A terceirização da função logística transporte nos modais marítimo e aéreo, pelos Estados Unidos da América, durante a Primeira Guerra do Golfo (1990-1991)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844974 |
Resumo: | O objetivo desta masterThesis é identificar e analisar se e como a terceirização da Função Logística Transporte nos modais marítimo e aéreo contribuíram para a execução do transporte, para o esforço logístico realizado durante a Primeira Guerra do Golfo. Valendo-se da lente teórica sobre Terceirização, e explorando o seu caráter polissêmico, formulou-se um embasamento teórico para a análise, executando um estudo de caso sobre: A terceirização da Função Logística Transporte, nos modais marítimo e aéreo, pelos Estados Unidos da América durante a primeira Guerra do Golfo, ocorrida entre os anos de 1990 e 1991. A relevância deste estudo consiste na oportunidade de aperfeiçoar o conhecimento sobre o funcionamento desse importante método de gestão, quando aplicado às operações militares. Dessa forma, dentro de uma contextualização histórica, abordam-se as motivações que contribuíram para o deflagrar de tal contenda. Examina-se como se deu o emprego dos meios terceirizados adjudicados ao Military Sealift Command nas operações Escudo do Deserto e Tempestade do Deserto, bem como a sua relevância para o sucesso da campanha. Com isso, estabelece-se a ponte para uma ação reflexiva sobre seu uso. A partir da lente teórica adotada e sua aplicação no estudo de caso proposto, foram evidenciadas vantagens e desvantagens da Terceirização da Função Logística Transporte naquele conflito. Como conclusão, foi possível inferir que a contribuição proporcionada pela Terceirização do Transporte nos modais marítimo e aéreo, durante a Primeira Guerra do Golfo, ocorrida entre os anos de 1990 e 1991, foi: o aumento da capacidade de transporte, o incremento significativo na possibilidade de responder, rapidamente, a uma contingência; a maior agilidade e rapidez no desdobramento das tropas; além de propiciar melhoria na qualidade da atuação das Forças Militares na sua atividade-fim. |
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