A importância da climatologia para a navegação polar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/451236 |
Resumo: | CIAGA. Navegar em águas congeladas é um desafio até mesmo para o marinheiro mais experiente. Saber escolher a melhor derrota, ou seja, aquela que será mais segura e ao mesmo tempo mais rápida e mais econômicaéessencial quando se pretende transitar pelas regiões polares. Além de ter os equipamentos mais adequados e um cascoreforçadopara enfrentar possíveisdificuldadesdurante a viagem. Dessa forma, o estudo e entendimento do clima dessas regiões são de suma importância para se realizar uma navegação mais precisa, segura e ágil.Como também, saber definir os melhores tipos de previsão meteorológica e auxílios à navegação que serão úteis durante travessias, levando-se em conta que estudos recentes vêm comprovando uma variação do nível do marde forma cíclica que pode afetarasrotas já existentes ou o aparecimento de novas rotas nos polos. Tal estudo se baseia na existência de um ciclo lunar de 18,6 anos que faz com que a inclinação tanto do eixo da Lua quanto do eixo da Terravarie em relação ao eixo que contém o Sol e os demais planetas. Dessa forma, quando atingido o ponto de inclinação referente a 28,6°, a Lua levanta a superfície do mar gerando um gradiente hidráulicoque acarreta uma variação nas correntes levando mais calor das regiões tropicais para os polos.Dessa forma, pode-se garantir que as regiões polares são afetadas pelo o que acontece em outras regiões do planeta Terra, bem como o que acontece nas zonas polares também interfere no resto do mundo.Outro fator quetem a capacidade de influenciar o clima de todas as regiões do globo é a Oscilação Decadal do Pacífico (ODP), em vista que o Oceano Pacífico representa cerca de um terço da superfície da Terra e que seu próximo ciclo corrobora com a teoria anteriormente explicada. Como conclusão, pode-se dizer que a variação do nível do mar e o seu consequente aumento não possui relação com as ações antropológicas, mas sim com um maior transporte de calor sensível da região equatorial para as regiões de altas latitudes, ocasionadas pelo ciclo lunar,e também variações devidas a ciclos naturais do Atlântico Norte. |
id |
MB_803fe1f3ed1bdb2ee5954320570ee6f4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.mar.mil.br:ripcmb/451236 |
network_acronym_str |
MB |
network_name_str |
Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Caroline Constantino Rodrigues da2018-07-04T18:27:04Z2018-07-04T18:27:04Z2014http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/451236CIAGA. Navegar em águas congeladas é um desafio até mesmo para o marinheiro mais experiente. Saber escolher a melhor derrota, ou seja, aquela que será mais segura e ao mesmo tempo mais rápida e mais econômicaéessencial quando se pretende transitar pelas regiões polares. Além de ter os equipamentos mais adequados e um cascoreforçadopara enfrentar possíveisdificuldadesdurante a viagem. Dessa forma, o estudo e entendimento do clima dessas regiões são de suma importância para se realizar uma navegação mais precisa, segura e ágil.Como também, saber definir os melhores tipos de previsão meteorológica e auxílios à navegação que serão úteis durante travessias, levando-se em conta que estudos recentes vêm comprovando uma variação do nível do marde forma cíclica que pode afetarasrotas já existentes ou o aparecimento de novas rotas nos polos. Tal estudo se baseia na existência de um ciclo lunar de 18,6 anos que faz com que a inclinação tanto do eixo da Lua quanto do eixo da Terravarie em relação ao eixo que contém o Sol e os demais planetas. Dessa forma, quando atingido o ponto de inclinação referente a 28,6°, a Lua levanta a superfície do mar gerando um gradiente hidráulicoque acarreta uma variação nas correntes levando mais calor das regiões tropicais para os polos.Dessa forma, pode-se garantir que as regiões polares são afetadas pelo o que acontece em outras regiões do planeta Terra, bem como o que acontece nas zonas polares também interfere no resto do mundo.Outro fator quetem a capacidade de influenciar o clima de todas as regiões do globo é a Oscilação Decadal do Pacífico (ODP), em vista que o Oceano Pacífico representa cerca de um terço da superfície da Terra e que seu próximo ciclo corrobora com a teoria anteriormente explicada. Como conclusão, pode-se dizer que a variação do nível do mar e o seu consequente aumento não possui relação com as ações antropológicas, mas sim com um maior transporte de calor sensível da região equatorial para as regiões de altas latitudes, ocasionadas pelo ciclo lunar,e também variações devidas a ciclos naturais do Atlântico Norte.Navigate icy waters is a challenge for even the most experienced sailor. Knowing how to choose the best defeat, ie, one that will be safer and simultaneously faster and more economical is essential when you want to carry over the polar regions. Besides having the most appropriate equipment and a hull strengthened to face any difficulties during the trip. Thus, the study and understanding of the climate of these regions are of paramount importance to perform a safer,quicker andmore precise navigation. As well, knowing how to define the best kinds of weather forecasting and navigation aids that will be useful during crossings, taking into accountthatrecent studies have proved that a variation of the sea level in a cyclical manner that may affect existing routes or the appearance new routes at the poles. This study is based on the existence of a lunar cycle of 18.6 years which makes the inclination of both moon’saxis as the axis of the earth varies with respect to the axis that contains the sun and other planets. Thus, when we reached tipping point referring to 28.6 °, the moon raises the sea surfacegenerating a hydraulic gradient which causes a variation in the currents carrying heat from the tropics to the poles. That way, you can ensure that the polar regions are affected by what happens in other regions of the planet Earth, as well as what happens in the polar areas also affects the rest of the world. Another factor that has the ability to influence the climate of all regions of the world is the Pacific Decadal Oscillation (PDO), sincethe Pacific Ocean is about a thirdof the Earth's surface andits next cycle corroborates the theory previously explained. In conclusion, one can say that the variation in sea level and its consequent increase has no relation with the anthropological actions, but with a greater transport of sensible heatfrom the equatorial region to the high latitude regions, caused by the lunar cycle and also variations due to natural cycles of the North Atlantic.porCentro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA)ClimatologiaClimatologiaRegiões PolaresDescobertas e ExploraçõesNavegaçãoA importância da climatologia para a navegação polarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)instname:Marinha do Brasil (MB)instacron:MBTEXT00000307.pdf.txt00000307.pdf.txtExtracted texttext/plain42822https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/451236/3/00000307.pdf.txt6ff7a74e8e6361756fb17434a9bbde3dMD53ORIGINAL00000307.pdfapplication/pdf1383635https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/451236/1/00000307.pdf81ad31a7207e5ca1b87c8051c513f61bMD51THUMBNAIL00000307.pdf.jpg00000307.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1858https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/451236/2/00000307.pdf.jpg49df8819c90d2b70fcbb78cb89fd52adMD52ripcmb/4512362022-09-23 17:59:17.506oai:www.repositorio.mar.mil.br:ripcmb/451236Repositório InstitucionalPUBhttps://www.repositorio.mar.mil.br/oai/requestdphdm.repositorio@marinha.mil.bropendoar:2022-09-23T20:59:17Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) - Marinha do Brasil (MB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A importância da climatologia para a navegação polar |
title |
A importância da climatologia para a navegação polar |
spellingShingle |
A importância da climatologia para a navegação polar Silva, Caroline Constantino Rodrigues da Climatologia Climatologia Regiões Polares Descobertas e Explorações Navegação |
title_short |
A importância da climatologia para a navegação polar |
title_full |
A importância da climatologia para a navegação polar |
title_fullStr |
A importância da climatologia para a navegação polar |
title_full_unstemmed |
A importância da climatologia para a navegação polar |
title_sort |
A importância da climatologia para a navegação polar |
author |
Silva, Caroline Constantino Rodrigues da |
author_facet |
Silva, Caroline Constantino Rodrigues da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Caroline Constantino Rodrigues da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Climatologia Climatologia Regiões Polares Descobertas e Explorações Navegação |
topic |
Climatologia Climatologia Regiões Polares Descobertas e Explorações Navegação |
description |
CIAGA. Navegar em águas congeladas é um desafio até mesmo para o marinheiro mais experiente. Saber escolher a melhor derrota, ou seja, aquela que será mais segura e ao mesmo tempo mais rápida e mais econômicaéessencial quando se pretende transitar pelas regiões polares. Além de ter os equipamentos mais adequados e um cascoreforçadopara enfrentar possíveisdificuldadesdurante a viagem. Dessa forma, o estudo e entendimento do clima dessas regiões são de suma importância para se realizar uma navegação mais precisa, segura e ágil.Como também, saber definir os melhores tipos de previsão meteorológica e auxílios à navegação que serão úteis durante travessias, levando-se em conta que estudos recentes vêm comprovando uma variação do nível do marde forma cíclica que pode afetarasrotas já existentes ou o aparecimento de novas rotas nos polos. Tal estudo se baseia na existência de um ciclo lunar de 18,6 anos que faz com que a inclinação tanto do eixo da Lua quanto do eixo da Terravarie em relação ao eixo que contém o Sol e os demais planetas. Dessa forma, quando atingido o ponto de inclinação referente a 28,6°, a Lua levanta a superfície do mar gerando um gradiente hidráulicoque acarreta uma variação nas correntes levando mais calor das regiões tropicais para os polos.Dessa forma, pode-se garantir que as regiões polares são afetadas pelo o que acontece em outras regiões do planeta Terra, bem como o que acontece nas zonas polares também interfere no resto do mundo.Outro fator quetem a capacidade de influenciar o clima de todas as regiões do globo é a Oscilação Decadal do Pacífico (ODP), em vista que o Oceano Pacífico representa cerca de um terço da superfície da Terra e que seu próximo ciclo corrobora com a teoria anteriormente explicada. Como conclusão, pode-se dizer que a variação do nível do mar e o seu consequente aumento não possui relação com as ações antropológicas, mas sim com um maior transporte de calor sensível da região equatorial para as regiões de altas latitudes, ocasionadas pelo ciclo lunar,e também variações devidas a ciclos naturais do Atlântico Norte. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-07-04T18:27:04Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-07-04T18:27:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/451236 |
url |
http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/451236 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) instname:Marinha do Brasil (MB) instacron:MB |
instname_str |
Marinha do Brasil (MB) |
instacron_str |
MB |
institution |
MB |
reponame_str |
Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) |
collection |
Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/451236/3/00000307.pdf.txt https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/451236/1/00000307.pdf https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/451236/2/00000307.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6ff7a74e8e6361756fb17434a9bbde3d 81ad31a7207e5ca1b87c8051c513f61b 49df8819c90d2b70fcbb78cb89fd52ad |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) - Marinha do Brasil (MB) |
repository.mail.fl_str_mv |
dphdm.repositorio@marinha.mil.br |
_version_ |
1798310212399005696 |