Importância das previsões meteorológicas para a navegação de Longo Curso e Cabotagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/451253 |
Resumo: | CIAGA. No decorrer deste trabalho são mostradas as importancias da metereologia para a navegação de Longo Curso e Cabotagem, desde o inicio, mostrando sua história e evolução no decorrer dos anos. As operações marítimas são sensíveis as variaçõe ambientais, logo, serão apresentados como osprincipais fenomenos metereologicos atuam sobre o oceano,como precipitações e nuvens, visibilidade restrita, ventos e ondas, correntes oceanicas, acúmulo de gelo, gelo sobre o mar e icebergs, há também informações envolvendo medidas a seremtomadas a fim de prover a segurança da embarcação e da tripulação, incluindo sobre o conforto depassageiros. Além disso, uma grande quantidade de informações sobre ciclones tropicais, como suas carecterísticas, indicios de uma aproximação de uma tempestade e as manobras a serem tomadas dentro e fora da área de uma tormenta, também estão presentes para garantirprimeiramenteo queos marítimos devem conhecer sobre eles para depois enfrenta-los. Como foi visto, é preciso de uma a seis horas de antecedência para preparar o navio para condições extremas, mostrando a importância dos boletins de aviso e das previsões meteorológicas. No entanto, saber analisá-los com sabedoria é o que realmente demonstra a capacidade para fazer tal preparo. O bom navegante tambémfaz um estudo do local por onde passa sua derrota. O que foi mostrado neste trabalho foi uma apresentação dos principais locais de risco de se encontrar ciclones tropicais e perceber a sua presença ou a sua aproximação. |
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Correia, Guilherme Pereira Diniz2018-07-04T18:27:05Z2018-07-04T18:27:05Z2014http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/451253CIAGA. No decorrer deste trabalho são mostradas as importancias da metereologia para a navegação de Longo Curso e Cabotagem, desde o inicio, mostrando sua história e evolução no decorrer dos anos. As operações marítimas são sensíveis as variaçõe ambientais, logo, serão apresentados como osprincipais fenomenos metereologicos atuam sobre o oceano,como precipitações e nuvens, visibilidade restrita, ventos e ondas, correntes oceanicas, acúmulo de gelo, gelo sobre o mar e icebergs, há também informações envolvendo medidas a seremtomadas a fim de prover a segurança da embarcação e da tripulação, incluindo sobre o conforto depassageiros. Além disso, uma grande quantidade de informações sobre ciclones tropicais, como suas carecterísticas, indicios de uma aproximação de uma tempestade e as manobras a serem tomadas dentro e fora da área de uma tormenta, também estão presentes para garantirprimeiramenteo queos marítimos devem conhecer sobre eles para depois enfrenta-los. Como foi visto, é preciso de uma a seis horas de antecedência para preparar o navio para condições extremas, mostrando a importância dos boletins de aviso e das previsões meteorológicas. No entanto, saber analisá-los com sabedoria é o que realmente demonstra a capacidade para fazer tal preparo. O bom navegante tambémfaz um estudo do local por onde passa sua derrota. O que foi mostrado neste trabalho foi uma apresentação dos principais locais de risco de se encontrar ciclones tropicais e perceber a sua presença ou a sua aproximação.In this paper are shown the sums of the weather for the Long Range navigation and Cabotage, from the beginning, showing its history and evolution over the years. Maritime operations are sensitive environmental variations, logo, will be presented as the main meteorological phenomena act on the ocean as precipitation and clouds, restricted visibility, winds and waves, ocean currents, ice buildup, ice on the sea and icebergs, there also information involving measures to be taken in order to ensure the safety of the vessel and crew, including on passenger comfort. In addition, a large amount of information on tropical cyclones, as their characteristics, indicia of an approach of a storm and the maneuvers to be taken inside and outside the area of a storm, are also present to ensure that the first seafarers should know on them and then facing them. As seen, it takes one to six hours in advance to prepare the ship for extreme conditions, showing the importance of warning bulletins and weather forecasts. However, knowing analyze them wisely is what really demonstrates the ability to make such preparation. The navigator also makes a good site survey through which his defeat. What was shown in this work was a presentation of the main local risk of tropical cyclones meet and realize their presence or their approach.porCentro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA)MeteorologiaImportância das previsões meteorológicas para a navegação de Longo Curso e Cabotageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)instname:Marinha do Brasil (MB)instacron:MBTEXT00000328.pdf.txt00000328.pdf.txtExtracted texttext/plain48190https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/451253/3/00000328.pdf.txtc74932cb3f693ba24d3c92ed817e56e3MD53ORIGINAL00000328.pdfapplication/pdf527432https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/451253/1/00000328.pdf97c433729db973b1a804847381e5756aMD51THUMBNAIL00000328.pdf.jpg00000328.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1925https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/451253/2/00000328.pdf.jpgd7aa45cabbfa74150b7cc7be553135e9MD52ripcmb/4512532022-09-23 17:51:06.314oai:www.repositorio.mar.mil.br:ripcmb/451253Repositório InstitucionalPUBhttps://www.repositorio.mar.mil.br/oai/requestdphdm.repositorio@marinha.mil.bropendoar:2022-09-23T20:51:06Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) - Marinha do Brasil (MB)false |
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