Entre a recepção e a formação do leitor: olhares sobre a interseccionalidade de raça e gênero com contos e Chimamanda Ngozi Adichie e Conceição Evaristo no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PAULA, Andreia Mineto de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/67570
Resumo: Este estudo é resultado da pesquisa de mestrado junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade de Cuiabá e do Instituto Federal de Mato Grosso, o qual teve como objetivo geral descrever e analisar a recepção de contos literários da literatura contemporânea de autoria feminina negra, a partir das obras No Pescoço (2017), de Chimamanda Ngozi Adichie e Olhos d’água (2020), Conceição Evaristo, por alunos do primeiro ano do Ensino Médio na disciplina de Língua Portuguesa, em uma escola da rede estadual de ensino em Nova Mutum-MT. Nessa direção, são discutidas as temáticas voltadas à interseccionalidade, subalternidade feminina, raça e gênero, vinculando-se ao paradigma literário e o paradigma social-identitário: (res) significações no ensino de literatura. Desse modo, esse trabalho realiza um estudo de comparação entre as obras citadas, com base nas seguintes discussões: a interseccionalidade e seus efeitos, a subalternidade feminina frente ao racismo e a intolerância social diante das minorias, que são representadas por mulheres negras. Nesse contexto, descreve-se e analisa-se a recepção dos contos de literatura feminina africana e afro-brasileira ancoradas na Estética da Recepção, de Jauss (1979) e na Teoria do Efeito Estético de Iser (1996), além disso a proposta de sequência básica de leitura é norteada, a partir do Letramento Literário proposto por Cosson (2009,2014, 2021). A pesquisa é classificada como pesquisa-ação com natureza metodológica qualitativa, tomando como base teórica Thiollent (2009). Desse modo, para a etapa de análise dos resultados obtidos, foram aplicados questionários, debates, roda de leitura e discussões, com a intenção de observar e analisar a receptividade dos contos literários e seus efeitos entre os leitores envolvidos na pesquisa e ensino. Dessa maneira, os resultados obtidos no pré-teste e pós-teste foram estruturados por métodos mistos quantitativa e qualitativa, a qual apresentou nível satisfatórios durante o período de aplicação da pesquisa e durante a realização das oficinas observou-se um envolvimento maior dos alunos com a formação do leitor.
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Desse modo, esse trabalho realiza um estudo de comparação entre as obras citadas, com base nas seguintes discussões: a interseccionalidade e seus efeitos, a subalternidade feminina frente ao racismo e a intolerância social diante das minorias, que são representadas por mulheres negras. Nesse contexto, descreve-se e analisa-se a recepção dos contos de literatura feminina africana e afro-brasileira ancoradas na Estética da Recepção, de Jauss (1979) e na Teoria do Efeito Estético de Iser (1996), além disso a proposta de sequência básica de leitura é norteada, a partir do Letramento Literário proposto por Cosson (2009,2014, 2021). A pesquisa é classificada como pesquisa-ação com natureza metodológica qualitativa, tomando como base teórica Thiollent (2009). 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