A inclusão dos alunos de altas habilidades e super-dotação nas instituições de ensino
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/57628 |
Resumo: | De acordo com a lei de diretrizes e bases educacionais do Brasil (LDB) Nº 5.692 de 1971, alunos com altas habilidades e superdotação, assim como aqueles com consideráveis atrasos cognitivos e outras deficiências, devem ter atendimento educacional especial. Para que haja uma verdadeira inclusão do aluno em sala, é preciso criar condições para o desenvolvimento social e cognitivo dele. Sendo assim, o conhecimento das dificuldades e potencialidades auxiliam o professor a desenvolver planos de aula que evidencie os potenciais e estimule o educando a superar as barreiras encontradas ao longo do seu processo de aprendizagem. No caso das altas habilidades, é importante que o educador renuncie a qualquer conceito advindo de senso comum, como por exemplo a ideia de que todo superdotado tem bom rendimento escolar, quando na verdade tudo depende da área de conhecimento em que o aluno demonstra maior aptidão. Dessa forma, profissionais da educação devem estar preparados para amparar a cada discente, tal preparo é adquirido por meio de estudo e prática, e assim nasce a necessidade da formação continuada de professores. |
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