A importância da climatologia para a navegação polar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Caroline Constantino Rodrigues da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
Texto Completo: http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/451236
Resumo: CIAGA. Navegar em águas congeladas é um desafio até mesmo para o marinheiro mais experiente. Saber escolher a melhor derrota, ou seja, aquela que será mais segura e ao mesmo tempo mais rápida e mais econômicaéessencial quando se pretende transitar pelas regiões polares. Além de ter os equipamentos mais adequados e um cascoreforçadopara enfrentar possíveisdificuldadesdurante a viagem. Dessa forma, o estudo e entendimento do clima dessas regiões são de suma importância para se realizar uma navegação mais precisa, segura e ágil.Como também, saber definir os melhores tipos de previsão meteorológica e auxílios à navegação que serão úteis durante travessias, levando-se em conta que estudos recentes vêm comprovando uma variação do nível do marde forma cíclica que pode afetarasrotas já existentes ou o aparecimento de novas rotas nos polos. Tal estudo se baseia na existência de um ciclo lunar de 18,6 anos que faz com que a inclinação tanto do eixo da Lua quanto do eixo da Terravarie em relação ao eixo que contém o Sol e os demais planetas. Dessa forma, quando atingido o ponto de inclinação referente a 28,6°, a Lua levanta a superfície do mar gerando um gradiente hidráulicoque acarreta uma variação nas correntes levando mais calor das regiões tropicais para os polos.Dessa forma, pode-se garantir que as regiões polares são afetadas pelo o que acontece em outras regiões do planeta Terra, bem como o que acontece nas zonas polares também interfere no resto do mundo.Outro fator quetem a capacidade de influenciar o clima de todas as regiões do globo é a Oscilação Decadal do Pacífico (ODP), em vista que o Oceano Pacífico representa cerca de um terço da superfície da Terra e que seu próximo ciclo corrobora com a teoria anteriormente explicada. Como conclusão, pode-se dizer que a variação do nível do mar e o seu consequente aumento não possui relação com as ações antropológicas, mas sim com um maior transporte de calor sensível da região equatorial para as regiões de altas latitudes, ocasionadas pelo ciclo lunar,e também variações devidas a ciclos naturais do Atlântico Norte.
id MB_803fe1f3ed1bdb2ee5954320570ee6f4
oai_identifier_str oai:www.repositorio.mar.mil.br:ripcmb/451236
network_acronym_str MB
network_name_str Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
repository_id_str
spelling Silva, Caroline Constantino Rodrigues da2018-07-04T18:27:04Z2018-07-04T18:27:04Z2014http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/451236CIAGA. Navegar em águas congeladas é um desafio até mesmo para o marinheiro mais experiente. Saber escolher a melhor derrota, ou seja, aquela que será mais segura e ao mesmo tempo mais rápida e mais econômicaéessencial quando se pretende transitar pelas regiões polares. Além de ter os equipamentos mais adequados e um cascoreforçadopara enfrentar possíveisdificuldadesdurante a viagem. Dessa forma, o estudo e entendimento do clima dessas regiões são de suma importância para se realizar uma navegação mais precisa, segura e ágil.Como também, saber definir os melhores tipos de previsão meteorológica e auxílios à navegação que serão úteis durante travessias, levando-se em conta que estudos recentes vêm comprovando uma variação do nível do marde forma cíclica que pode afetarasrotas já existentes ou o aparecimento de novas rotas nos polos. Tal estudo se baseia na existência de um ciclo lunar de 18,6 anos que faz com que a inclinação tanto do eixo da Lua quanto do eixo da Terravarie em relação ao eixo que contém o Sol e os demais planetas. Dessa forma, quando atingido o ponto de inclinação referente a 28,6°, a Lua levanta a superfície do mar gerando um gradiente hidráulicoque acarreta uma variação nas correntes levando mais calor das regiões tropicais para os polos.Dessa forma, pode-se garantir que as regiões polares são afetadas pelo o que acontece em outras regiões do planeta Terra, bem como o que acontece nas zonas polares também interfere no resto do mundo.Outro fator quetem a capacidade de influenciar o clima de todas as regiões do globo é a Oscilação Decadal do Pacífico (ODP), em vista que o Oceano Pacífico representa cerca de um terço da superfície da Terra e que seu próximo ciclo corrobora com a teoria anteriormente explicada. Como conclusão, pode-se dizer que a variação do nível do mar e o seu consequente aumento não possui relação com as ações antropológicas, mas sim com um maior transporte de calor sensível da região equatorial para as regiões de altas latitudes, ocasionadas pelo ciclo lunar,e também variações devidas a ciclos naturais do Atlântico Norte.Navigate icy waters is a challenge for even the most experienced sailor. Knowing how to choose the best defeat, ie, one that will be safer and simultaneously faster and more economical is essential when you want to carry over the polar regions. Besides having the most appropriate equipment and a hull strengthened to face any difficulties during the trip. Thus, the study and understanding of the climate of these regions are of paramount importance to perform a safer,quicker andmore precise navigation. As well, knowing how to define the best kinds of weather forecasting and navigation aids that will be useful during crossings, taking into accountthatrecent studies have proved that a variation of the sea level in a cyclical manner that may affect existing routes or the appearance new routes at the poles. This study is based on the existence of a lunar cycle of 18.6 years which makes the inclination of both moon’saxis as the axis of the earth varies with respect to the axis that contains the sun and other planets. Thus, when we reached tipping point referring to 28.6 °, the moon raises the sea surfacegenerating a hydraulic gradient which causes a variation in the currents carrying heat from the tropics to the poles. That way, you can ensure that the polar regions are affected by what happens in other regions of the planet Earth, as well as what happens in the polar areas also affects the rest of the world. Another factor that has the ability to influence the climate of all regions of the world is the Pacific Decadal Oscillation (PDO), sincethe Pacific Ocean is about a thirdof the Earth's surface andits next cycle corroborates the theory previously explained. In conclusion, one can say that the variation in sea level and its consequent increase has no relation with the anthropological actions, but with a greater transport of sensible heatfrom the equatorial region to the high latitude regions, caused by the lunar cycle and also variations due to natural cycles of the North Atlantic.porCentro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA)ClimatologiaClimatologiaRegiões PolaresDescobertas e ExploraçõesNavegaçãoA importância da climatologia para a navegação polarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)instname:Marinha do Brasil (MB)instacron:MBTEXT00000307.pdf.txt00000307.pdf.txtExtracted texttext/plain42822https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/451236/3/00000307.pdf.txt6ff7a74e8e6361756fb17434a9bbde3dMD53ORIGINAL00000307.pdfapplication/pdf1383635https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/451236/1/00000307.pdf81ad31a7207e5ca1b87c8051c513f61bMD51THUMBNAIL00000307.pdf.jpg00000307.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1858https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/451236/2/00000307.pdf.jpg49df8819c90d2b70fcbb78cb89fd52adMD52ripcmb/4512362022-09-23 17:59:17.506oai:www.repositorio.mar.mil.br:ripcmb/451236Repositório InstitucionalPUBhttps://www.repositorio.mar.mil.br/oai/requestdphdm.repositorio@marinha.mil.bropendoar:2022-09-23T20:59:17Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) - Marinha do Brasil (MB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A importância da climatologia para a navegação polar
title A importância da climatologia para a navegação polar
spellingShingle A importância da climatologia para a navegação polar
Silva, Caroline Constantino Rodrigues da
Climatologia
Climatologia
Regiões Polares
Descobertas e Explorações
Navegação
title_short A importância da climatologia para a navegação polar
title_full A importância da climatologia para a navegação polar
title_fullStr A importância da climatologia para a navegação polar
title_full_unstemmed A importância da climatologia para a navegação polar
title_sort A importância da climatologia para a navegação polar
author Silva, Caroline Constantino Rodrigues da
author_facet Silva, Caroline Constantino Rodrigues da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Caroline Constantino Rodrigues da
dc.subject.por.fl_str_mv Climatologia
Climatologia
Regiões Polares
Descobertas e Explorações
Navegação
topic Climatologia
Climatologia
Regiões Polares
Descobertas e Explorações
Navegação
description CIAGA. Navegar em águas congeladas é um desafio até mesmo para o marinheiro mais experiente. Saber escolher a melhor derrota, ou seja, aquela que será mais segura e ao mesmo tempo mais rápida e mais econômicaéessencial quando se pretende transitar pelas regiões polares. Além de ter os equipamentos mais adequados e um cascoreforçadopara enfrentar possíveisdificuldadesdurante a viagem. Dessa forma, o estudo e entendimento do clima dessas regiões são de suma importância para se realizar uma navegação mais precisa, segura e ágil.Como também, saber definir os melhores tipos de previsão meteorológica e auxílios à navegação que serão úteis durante travessias, levando-se em conta que estudos recentes vêm comprovando uma variação do nível do marde forma cíclica que pode afetarasrotas já existentes ou o aparecimento de novas rotas nos polos. Tal estudo se baseia na existência de um ciclo lunar de 18,6 anos que faz com que a inclinação tanto do eixo da Lua quanto do eixo da Terravarie em relação ao eixo que contém o Sol e os demais planetas. Dessa forma, quando atingido o ponto de inclinação referente a 28,6°, a Lua levanta a superfície do mar gerando um gradiente hidráulicoque acarreta uma variação nas correntes levando mais calor das regiões tropicais para os polos.Dessa forma, pode-se garantir que as regiões polares são afetadas pelo o que acontece em outras regiões do planeta Terra, bem como o que acontece nas zonas polares também interfere no resto do mundo.Outro fator quetem a capacidade de influenciar o clima de todas as regiões do globo é a Oscilação Decadal do Pacífico (ODP), em vista que o Oceano Pacífico representa cerca de um terço da superfície da Terra e que seu próximo ciclo corrobora com a teoria anteriormente explicada. Como conclusão, pode-se dizer que a variação do nível do mar e o seu consequente aumento não possui relação com as ações antropológicas, mas sim com um maior transporte de calor sensível da região equatorial para as regiões de altas latitudes, ocasionadas pelo ciclo lunar,e também variações devidas a ciclos naturais do Atlântico Norte.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-07-04T18:27:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-07-04T18:27:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/451236
url http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/451236
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA)
publisher.none.fl_str_mv Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
instname:Marinha do Brasil (MB)
instacron:MB
instname_str Marinha do Brasil (MB)
instacron_str MB
institution MB
reponame_str Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
collection Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)
bitstream.url.fl_str_mv https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/451236/3/00000307.pdf.txt
https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/451236/1/00000307.pdf
https://www.repositorio.mar.mil.br/bitstream/ripcmb/451236/2/00000307.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6ff7a74e8e6361756fb17434a9bbde3d
81ad31a7207e5ca1b87c8051c513f61b
49df8819c90d2b70fcbb78cb89fd52ad
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) - Marinha do Brasil (MB)
repository.mail.fl_str_mv dphdm.repositorio@marinha.mil.br
_version_ 1798310212399005696