A produção científica sobre gestão democrática nas escolas paraenses
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
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Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4523 |
Resumo: | Este trabalho teve por objetivo analisar os princípios da gestão democrática nas escolas paraenses, a partir das dissertações e teses defendidas nos Programas de Pós-Graduação em Educação das Universidades públicas paraenses. O levantamento bibliográfico foi realizado no Banco de Teses e Dissertações do portal da CAPES. Identificou-se um conjunto de 12 trabalhos de mestrado e doutorado que examinam a problemática da gestão democrática na escola paraense. Com base na leitura dos resumos, foi possível analisar como as pesquisas abordaram a problemática da gestão democrática na escola paraense e como foram tratados seus temas correlatos. O texto conclui apresentando o princípio de gestão democrática dominante na pesquisa científica na área ao longo do período investigado 2007 a 2017 é uma temática pertinente, o que nos leva a considerar que apesar das dificuldades e desafios encontrados na institucionalização de uma gestão que seja de fato democrática, mediante a análise apresentada é possível perceber pequenos passos e avanços vagarosos na direção de uma gestão participativa, de fomento à democracia nas escolas de ensino público no Pará. |
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A produção científica sobre gestão democrática nas escolas paraensesEducação/Organização e Gestão do trabalho pedagógicoGestão democrática; Educação Básica; ParticipaçãoEste trabalho teve por objetivo analisar os princípios da gestão democrática nas escolas paraenses, a partir das dissertações e teses defendidas nos Programas de Pós-Graduação em Educação das Universidades públicas paraenses. O levantamento bibliográfico foi realizado no Banco de Teses e Dissertações do portal da CAPES. Identificou-se um conjunto de 12 trabalhos de mestrado e doutorado que examinam a problemática da gestão democrática na escola paraense. Com base na leitura dos resumos, foi possível analisar como as pesquisas abordaram a problemática da gestão democrática na escola paraense e como foram tratados seus temas correlatos. O texto conclui apresentando o princípio de gestão democrática dominante na pesquisa científica na área ao longo do período investigado 2007 a 2017 é uma temática pertinente, o que nos leva a considerar que apesar das dificuldades e desafios encontrados na institucionalização de uma gestão que seja de fato democrática, mediante a análise apresentada é possível perceber pequenos passos e avanços vagarosos na direção de uma gestão participativa, de fomento à democracia nas escolas de ensino público no Pará.Universidade Metodista de PiracicabaCosta, Renato Pinheiro daBecker, Larissa Moura LisboaSouza, Maria de Fátima Matos de2020-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bilbiográficaapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/452310.15600/2238-121X/comunicacoes.v27n3p63-79Comunicações; v. 27, n. 3 (2020); 63-792238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4523/2507BrasilSéculo XXIEducaçãoDireitos autorais 2020 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-21T16:40:03Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/4523Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2020-12-21T16:40:03Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
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