos e os principais fatores da resistência bacteriana e como objetivos específicos: analisar as principais características das infecções bacterianas; descrever os principais tratamentos antimicrobianos disponíveis no mercado atualmente; abordar as razões da resistência bacteriana aos medicamentos. Para isso foi feito uma pesquisa em diversas fontes bibliográficas com temas que se enquadravam no presente estudo. Foi visto que, as infecções bacterianas são as principais causas de morte a nível global, sendo executoras de diversas patologias, algumas mais simples e outras mais complexas. Quanto a escolha do melhor tipo de tratamento, é primeiramente necessário o conhecimento a respeito do tipo de microrganismo e local de exposição do patógeno, pois os passos básicos dos aspectos que resultam um uso inapropriado de antibióticos são principalmente a seleção errônea da classe farmacológica, dosagem imprópria, tempo de uso equivocado, entre outros. Sendo assim, indispensável enfatizar o trabalho de informação aos pacientes e capacitação dos prescritores, assim como, a elaboração de regulamentações para a escolha apropriada dos antibióticos que deverão ser utilizados, tanto em ambientes domésticos, quanto em âmbitos hospitalares são de suma importância.2021-10-18T16:21:27Z2021-10-18T16:21:27Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/35287COSTA, Joilson Silva daporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-14T13:06:34Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/35287Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-10-14T13:06:34falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-10-14T13:06:34Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Uso irracional de antibióticos e resistências bacterianas
title Uso irracional de antibióticos e resistências bacterianas
spellingShingle Uso irracional de antibióticos e resistências bacterianas
COSTA, Joilson Silva da
Antibióticos
Automedicação
title_short Uso irracional de antibióticos e resistências bacterianas
title_full Uso irracional de antibióticos e resistências bacterianas
title_fullStr Uso irracional de antibióticos e resistências bacterianas
title_full_unstemmed Uso irracional de antibióticos e resistências bacterianas
title_sort Uso irracional de antibióticos e resistências bacterianas
author COSTA, Joilson Silva da
author_facet COSTA, Joilson Silva da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv COSTA, Joilson Silva da
dc.subject.por.fl_str_mv Antibióticos
Automedicação
topic Antibióticos
Automedicação
description A problematização desta pesquisa envolveu os prováveis motivos do crescente uso de forma irracional dos antibióticos e resistência bacteriana, que atualmente é classificado como um problema de saúde pública. O objetivo geral foi discutir acerca do uso irracional de antibióticos e os principais fatores da resistência bacteriana e como objetivos específicos: analisar as principais características das infecções bacterianas; descrever os principais tratamentos antimicrobianos disponíveis no mercado atualmente; abordar as razões da resistência bacteriana aos medicamentos. Para isso foi feito uma pesquisa em diversas fontes bibliográficas com temas que se enquadravam no presente estudo. Foi visto que, as infecções bacterianas são as principais causas de morte a nível global, sendo executoras de diversas patologias, algumas mais simples e outras mais complexas. Quanto a escolha do melhor tipo de tratamento, é primeiramente necessário o conhecimento a respeito do tipo de microrganismo e local de exposição do patógeno, pois os passos básicos dos aspectos que resultam um uso inapropriado de antibióticos são principalmente a seleção errônea da classe farmacológica, dosagem imprópria, tempo de uso equivocado, entre outros. Sendo assim, indispensável enfatizar o trabalho de informação aos pacientes e capacitação dos prescritores, assim como, a elaboração de regulamentações para a escolha apropriada dos antibióticos que deverão ser utilizados, tanto em ambientes domésticos, quanto em âmbitos hospitalares são de suma importância.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2021-10-18T16:21:27Z
2021-10-18T16:21:27Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/35287
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/35287
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672931304210432