O Programa Ensino Integral (PEI) do estado de São Paulo: análise das produções acadêmicas
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3942 |
Resumo: | O presente artigo analisa produções acadêmicas sobre o Programa Ensino Integral do estado de São Paulo, sistematizando seus principais resultados. O Programa, criado em 2012, é destinado a alunos de escolas públicas do ensino fundamental e médio. Desde a sua criação, produziu várias alterações na gestão, no currículo e no trabalho docente. Por meio de levantamento bibliográfico em diferentes bases de dados, foram encontrados dezoito trabalhos acadêmicos produzidos entre 2015 e 2017. A análise das produções acadêmicas sobre o Programa Ensino Integral foi feita a partir de três dimensões: aspectos de sua implementação e gestão, aspectos curriculares e aspectos do trabalho docente. A maioria dos estudos possui abordagens qualitativas, com diversos focos de análise sobre o programa. Esta sistematização contribui para a análise da política educacional e indica a necessidade de ampliação de estudos sobre o Programa Ensino Integral com outras abordagens metodológicas e novos focos de análise. |
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O Programa Ensino Integral (PEI) do estado de São Paulo: análise das produções acadêmicasO presente artigo analisa produções acadêmicas sobre o Programa Ensino Integral do estado de São Paulo, sistematizando seus principais resultados. O Programa, criado em 2012, é destinado a alunos de escolas públicas do ensino fundamental e médio. Desde a sua criação, produziu várias alterações na gestão, no currículo e no trabalho docente. Por meio de levantamento bibliográfico em diferentes bases de dados, foram encontrados dezoito trabalhos acadêmicos produzidos entre 2015 e 2017. A análise das produções acadêmicas sobre o Programa Ensino Integral foi feita a partir de três dimensões: aspectos de sua implementação e gestão, aspectos curriculares e aspectos do trabalho docente. A maioria dos estudos possui abordagens qualitativas, com diversos focos de análise sobre o programa. Esta sistematização contribui para a análise da política educacional e indica a necessidade de ampliação de estudos sobre o Programa Ensino Integral com outras abordagens metodológicas e novos focos de análise.Universidade Metodista de PiracicabaParente, Cláudia da Mota DarósGrund, Zelina Cardoso2019-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/394210.15600/2238-121X/comunicacoes.v26n2p37-55Comunicações; v. 26, n. 2 (2019); 37-552238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3942/2349Direitos autorais 2019 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-05T20:23:03Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/3942Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2019-12-05T20:23:03Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
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