A importância da educação em saúde bucal para escolares: uma revisão de literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARAÚJO, Laize Carvalho de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/37084
Resumo: A composição da saúde geral do indivíduo perpassa por inúmeros aspectos, dentre eles, a saúde bucal é parte indissociável. Noções e hábitos de cuidado com a saúde necessitam iniciar-se ainda na infância, uma vez que esse é um período no qual o indivíduo começa a formar sua personalidade. O ambiente escolar é considerado um espaço ideal para o desenvolvimento das estratégias de promoção em saúde, haja vista que a escola é um lugar rico de novos conhecimentos e é também responsável pela constituição de atitudes e valores. De acordo com a Organização Pan americana de Saúde (OPS), a promoção de saúde quando trabalhada em escolas utiliza-se de uma visão multidisciplinar do ser humano, conseguindo considerar os indivíduos em seu contexto familiar, da comunidade a qual eles fazem parte e o meio social em que encontram-se inseridos. Hábitos, atitudes e crenças quando constituídos durante a infância e à adolescência apresentam boas chances de ficarem eternizados até a vida adulta. Também enxerga-se a grande possibilidade de transmissão desses saberes as gerações futuras, com mudanças de estilos de vidas favoráveis a espécie. Nessa perspectiva, discute-se quão preparados encontram-se os professores que atuam em escola de ensino fundamental e se eles são capazes de identificar agravos de saúde bucal em seus alunos. Igualmente, questiona-se o nível de habilidade desses educadores para orientar seus alunos na promoção e prevenção em saúde, ou seja, esses profissionais trazem bagagem suficiente para uma atuação efetivamente nessa área junto aos seus alunos? A metodologia utilizada na composição desse estudo foi uma revisão de literatura do tipo qualitativa e descritiva utilizando artigos disponíveis em bases de dados de bibliotecas virtuais (PubMed, Dental Press, SciELO, Cadernos De Saúde Pública, etc.), além de livros disponíveis para acesso na biblioteca da Faculdade Pitágoras - Imperatriz. Diante disso, percebe-se a urgência de uma maior relação entre a Odontologia e a Pedagogia, para que se vislumbre o esclarecimento dessas questões. Diante do exposto pode-se concluir que a educação em saúde bucal para escolares é de extrema importância para uma formação completa do indivíduo e por isso deve ser encorajada. Nessa fase a criança está totalmente receptiva a novos conhecimentos e também pode ser mais facilmente moldada, modificando hábitos errados já adquiridos. Além disso, quando um indivíduo incorpora hábitos e aprende informações relevantes em sua idade formativa, leva consigo esses saberes e se torna um propagador desses conhecimentos, mudando as pessoas e o ambiente em que vive. No entanto, muito ainda precisa ser feito para que a educação em saúde bucal possa ser incorporada aos currículos escolares, também é importante investir em uma formação mais global do professor, com conhecimentos básicos na área da saúde e da saúde bucal na tentativa de facilitar a difusão desses conhecimentos.
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A metodologia utilizada na composição desse estudo foi uma revisão de literatura do tipo qualitativa e descritiva utilizando artigos disponíveis em bases de dados de bibliotecas virtuais (PubMed, Dental Press, SciELO, Cadernos De Saúde Pública, etc.), além de livros disponíveis para acesso na biblioteca da Faculdade Pitágoras - Imperatriz. Diante disso, percebe-se a urgência de uma maior relação entre a Odontologia e a Pedagogia, para que se vislumbre o esclarecimento dessas questões. Diante do exposto pode-se concluir que a educação em saúde bucal para escolares é de extrema importância para uma formação completa do indivíduo e por isso deve ser encorajada. Nessa fase a criança está totalmente receptiva a novos conhecimentos e também pode ser mais facilmente moldada, modificando hábitos errados já adquiridos. 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