Preparativos e logística de uma docagem: docagem para navios tanque de acordo com os padrões da TRANSPETRO e os desdobramentos para os navios tanque da Marinha do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Felippe, Rui Luis Schmidt
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
Texto Completo: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846248
Resumo: Nos últimos anos, o expressivo aumento das encomendas de navios, de embarcações de apoio marítimo e de plataformas de exploração de petróleo, com a intenção de suprir as necessidades do mercado em função das descobertas de novas bacias petrolíferas do pré-sal, fez com que os empresários do setor da construção naval brasileira se readaptassem à nova realidade, através do reaparelhamento, da construção de novos estaleiros ou da fusão com empresas estrangeiras, direcionando o emprego dessas unidades para o setor da construção naval. O mesmo não ocorreu com os setores de reparação e de manutenção que vêm enfrentando a escassez de estaleiros nacionais. Os poucos estaleiros que ainda se dedicam à manutenção tornam-se impróprios, em função dos altíssimos preços praticados; por essa razão, tanto os armadores brasileiros como os estrangeiros passaram a frequentar estaleiros fora do Brasil. Este trabalho tem como propósito apresentar à Marinha do Brasil (MB), alternativas de manutenção dos seus navios tanque (NT) conforme padrões da TRANSPETRO. Para atingir o propósito citado, têm-se os seguintes objetivos: -apresentar as políticas de incentivo ao setor naval nos últimos 60 anos e os seus reflexos para o desenvolvimento do setor da indústria naval brasileira; e identificar novas possibilidades para a construção, manutenção, conversão, reparação e modernização para os NT da MB junto aos estaleiros brasileiros, sul americanos e chineses, de acordo com a experiência TRANSPETRO; - apresentar a mudança de estratégia adotada pela TRANSPETRO, com a exposição de planilhas de custos e sua aplicabilidade para a MB com relação aos NT; e. - comentar sobre os sistemas de manutenção preventiva preditiva da TRANSPETRO e da MB e sobre os preparativos para a docagem adotados pela TRANSPETRO, que poderão impactar nos custos finais, e sua aplicabilidade aos NT da MB.
id MB_47657b3ae54b517420650fe03ca75016
oai_identifier_str oai:www.repositorio.mar.mil.br:ripcmb/846248
network_acronym_str MB
network_name_str Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
repository_id_str
spelling Felippe, Rui Luis SchmidtMoreira, Nilson da Silva2023-06-25T17:00:56Z2023-06-25T17:00:56Z2012https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846248Nos últimos anos, o expressivo aumento das encomendas de navios, de embarcações de apoio marítimo e de plataformas de exploração de petróleo, com a intenção de suprir as necessidades do mercado em função das descobertas de novas bacias petrolíferas do pré-sal, fez com que os empresários do setor da construção naval brasileira se readaptassem à nova realidade, através do reaparelhamento, da construção de novos estaleiros ou da fusão com empresas estrangeiras, direcionando o emprego dessas unidades para o setor da construção naval. O mesmo não ocorreu com os setores de reparação e de manutenção que vêm enfrentando a escassez de estaleiros nacionais. Os poucos estaleiros que ainda se dedicam à manutenção tornam-se impróprios, em função dos altíssimos preços praticados; por essa razão, tanto os armadores brasileiros como os estrangeiros passaram a frequentar estaleiros fora do Brasil. Este trabalho tem como propósito apresentar à Marinha do Brasil (MB), alternativas de manutenção dos seus navios tanque (NT) conforme padrões da TRANSPETRO. Para atingir o propósito citado, têm-se os seguintes objetivos: -apresentar as políticas de incentivo ao setor naval nos últimos 60 anos e os seus reflexos para o desenvolvimento do setor da indústria naval brasileira; e identificar novas possibilidades para a construção, manutenção, conversão, reparação e modernização para os NT da MB junto aos estaleiros brasileiros, sul americanos e chineses, de acordo com a experiência TRANSPETRO; - apresentar a mudança de estratégia adotada pela TRANSPETRO, com a exposição de planilhas de custos e sua aplicabilidade para a MB com relação aos NT; e. - comentar sobre os sistemas de manutenção preventiva preditiva da TRANSPETRO e da MB e sobre os preparativos para a docagem adotados pela TRANSPETRO, que poderão impactar nos custos finais, e sua aplicabilidade aos NT da MB.In recent years, the sizable increase of ship orders, support vessels and oil platforms, in order to fulfill the market needs due to the discovery of the pre-salt oil fields, has taken the businessmen of the Brazilian naval industry to readapt to this new reality, by re-equipping, building new ship yards or merging with foreign companies, directing the work of those units to the shipbuilding sector. The same has not happened with the repairing and maintenance sectors, which lack Brazilian ship yards. The few ship yards that are still dedicated to the maintenance have become inappropriate, due to the very high prices charged. For this reason, the Brazilian and foreign ship owners start using ship yards outside Brazil. This work has the purpose to present the Brazilian Navy alternatives for maintenance of its Tank Vessels according to TRANSPETRO standards. The following objectives were established, in order to achieve the mentioned purpose: - Presenting the incentive policies to the naval sector over the last 60 years and its consequences to the development of the Brazilian naval industry and, identify new possibilities for the construction, maintenance, conversion, repair and modernization of the Brazilian Navy Tank Vessels, along with the Brazilian ship yards, South American and Chinese ones, in accordance with TRANSPETRO experience. - Presenting the change in the strategy adopted by TRANSPETRO by showing the costs tables and their applicability to the Brazilian Navy in regard to the Tank Vessels and, - Commenting on the predictive and preventive maintenance systems of TRANSPETRO and the Brazilian Navy, as well as, on the preparations for the docking adopted by TRANSPETRO, what can impact in the final costs and their applicability to the Brazilian Navy Tank VesselsEscola de Guerra Naval (EGN)Assuntos marítimos e portuáriosDocagemEstaleiroManutençãoPreparativos e logística de uma docagem: docagem para navios tanque de acordo com os padrões da TRANSPETRO e os desdobramentos para os navios tanque da Marinha do Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)instname:Marinha do Brasil (MB)instacron:MBORIGINALCPEM 2012_ CLC SCHMIDT RUI.pdfCPEM 2012_ CLC SCHMIDT RUI.pdfapplication/pdf5173970https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/846248/1/CPEM%202012_%20%20CLC%20SCHMIDT%20RUI.pdf5dd8e6d192a453050ddf6a7425eda77bMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-83272https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/846248/2/license.txt8ff7ce654d5215cee2106f3e3b7eb37fMD52ripcmb/8462482023-06-25 14:10:52.748oai:www.repositorio.mar.mil.br:ripcmb/846248QW8gY29uY29yZGFyIGNvbSBlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCBvIFNyLiBhdXRvcihlcykgb3UgdGl0dWxhcihlcykgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIGRhIG9icmEgYXF1aSBkZXNjcml0YSAgIGNvbmNlZGUobSkgICDDoCAgIE1BUklOSEEgIERPICAgQlJBU0lMLCAgIGdlc3RvcmEgICBkYSAgUmVkZSAgIEJJTSAgIGUgICBkbyAgIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIE1hcmluaGEgZG8gQnJhc2lsIChSSS1NQiksIG8gZGlyZWl0byBuw6NvLWV4Y2x1c2l2byBkZSByZXByb2R1emlyLCBjb252ZXJ0ZXIgKGNvbW8gZGVmaW5pZG8gYWJhaXhvKSBlL291IGRpc3RyaWJ1aXIgbyBkb2N1bWVudG8gZGVwb3NpdGFkbyBlbSBmb3JtYXRvIGltcHJlc3NvLCBlbGV0csO0bmljbyBvdSBlbSBxdWFscXVlciBvdXRybyBtZWlvLiBPIFNyKHMpIGNvbmNvcmRhKG0pIHF1ZSBhIE1BUklOSEEgRE8gQlJBU0lMLCBnZXN0b3JhIGRhIFJlZGUgQklNIGUgZG8gUkktTUIsIHBvZGUsIHNlbSBhbHRlcmFyIG8gY29udGXDumRvLCBjb252ZXJ0ZXIgbyBhcnF1aXZvIGRlcG9zaXRhZG8gYSBxdWFscXVlciBtZWlvIG91IGZvcm1hdG8gY29tIGZpbnMgZGUgcHJlc2VydmHDp8Ojby4gTyAgU3IocykgIHRhbWLDqW0gIGNvbmNvcmRhKG0pICBxdWUgIGEgIE1BUklOSEEgIERPICBCUkFTSUwsICBnZXN0b3JhICBkYSAgUmVkZSAgQklNICBlICBkbyAgUkktTUIsICBwb2RlIG1hbnRlciBtYWlzIGRlIHVtYSBjw7NwaWEgZGVzdGUgZGVww7NzaXRvIHBhcmEgZmlucyBkZSBzZWd1cmFuw6dhLCBiYWNrLXVwIGUvb3UgcHJlc2VydmHDp8Ojby5PICBTcihzKSAgZGVjbGFyYShtKSAgcXVlICBhICBhcHJlc2VudGHDp8OjbyAgZG8gIHNldSAgdHJhYmFsaG8gIMOpICBvcmlnaW5hbCAgZSAgcXVlICBvICBTcihzKSAgcG9kZShtKSAgY29uY2VkZXIgIG9zICBkaXJlaXRvcyAgY29udGlkb3MgIG5lc3RhICBsaWNlbsOnYS4gIE8gIFNyKHMpICB0YW1iw6ltICBkZWNsYXJhKG0pICBxdWUgIG8gIGVudmlvICDDqSAgZGUgIHNldSAgY29uaGVjaW1lbnRvICBlICBuw6NvICBpbmZyaW5nZSAgb3MgIGRpcmVpdG9zICBhdXRvcmFpcyAgZGUgIG91dHJhICBwZXNzb2EgIG91ICBpbnN0aXR1acOnw6NvLiAgQ2FzbyAgbyAgZG9jdW1lbnRvICBhICBzZXIgIGRlcG9zaXRhZG8gIGNvbnRlbmhhICBtYXRlcmlhbCAgcGFyYSAgbyAgcXVhbCAgbyAgU3IocykgIG7Do28gIGRldMOpbSAgYSAgdGl0dWxhcmlkYWRlIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvcmFpcywgbyBTcihzKSBkZWNsYXJhKG0pIHF1ZSBvYnRldmUgYSBwZXJtaXNzw6NvIGlycmVzdHJpdGEgZG8gdGl0dWxhciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgZGUgY29uY2VkZXIgw6AgTUFSSU5IQSBETyBCUkFTSUwsIGdlc3RvcmEgZGEgUmVkZSBCSU0gZSBkbyBSSS1NQiwgb3MgZGlyZWl0b3MgcmVxdWVyaWRvcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYSBlIHF1ZSBvcyBtYXRlcmlhaXMgZGUgcHJvcHJpZWRhZGUgZGUgdGVyY2Vpcm9zLCBlc3TDo28gZGV2aWRhbWVudGUgaWRlbnRpZmljYWRvcyBlIHJlY29uaGVjaWRvcyBubyB0ZXh0byBvdSBjb250ZcO6ZG8gZGEgYXByZXNlbnRhw6fDo28uIENBU08gIE8gIFRSQUJBTEhPICBERVBPU0lUQURPICBURU5IQSAgU0lETyAgRklOQU5DSUFETyAgT1UgIEFQT0lBRE8gIFBPUiAgVU0gIMOTUkfDg08sICBRVUUgIE7Dg08gIEEgIElOU1RJVFVJw4fDg08gIERFU1RFICBSRVNQT1NJVMOTUklPOiAgTyAgU1IgIERFQ0xBUkEgIFRFUiAgQ1VNUFJJRE8gVE9ET1MgT1MgRElSRUlUT1MgREUgUkVWSVPDg08gRSBRVUFJU1FVRVIgT1VUUkFTIE9CUklHQcOHw5VFUyBSRVFVRVJJREFTIFBFTE8gQ09OVFJBVE8gT1UgQUNPUkRPLk8gICAgU3IocykgICAgY29uY29yZGEobSkgICAgY29tICAgIGEgICAgTGljZW7Dp2EgICAgQ3JlYXRpdmUgICAgQ29tbW9ucyAgICBhZG90YWRhICAgIHBhcmEgICAgZXN0ZSAgICBSZXBvc2l0w7NyaW8gICAgSW5zdGl0dWNpb25hbCAgICBxdWUgICAgY29uY2VkZSAgICBvICAgIGRpcmVpdG8gICAgZGUgICAgQ09NUEFSVElMSEFSICAgIGUgICAgYXMgICAgcmVzdHJpw6fDtWVzICAgIGRlICAgIEFUUklCVUnDh8ODTywgICAgTsODTyAgICBDT01FUkNJQUxJWkHDh8ODTyAgICBFICAgIFNFTSAgICBERVJJVkHDh8OVRVMuQ09NUEFSVElMSEFSOiAgY29waWFyICBlICByZWRpc3RyaWJ1aXIgIG8gIG1hdGVyaWFsICBlbSAgcXVhbHF1ZXIgIHN1cG9ydGUgIG91ICBmb3JtYXRvICBlICBvICBsaWNlbmNpYW50ZSBuw6NvIHBvZGUgcmV2b2dhciBlc3RlcyBkaXJlaXRvcyBkZXNkZSBxdWUgbyBTcihzKSByZXNwZWl0ZShtKSBvcyB0ZXJtb3MgZGEgbGljZW7Dp2EuQVRSSUJVScOHw4NPOiAgbyAgU3IocykgIGRldmUobSkgIGRhciAgbyAgY3LDqWRpdG8gIGFwcm9wcmlhZG8sICBwcm92ZXIgIHVtICBsaW5rICBwYXJhICBhICBsaWNlbsOnYSAgZSAgaW5kaWNhciAgc2UgIG11ZGFuw6dhcyAgZm9yYW0gIGZlaXRhcy4gIE8gIFNyKHMpICBkZXZlKG0pICBmYXrDqi1sbyAgZW0gIHF1YWxxdWVyICBjaXJjdW5zdMOibmNpYSByYXpvw6F2ZWwsIG1hcyBkZSBtYW5laXJhIGFsZ3VtYSBxdWUgc3VnaXJhIGFvIGxpY2VuY2lhbnRlIGEgYXBvaWFyIG8gU3Iocykgb3UgbyBzZXUgdXNvLk7Dg08gQ09NRVJDSUFMOiBvIFNyKHMpIG7Do28gcG9kZShtKSB1c2FyIG8gbWF0ZXJpYWwgcGFyYSBmaW5zIGNvbWVyY2lhaXMuU0VNIERFUklWQcOHw5VFUzogc2UgbyBTcihzKSByZW1peGFyKGVtKSwgdHJhbnNmb3JtYXIoZW0pIG91IGNyaWFyKGVtKSBhIHBhcnRpciBkbyBtYXRlcmlhbCwgbyBTcihzKSBuw6NvIHBvZGUobSkgZGlzdHJpYnVpciBvIG1hdGVyaWFsIG1vZGlmaWNhZG8uU0VNIFJFU1RSScOHw5VFUyBBRElDSU9OQUlTOiBvIFNyKHMpIG7Do28gcG9kZShtKSBhcGxpY2FyIHRlcm1vcyBqdXLDrWRpY29zIG91IG1lZGlkYXMgZGUgY2Fyw6F0ZXIgdGVjbm9sw7NnaWNvIHF1ZSByZXN0cmluamFtIGxlZ2FsbWVudGUgb3V0cm9zIGRlIGZhemVyZW0gYWxnbyBxdWUgYSBsaWNlbsOnYSBwZXJtaXRhLkEgUmVkZSBCSU0gZSBvIFJJLU1CIGlkZW50aWZpY2Fyw6EgY2xhcmFtZW50ZSBvIHNldShzKSBub21lKHMpIGNvbW8gYXV0b3IoZXMpIG91IHRpdHVsYXIoZXMpIGRvIGRpcmVpdG8gZGUgYXV0b3IoZXMpIGRvIGRvY3VtZW50byBzdWJtZXRpZG8gZSBkZWNsYXJhIHF1ZSBuw6NvIGZhcsOhIHF1YWxxdWVyIGFsdGVyYcOnw6NvIGFsw6ltIGRhcyBwZXJtaXRpZGFzIHBvciBlc3RhIGxpY2Vuw6dhLgo=Repositório InstitucionalPUBhttps://www.repositorio.mar.mil.br/oai/requestdphdm.repositorio@marinha.mil.bropendoar:2023-06-25T17:10:52Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) - Marinha do Brasil (MB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Preparativos e logística de uma docagem: docagem para navios tanque de acordo com os padrões da TRANSPETRO e os desdobramentos para os navios tanque da Marinha do Brasil
title Preparativos e logística de uma docagem: docagem para navios tanque de acordo com os padrões da TRANSPETRO e os desdobramentos para os navios tanque da Marinha do Brasil
spellingShingle Preparativos e logística de uma docagem: docagem para navios tanque de acordo com os padrões da TRANSPETRO e os desdobramentos para os navios tanque da Marinha do Brasil
Felippe, Rui Luis Schmidt
Docagem
Estaleiro
Manutenção
Assuntos marítimos e portuários
title_short Preparativos e logística de uma docagem: docagem para navios tanque de acordo com os padrões da TRANSPETRO e os desdobramentos para os navios tanque da Marinha do Brasil
title_full Preparativos e logística de uma docagem: docagem para navios tanque de acordo com os padrões da TRANSPETRO e os desdobramentos para os navios tanque da Marinha do Brasil
title_fullStr Preparativos e logística de uma docagem: docagem para navios tanque de acordo com os padrões da TRANSPETRO e os desdobramentos para os navios tanque da Marinha do Brasil
title_full_unstemmed Preparativos e logística de uma docagem: docagem para navios tanque de acordo com os padrões da TRANSPETRO e os desdobramentos para os navios tanque da Marinha do Brasil
title_sort Preparativos e logística de uma docagem: docagem para navios tanque de acordo com os padrões da TRANSPETRO e os desdobramentos para os navios tanque da Marinha do Brasil
author Felippe, Rui Luis Schmidt
author_facet Felippe, Rui Luis Schmidt
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Felippe, Rui Luis Schmidt
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moreira, Nilson da Silva
contributor_str_mv Moreira, Nilson da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Docagem
Estaleiro
Manutenção
topic Docagem
Estaleiro
Manutenção
Assuntos marítimos e portuários
dc.subject.dgpm.pt_BR.fl_str_mv Assuntos marítimos e portuários
description Nos últimos anos, o expressivo aumento das encomendas de navios, de embarcações de apoio marítimo e de plataformas de exploração de petróleo, com a intenção de suprir as necessidades do mercado em função das descobertas de novas bacias petrolíferas do pré-sal, fez com que os empresários do setor da construção naval brasileira se readaptassem à nova realidade, através do reaparelhamento, da construção de novos estaleiros ou da fusão com empresas estrangeiras, direcionando o emprego dessas unidades para o setor da construção naval. O mesmo não ocorreu com os setores de reparação e de manutenção que vêm enfrentando a escassez de estaleiros nacionais. Os poucos estaleiros que ainda se dedicam à manutenção tornam-se impróprios, em função dos altíssimos preços praticados; por essa razão, tanto os armadores brasileiros como os estrangeiros passaram a frequentar estaleiros fora do Brasil. Este trabalho tem como propósito apresentar à Marinha do Brasil (MB), alternativas de manutenção dos seus navios tanque (NT) conforme padrões da TRANSPETRO. Para atingir o propósito citado, têm-se os seguintes objetivos: -apresentar as políticas de incentivo ao setor naval nos últimos 60 anos e os seus reflexos para o desenvolvimento do setor da indústria naval brasileira; e identificar novas possibilidades para a construção, manutenção, conversão, reparação e modernização para os NT da MB junto aos estaleiros brasileiros, sul americanos e chineses, de acordo com a experiência TRANSPETRO; - apresentar a mudança de estratégia adotada pela TRANSPETRO, com a exposição de planilhas de custos e sua aplicabilidade para a MB com relação aos NT; e. - comentar sobre os sistemas de manutenção preventiva preditiva da TRANSPETRO e da MB e sobre os preparativos para a docagem adotados pela TRANSPETRO, que poderão impactar nos custos finais, e sua aplicabilidade aos NT da MB.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-25T17:00:56Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-06-25T17:00:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846248
url https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846248
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Guerra Naval (EGN)
publisher.none.fl_str_mv Escola de Guerra Naval (EGN)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
instname:Marinha do Brasil (MB)
instacron:MB
instname_str Marinha do Brasil (MB)
instacron_str MB
institution MB
reponame_str Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
collection Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
bitstream.url.fl_str_mv https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/846248/1/CPEM%202012_%20%20CLC%20SCHMIDT%20RUI.pdf
https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/846248/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 5dd8e6d192a453050ddf6a7425eda77b
8ff7ce654d5215cee2106f3e3b7eb37f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) - Marinha do Brasil (MB)
repository.mail.fl_str_mv dphdm.repositorio@marinha.mil.br
_version_ 1798310210505277440