Ótica feminina Comunicação aplicada a desconstrução do feminino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Jamila Farias
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/48430
Resumo: Este trabalho tem por objetivo apresentar o tema ótica feminina, retratando a cerca dos diferentes aspectos da comunicação dirigida ao público feminino, a fim de compreender a mecânica por trás da construção de comportamentos e estereótipos, tendo uma clara visão da responsabilidade do profissional de Design dentro deste cenário. No primeiro capítulo, é abordado o conceito e definição de feminino, como ele é compreendido e representado pela esfera social, entendo assim a maneira de pensar e compreender os estímulos de informação e, o reflexo estrutural desta construção. Já na segunda parte do trabalho questiona-se a própria esfera social e seus canais de comunicação, a fim de entender o peso e influência dos veículos de comunicação dentro da construção comportamental, e identificar de forma clara aqueles que se beneficiam com este modelo. E para entender estes fatores, é feita uma análise pela história desde os anos 50 até os dias atuais, apresentando modelos e peças de comunicação que acabam perpetuando paradigmas e estereótipos femininos. Por fim questiona-se o papel dos designers em meio a essa estrutura comunicacional, onde entendemos como o profissional de Design atual e como suas ações podem reverberar estruturalmente na esfera feminina, ao trazer modelos e criações que gerem maior identidade, sem deixar de atender as necessidades atuais de consumo. Sendo assim, o objetivo geral deste trabalho é apresentar um panorama da linguagem e suas diferentes formatações ao decorrer dos anos, a fim de compreender as mudanças sociais e mercadológicas mediante a construção comportamental do público feminino. Tendo por função entender o papel e influência do Design nas comunicações dirigidas a mulher e apontado o peso e as consequências que a informação pode gerar em seus diferentes desdobramentos, ao evidenciar a relação estrutural e subjetiva que a mensagem carrega. Por fim, para apresentar embasar este trabalho, a metodologia de pesquisa utilizada para a realização deste trabalho, foi levantamentos bibliográficos, sendo leituras, análises de livros, artigos, imagens, conteúdo online e outras fontes similares.
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E para entender estes fatores, é feita uma análise pela história desde os anos 50 até os dias atuais, apresentando modelos e peças de comunicação que acabam perpetuando paradigmas e estereótipos femininos. Por fim questiona-se o papel dos designers em meio a essa estrutura comunicacional, onde entendemos como o profissional de Design atual e como suas ações podem reverberar estruturalmente na esfera feminina, ao trazer modelos e criações que gerem maior identidade, sem deixar de atender as necessidades atuais de consumo. Sendo assim, o objetivo geral deste trabalho é apresentar um panorama da linguagem e suas diferentes formatações ao decorrer dos anos, a fim de compreender as mudanças sociais e mercadológicas mediante a construção comportamental do público feminino. 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