Brasil e África do Sul: cooperação para a segurança marítima no Atlântico Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Filho, Pedro Lima
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
Texto Completo: http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844402
Resumo: Entre a América do Sul e a África existe o Atlântico Sul, parcela de um Oceano que serve como uma ponte para unir duas regiões que foram afastadas há muito tempo, no período jurássico, quando o continente Gondwana se desintegrou em várias partes. Assim, por milhares de anos houve uma barreira para a integração de duas vastas terras. Contudo, no século XV com a chegada dos navegadores portugueses, a América do Sul e a África começaram um lento processo de aproximação que se intensificou no século XXI, momento em que a segurança marítima surgiu como desafio para a integração, em seus dois aspectos: a safety, que trata da salvaguarda da vida humana no mar e a security, a qual possui o foco nas ações adversas, como roubo e pirataria. Tendo como base o cenário apresentado, estes aspectos foram o tema principal para a pesquisa, metodológica, bibliográfica e documental, com o propósito de identificar oportunidades de cooperação para a segurança marítima no Atlântico Sul. Dessa forma, buscouse limitar a abordagem ao Brasil e à África do Sul, por serem as principais economias lindeiras. Logo, identificou-se os interesses de ambos os Estados no Atlântico Sul e, nesse sentido, foram apresentadas as capacidades de cada Marinha e as principais operações navais realizadas, dentre as quais devem ser destacadas a ATLASUR e a IBSAMAR, as quais contam com as Marinhas do Brasil e da África do Sul. Também foi identificado que a relação entre as duas nações cresceu muito a partir dos anos 1990, com o estreitamento das relações nos Fóruns internacionais como BRICS, BASIC, IBAS, ASA e ZOPACAS. Por fim, após feita a pesquisa, conclui-se que a partir do último Fórum mencionado, foi possível vislumbrar que toda a aproximação entre Brasil e África do Sul poderia ser canalizada para o fortalecimento da segurança marítima do Atlântico Sul, com a criação de uma estrutura perene para o Órgão representada pelo estabelecimento de uma sede e a criação da figura de um Secretário-Geral, a qual daria maior representatividade e simbolismo à ZOPACAS, podendo ainda ser implementada uma forma de controle do tráfego marítimo similar ao CAMAS, com o compartilhamento das informações entre os Estados membros do grupo. Por fim, observou-se que Brasil e África do Sul, líderes regionais e parceiros em diversos Fóruns internacionais, possuem grande afinidade e possibilidade para cooperarem em busca de uma maior segurança marítima no Atlântico Sul
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Tendo como base o cenário apresentado, estes aspectos foram o tema principal para a pesquisa, metodológica, bibliográfica e documental, com o propósito de identificar oportunidades de cooperação para a segurança marítima no Atlântico Sul. Dessa forma, buscouse limitar a abordagem ao Brasil e à África do Sul, por serem as principais economias lindeiras. Logo, identificou-se os interesses de ambos os Estados no Atlântico Sul e, nesse sentido, foram apresentadas as capacidades de cada Marinha e as principais operações navais realizadas, dentre as quais devem ser destacadas a ATLASUR e a IBSAMAR, as quais contam com as Marinhas do Brasil e da África do Sul. Também foi identificado que a relação entre as duas nações cresceu muito a partir dos anos 1990, com o estreitamento das relações nos Fóruns internacionais como BRICS, BASIC, IBAS, ASA e ZOPACAS. Por fim, após feita a pesquisa, conclui-se que a partir do último Fórum mencionado, foi possível vislumbrar que toda a aproximação entre Brasil e África do Sul poderia ser canalizada para o fortalecimento da segurança marítima do Atlântico Sul, com a criação de uma estrutura perene para o Órgão representada pelo estabelecimento de uma sede e a criação da figura de um Secretário-Geral, a qual daria maior representatividade e simbolismo à ZOPACAS, podendo ainda ser implementada uma forma de controle do tráfego marítimo similar ao CAMAS, com o compartilhamento das informações entre os Estados membros do grupo. Por fim, observou-se que Brasil e África do Sul, líderes regionais e parceiros em diversos Fóruns internacionais, possuem grande afinidade e possibilidade para cooperarem em busca de uma maior segurança marítima no Atlântico SulBetween South America and Africa, there is the South Atlantic, an ocean portion which serves as a bridge to unite two regions moved away a long time ago during the Jurassic period when the Gondwana continent disintegrated into many parts. This way, for thousands of years there was a barrier to making the integration of these vast lands difficult. But, in the 15th century with the arrival of the Portuguese navigators, South America and Africa began a slow approach process that was intensified in the 21st century. At this same moment, a challenge arose for this maritime integration in two ways: as safety, which deals with the safeguarding of human life at sea and as security, which has the focus on adverse actions such as theft and piracy. Bearing this scenario in mind, these aspects constituted the main interest of this research – that is characterized as bibliographic and documental. This way, the purpose of this research was to identify cooperation opportunities to the South Atlantic maritime security. Thus, the approach was limited to Brazil and South Africa since these countries are the leading adjoining economies. Therefore, both States interests were identified and, this way, we outlined each Navy’s capacities and the main naval operations carried out, among which ATLASUR and IBSAMAR can be highlighted since both count on Brazil and South Africa’s Navies. Also, it was identified that the relationship between these two nations grew much from the 90s on with the narrowing of relations in international forums such as BRICS, BASIC, IBSA, ASA, and ZPCAS. Finally, after carrying out this research we envisioned that the approximation between Brazil and South Africa can be channeled to strengthen maritime security in the South Atlantic through the creation of a perennial structure for the organ, represented by the establishment of a Headquarters for the organization and through the creation of a General Secretary figure, which would give greater representation and symbolism to ZPCAS. It can also be implemented as a form of control of maritime traffic the same as CAMAS through information sharing between the group member-States. Finally, we also observed that as regional leaders and partners in several international forums, Brazil and South Africa have great affinity and a great possibility to cooperate in the search of a greater maritime security in the South AtlanticporEscola de Guerra Naval (EGN)Segurança internacional Atlântico Sul, OceanoBrasil e África do Sul: cooperação para a segurança marítima no Atlântico Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)instname:Marinha do Brasil (MB)instacron:MBTEXTSilva Filho.pdf.txtSilva Filho.pdf.txtExtracted texttext/plain169494https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/844402/2/Silva%20Filho.pdf.txt0a0be78a618c0f2034cdf55e0331b0abMD52THUMBNAILSilva Filho.pdf.jpgSilva Filho.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1109https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/844402/3/Silva%20Filho.pdf.jpga2fb2b5ca2a1a32602718af2bcfccc5cMD53ORIGINALSilva Filho.pdfSilva Filho.pdfapplication/pdf3645560https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/844402/1/Silva%20Filho.pdf2861a956e2689a8cacba9efc2b31b0a9MD51ripcmb/8444022022-09-23 17:02:23.137oai:www.repositorio.mar.mil.br:ripcmb/844402Repositório InstitucionalPUBhttps://www.repositorio.mar.mil.br/oai/requestdphdm.repositorio@marinha.mil.bropendoar:2022-09-23T20:02:23Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) - Marinha do Brasil (MB)false
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