FMEA, sistema DP e navios-sonda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramires, Ricardo Henrique de Ponte
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
Texto Completo: http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/843979
Resumo: A legislação brasileira define como plataforma qualquer estrutura marítima que possua áreas planas acima do nível do mar usadas para operações de exploração, produção e armazenamento de petróleo. Os tipos mais comuns de plataformas marítimas, utilizadas nas atividades petrolíferas, são as seguintes: plataforma fixa de aço, plataforma de gravidade, plataforma de gravidade para armazenamento, plataforma de apoio, torre articulada, ilha artificial, plataforma de bombeio, plataforma auto-levatória, plataforma complacente, plataforma de alojamento, alojamento flutuante, torre estaiada, plataforma híbrida, plataforma semi-submersível, plataforma de pernas tracionadas, plataforma ancorada e plataforma auto-elevatória de pernas inclinadas.Os navios-sonda, possuindo áreas planas acima do nível do mar usadas para atividades relacionadas á exploração do petróleo, também se encaixam nessa definição.O sistema de posicionamento dinâmico é um equipamento que permite que uma embarcação mantenha sua posição sobre a lâmina d’água independente de qualquer contato com o solo, o que tornaria inviável algumas das atividades marítimas. Mesmo que hipoteticamente pudesse haver uma amarra que tocasse o fundo, a embarcação ainda sofreria os efeitos do tempo e das marés. Isso incapacitaria um PSV, navio de apoio à plataforma, ou até mesmo o próprio navio-sonda de efetuar suas operações. O FMEA (Failure Modes & Effect Analysis) é um relatório que prevê eventuais falhas de um projeto ou processo, como o simples ato de acionar uma válvula na praça de máquinas, tendo o objetivo de guiar o operador, o Oficial de Máquinas, em direção da solução mais rápida e eficiente. Mantidos os critérios de segurança, a operação deve sempre continuar, mesmo com a ocorrência de falhas no sistema.Cabe ao Oficial de Máquinas procurar a maior quantidade possível de subsídios, como os manuais dos equipamentos e o próprio FMEA, para que sua tomada de decisão seja a mais precisa o possível em qualquer atividade que desenvolva.
id MB_4b1bfb52c0ab086f209067d8e21f9d83
oai_identifier_str oai:www.repositorio.mar.mil.br:ripcmb/843979
network_acronym_str MB
network_name_str Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
repository_id_str
spelling Fernandes, NélioRamires, Ricardo Henrique de PonteFernandes, Nélio2019-09-10T16:40:57Z2019-09-10T16:40:57Z2014http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/843979A legislação brasileira define como plataforma qualquer estrutura marítima que possua áreas planas acima do nível do mar usadas para operações de exploração, produção e armazenamento de petróleo. Os tipos mais comuns de plataformas marítimas, utilizadas nas atividades petrolíferas, são as seguintes: plataforma fixa de aço, plataforma de gravidade, plataforma de gravidade para armazenamento, plataforma de apoio, torre articulada, ilha artificial, plataforma de bombeio, plataforma auto-levatória, plataforma complacente, plataforma de alojamento, alojamento flutuante, torre estaiada, plataforma híbrida, plataforma semi-submersível, plataforma de pernas tracionadas, plataforma ancorada e plataforma auto-elevatória de pernas inclinadas.Os navios-sonda, possuindo áreas planas acima do nível do mar usadas para atividades relacionadas á exploração do petróleo, também se encaixam nessa definição.O sistema de posicionamento dinâmico é um equipamento que permite que uma embarcação mantenha sua posição sobre a lâmina d’água independente de qualquer contato com o solo, o que tornaria inviável algumas das atividades marítimas. Mesmo que hipoteticamente pudesse haver uma amarra que tocasse o fundo, a embarcação ainda sofreria os efeitos do tempo e das marés. Isso incapacitaria um PSV, navio de apoio à plataforma, ou até mesmo o próprio navio-sonda de efetuar suas operações. O FMEA (Failure Modes & Effect Analysis) é um relatório que prevê eventuais falhas de um projeto ou processo, como o simples ato de acionar uma válvula na praça de máquinas, tendo o objetivo de guiar o operador, o Oficial de Máquinas, em direção da solução mais rápida e eficiente. Mantidos os critérios de segurança, a operação deve sempre continuar, mesmo com a ocorrência de falhas no sistema.Cabe ao Oficial de Máquinas procurar a maior quantidade possível de subsídios, como os manuais dos equipamentos e o próprio FMEA, para que sua tomada de decisão seja a mais precisa o possível em qualquer atividade que desenvolva.Brazilian law defines as a platform any marine structure having flat areas above sea level used for exploration, production and storage of oil operations. The most common types of offshore platforms, used in petroleum activities are the following: fixed steel platform, gravity platform, gravity platform for storage, support platform, articulated tower, artificial island, pumping rig, jack-up platform drilling rig, compliant platform, accommodation platform, floating accommodation, guyed tower, hybrid-platform, semi-submersible platform, tensioned leg platform,anchored platform andself-lifting platform with inclined legs. The drillships, having flat areas above sea level used for oil exploration related activities, also fits that definition.The dynamic positioning system is a device that allows a vessel tomaintain its position on thewater and it won’t requireany contact with the ground, which would have avoidedthe maritime activitiesto happen. Even if hypothetically there could be an anchorto touch the bottom, the vessel would still suffer the effects of the weather and the tides. This situation would incapacitate aPSV, platform supply vessel, or even the drillship itself to proceed totheir operations.FMEA (Failure Modes & Effect Analysis) is a report that provides any failureinformationof a project or process as the simple act of driving a valve in the engineroom, whose aim is to guide the operator, the Marine Engineer, toward the fastest and most efficient solutionof the problem. Concerning safety criteria, the operationmustalways continue, even with the occurrence of system failures. It is of utmost importance that the Marine Engineerseek the biggest amount of information, such as from equipment manuals and the FMEA itself, so that their decision making is the most accurate possible in any activity that is being developed.porCentro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA)Navios sondaPlataformas de PerfuraçãoFMEA, sistema DP e navios-sondainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)instname:Marinha do Brasil (MB)instacron:MBTEXT0000038c.pdf.txt0000038c.pdf.txtExtracted texttext/plain58827https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/843979/2/0000038c.pdf.txt044164404bf07ee499c78babdba1374fMD52THUMBNAIL0000038c.pdf.jpg0000038c.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1152https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/843979/3/0000038c.pdf.jpgd394ce4c44b0bc8b4afd9984d37babc3MD53ORIGINAL0000038c.pdfapplication/pdf2085082https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/843979/1/0000038c.pdf31bb844589fe48b793942ef30af7dd20MD51ripcmb/8439792022-09-23 17:12:28.826oai:www.repositorio.mar.mil.br:ripcmb/843979Repositório InstitucionalPUBhttps://www.repositorio.mar.mil.br/oai/requestdphdm.repositorio@marinha.mil.bropendoar:2022-09-23T20:12:28Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) - Marinha do Brasil (MB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv FMEA, sistema DP e navios-sonda
title FMEA, sistema DP e navios-sonda
spellingShingle FMEA, sistema DP e navios-sonda
Ramires, Ricardo Henrique de Ponte
Navios sonda
Plataformas de Perfuração
title_short FMEA, sistema DP e navios-sonda
title_full FMEA, sistema DP e navios-sonda
title_fullStr FMEA, sistema DP e navios-sonda
title_full_unstemmed FMEA, sistema DP e navios-sonda
title_sort FMEA, sistema DP e navios-sonda
author Ramires, Ricardo Henrique de Ponte
author_facet Ramires, Ricardo Henrique de Ponte
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fernandes, Nélio
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramires, Ricardo Henrique de Ponte
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fernandes, Nélio
contributor_str_mv Fernandes, Nélio
dc.subject.por.fl_str_mv Navios sonda
Plataformas de Perfuração
topic Navios sonda
Plataformas de Perfuração
description A legislação brasileira define como plataforma qualquer estrutura marítima que possua áreas planas acima do nível do mar usadas para operações de exploração, produção e armazenamento de petróleo. Os tipos mais comuns de plataformas marítimas, utilizadas nas atividades petrolíferas, são as seguintes: plataforma fixa de aço, plataforma de gravidade, plataforma de gravidade para armazenamento, plataforma de apoio, torre articulada, ilha artificial, plataforma de bombeio, plataforma auto-levatória, plataforma complacente, plataforma de alojamento, alojamento flutuante, torre estaiada, plataforma híbrida, plataforma semi-submersível, plataforma de pernas tracionadas, plataforma ancorada e plataforma auto-elevatória de pernas inclinadas.Os navios-sonda, possuindo áreas planas acima do nível do mar usadas para atividades relacionadas á exploração do petróleo, também se encaixam nessa definição.O sistema de posicionamento dinâmico é um equipamento que permite que uma embarcação mantenha sua posição sobre a lâmina d’água independente de qualquer contato com o solo, o que tornaria inviável algumas das atividades marítimas. Mesmo que hipoteticamente pudesse haver uma amarra que tocasse o fundo, a embarcação ainda sofreria os efeitos do tempo e das marés. Isso incapacitaria um PSV, navio de apoio à plataforma, ou até mesmo o próprio navio-sonda de efetuar suas operações. O FMEA (Failure Modes & Effect Analysis) é um relatório que prevê eventuais falhas de um projeto ou processo, como o simples ato de acionar uma válvula na praça de máquinas, tendo o objetivo de guiar o operador, o Oficial de Máquinas, em direção da solução mais rápida e eficiente. Mantidos os critérios de segurança, a operação deve sempre continuar, mesmo com a ocorrência de falhas no sistema.Cabe ao Oficial de Máquinas procurar a maior quantidade possível de subsídios, como os manuais dos equipamentos e o próprio FMEA, para que sua tomada de decisão seja a mais precisa o possível em qualquer atividade que desenvolva.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-10T16:40:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-09-10T16:40:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/843979
url http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/843979
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA)
publisher.none.fl_str_mv Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
instname:Marinha do Brasil (MB)
instacron:MB
instname_str Marinha do Brasil (MB)
instacron_str MB
institution MB
reponame_str Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
collection Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
bitstream.url.fl_str_mv https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/843979/2/0000038c.pdf.txt
https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/843979/3/0000038c.pdf.jpg
https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/843979/1/0000038c.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 044164404bf07ee499c78babdba1374f
d394ce4c44b0bc8b4afd9984d37babc3
31bb844589fe48b793942ef30af7dd20
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) - Marinha do Brasil (MB)
repository.mail.fl_str_mv dphdm.repositorio@marinha.mil.br
_version_ 1798310210532540416