VTOL, a nova era da aviação regional e militar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/48669 |
Resumo: | Com o decorrer dos séculos o pensamento de realizar decolagens e pousos na vertical com objetivo de minimizar o espaço de operação e maximizar os locais onde podem haver essas operações, para isso o desenvolvimento e aprimoramento de tecnologias foram produzidas, desde os XFV-1 em 1954, até os F35 de 2011 ambos militares, a partir dos conhecimentos incorporados deu-se início aos projetos de VTOL para a aviação civil intra-municipal, com o propósito de aprimorar o que os helicópteros faziam. Estudos para a escolha do melhor modelo para o embasamento do VTOL, foram feitos usando como base os 4 tipos de princípios para transição, TiltBody, TailSitter, TiltWing e TiltRotor, escolhendo o TiltBody como a melhor opção, não tendo partes móveis, diferente dos motores do TiltRotor ou das asas do TiltWing, não necessitando também de modificar o seu eixo quando em voo ou quando em pouso, a partir disso criações das maiores fabricantes de aeronaves e empresas do ramo do transporte começaram a “corrida” pela incorporação desse produto no cotidiano das pessoas. Essas aeronaves estão sendo projetadas com intuito de desafogar o trânsito das cidades, em especial as grandes, além de diminuir as emissões e ruídos causados pelos veículos terrestres de transporte único ou não. Em relação às regulamentações para tal circulação está ainda em estágio embrionário, com poucas especificações e planejamento, já que uma operação dessa é de risco já que em cidade a um grande número de fios, aves, pipas, drones que são extremamente perigosos para as aeronaves, não somente isso como prédios e lixo classificado como FOD (Danos de Objetos Estranhos) próximos aos locais de pouso e decolagem. Outro ponto que deve se atentar é fato do espaço aéreo, onde há a indagação onde as aeronaves serão livres para fazer suas próprias rotas sem predeterminação, isso com aeronaves autônomas e interligadas entre si, localizando reciprocamente e desviando-se uns dos outros, ou usaram rotas demarcadas como as aeronaves convencionais com IFR (voo por instrumento), tendo que às duas propostas, ser incapaz de causar conflito de rotas. Contudo, a história já provou que a humanidade tem a competência de ultrapassar todas as dificuldades e empecilhos, sejam quais forem, em prol do desenvolvimento e evolução. |
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SUARES, João Victor Silva2022-12-15T12:05:47Z2022-12-15T12:05:47Z2022https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/48669Com o decorrer dos séculos o pensamento de realizar decolagens e pousos na vertical com objetivo de minimizar o espaço de operação e maximizar os locais onde podem haver essas operações, para isso o desenvolvimento e aprimoramento de tecnologias foram produzidas, desde os XFV-1 em 1954, até os F35 de 2011 ambos militares, a partir dos conhecimentos incorporados deu-se início aos projetos de VTOL para a aviação civil intra-municipal, com o propósito de aprimorar o que os helicópteros faziam. Estudos para a escolha do melhor modelo para o embasamento do VTOL, foram feitos usando como base os 4 tipos de princípios para transição, TiltBody, TailSitter, TiltWing e TiltRotor, escolhendo o TiltBody como a melhor opção, não tendo partes móveis, diferente dos motores do TiltRotor ou das asas do TiltWing, não necessitando também de modificar o seu eixo quando em voo ou quando em pouso, a partir disso criações das maiores fabricantes de aeronaves e empresas do ramo do transporte começaram a “corrida” pela incorporação desse produto no cotidiano das pessoas. Essas aeronaves estão sendo projetadas com intuito de desafogar o trânsito das cidades, em especial as grandes, além de diminuir as emissões e ruídos causados pelos veículos terrestres de transporte único ou não. Em relação às regulamentações para tal circulação está ainda em estágio embrionário, com poucas especificações e planejamento, já que uma operação dessa é de risco já que em cidade a um grande número de fios, aves, pipas, drones que são extremamente perigosos para as aeronaves, não somente isso como prédios e lixo classificado como FOD (Danos de Objetos Estranhos) próximos aos locais de pouso e decolagem. Outro ponto que deve se atentar é fato do espaço aéreo, onde há a indagação onde as aeronaves serão livres para fazer suas próprias rotas sem predeterminação, isso com aeronaves autônomas e interligadas entre si, localizando reciprocamente e desviando-se uns dos outros, ou usaram rotas demarcadas como as aeronaves convencionais com IFR (voo por instrumento), tendo que às duas propostas, ser incapaz de causar conflito de rotas. Contudo, a história já provou que a humanidade tem a competência de ultrapassar todas as dificuldades e empecilhos, sejam quais forem, em prol do desenvolvimento e evolução.VTOLAviaçãoAeronaves. eVTOLVooVTOL, a nova era da aviação regional e militarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCiências Aeronáuticasporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALVTOL,+A+NOVA+ERA+DA+AVIAÇÃO+REGIONAL+E+MILITAR.pdfVTOL,+A+NOVA+ERA+DA+AVIAÇÃO+REGIONAL+E+MILITAR.pdfapplication/pdf1664242https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/48669/1/VTOL%2c%2bA%2bNOVA%2bERA%2bDA%2bAVIA%c3%87%c3%83O%2bREGIONAL%2bE%2bMILITAR.pdf45d1d21bc2e88011ea1335113b446253MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/48669/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/486692022-12-15 09:05:47.638oai:repositorio.pgsscogna.com.br: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Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-12-15T12:05:47falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-12-15T12:05:47Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
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