O Programa Ensino Integral (PEI) do estado de São Paulo: análise das produções acadêmicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Parente, Cláudia da Mota Darós
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Grund, Zelina Cardoso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3942
Resumo: O presente artigo analisa produções acadêmicas sobre o Programa Ensino Integral do estado de São Paulo, sistematizando seus principais resultados. O Programa, criado em 2012, é destinado a alunos de escolas públicas do ensino fundamental e médio. Desde a sua criação, produziu várias alterações na gestão, no currículo e no trabalho docente. Por meio de levantamento bibliográfico em diferentes bases de dados, foram encontrados dezoito trabalhos acadêmicos produzidos entre 2015 e 2017. A análise das produções acadêmicas sobre o Programa Ensino Integral foi feita a partir de três dimensões: aspectos de sua implementação e gestão, aspectos curriculares e aspectos do trabalho docente. A maioria dos estudos possui abordagens qualitativas, com diversos focos de análise sobre o programa. Esta sistematização contribui para a análise da política educacional e indica a necessidade de ampliação de estudos sobre o Programa Ensino Integral com outras abordagens metodológicas e novos focos de análise.
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