Percepção do papel de professor para profissionais de educação física recém-formados atuantes em academias de ginástica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, João Vitor
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Oliveira, Rogério Cruz de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4621
Resumo: O objetivo do estudo consiste em compreender a percepção do papel de professor para profissionais de Educação Física recém-formados atuantes em academias de ginástica. A coleta de dados foi realizada através de uma entrevista semiestruturada versando sobre o papel do professor e o papel do professor em academias de ginástica, da qual participaram nove voluntários de ambos os sexos. A análise dos dados se deu por categorias não apriorísticas. Como resultado a percepção do papel de professor gravitou em torno de quatro categorias de análise: professor transmissor de conhecimento; professor influenciador; professor mediador do conhecimento, e; professor aprendiz. Quanto ao papel do professor em academias de ginástica tivemos outras quatro categorias de análise: conscientizador; acolhedor; instrutor; e; professor como aprendiz. Conclui-se que a percepção dos profissionais de Educação Física recém-formados em academias de ginástica sobre o seu papel como professor é múltipla, abrangendo desde perspectivas mais tradicionais até perspectivas mais críticas.
id METO-3_4d0c3d8bc2bc5dfab8c59c0eaeec9818
oai_identifier_str oai:ojs-unimep.metodista.br:article/4621
network_acronym_str METO-3
network_name_str Comunicações
repository_id_str
spelling Percepção do papel de professor para profissionais de educação física recém-formados atuantes em academias de ginásticaEducaçãoPráticas Corporais; Prática Pedagógica; Educação.O objetivo do estudo consiste em compreender a percepção do papel de professor para profissionais de Educação Física recém-formados atuantes em academias de ginástica. A coleta de dados foi realizada através de uma entrevista semiestruturada versando sobre o papel do professor e o papel do professor em academias de ginástica, da qual participaram nove voluntários de ambos os sexos. A análise dos dados se deu por categorias não apriorísticas. Como resultado a percepção do papel de professor gravitou em torno de quatro categorias de análise: professor transmissor de conhecimento; professor influenciador; professor mediador do conhecimento, e; professor aprendiz. Quanto ao papel do professor em academias de ginástica tivemos outras quatro categorias de análise: conscientizador; acolhedor; instrutor; e; professor como aprendiz. Conclui-se que a percepção dos profissionais de Educação Física recém-formados em academias de ginástica sobre o seu papel como professor é múltipla, abrangendo desde perspectivas mais tradicionais até perspectivas mais críticas.Universidade Metodista de PiracicabaCnpq.Cruz, João VitorOliveira, Rogério Cruz de2021-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/462110.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n2p77-92Comunicações; v. 28, n. 2 (2021); 77-922238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4621/2584https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/downloadSuppFile/4621/1549Direitos autorais 2021 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-19T18:08:20Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/4621Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2021-12-19T18:08:20Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepção do papel de professor para profissionais de educação física recém-formados atuantes em academias de ginástica
title Percepção do papel de professor para profissionais de educação física recém-formados atuantes em academias de ginástica
spellingShingle Percepção do papel de professor para profissionais de educação física recém-formados atuantes em academias de ginástica
Cruz, João Vitor
Educação
Práticas Corporais; Prática Pedagógica; Educação.
title_short Percepção do papel de professor para profissionais de educação física recém-formados atuantes em academias de ginástica
title_full Percepção do papel de professor para profissionais de educação física recém-formados atuantes em academias de ginástica
title_fullStr Percepção do papel de professor para profissionais de educação física recém-formados atuantes em academias de ginástica
title_full_unstemmed Percepção do papel de professor para profissionais de educação física recém-formados atuantes em academias de ginástica
title_sort Percepção do papel de professor para profissionais de educação física recém-formados atuantes em academias de ginástica
author Cruz, João Vitor
author_facet Cruz, João Vitor
Oliveira, Rogério Cruz de
author_role author
author2 Oliveira, Rogério Cruz de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cnpq.
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, João Vitor
Oliveira, Rogério Cruz de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Práticas Corporais; Prática Pedagógica; Educação.
topic Educação
Práticas Corporais; Prática Pedagógica; Educação.
description O objetivo do estudo consiste em compreender a percepção do papel de professor para profissionais de Educação Física recém-formados atuantes em academias de ginástica. A coleta de dados foi realizada através de uma entrevista semiestruturada versando sobre o papel do professor e o papel do professor em academias de ginástica, da qual participaram nove voluntários de ambos os sexos. A análise dos dados se deu por categorias não apriorísticas. Como resultado a percepção do papel de professor gravitou em torno de quatro categorias de análise: professor transmissor de conhecimento; professor influenciador; professor mediador do conhecimento, e; professor aprendiz. Quanto ao papel do professor em academias de ginástica tivemos outras quatro categorias de análise: conscientizador; acolhedor; instrutor; e; professor como aprendiz. Conclui-se que a percepção dos profissionais de Educação Física recém-formados em academias de ginástica sobre o seu papel como professor é múltipla, abrangendo desde perspectivas mais tradicionais até perspectivas mais críticas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-19
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4621
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n2p77-92
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4621
identifier_str_mv 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n2p77-92
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4621/2584
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/downloadSuppFile/4621/1549
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Comunicações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Comunicações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Comunicações; v. 28, n. 2 (2021); 77-92
2238-121X
0104-8481
reponame:Comunicações
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Comunicações
collection Comunicações
repository.name.fl_str_mv Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br
_version_ 1754576020833304576