O artefacto “representações visuais” como ferramenta de ensino em matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Montenegro, Paula
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4189
Resumo: Este estudo faz parte de uma investigação mais ampla cujo objetivo geral é explorar modos de aumentar o impacto do uso de representações visuais como ferramenta epistémica no ensino e na aprendizagem de diferentes domínios matemáticos do 2.º ciclo do Ensino Básico. O objetivo deste estudo é analisar duas situações de ensino e aprendizagem em que se utilizou o artefacto representações visuais como ferramenta de aprendizagem. Os participantes são 17 alunos com idade média de 11,3 anos e a sua professora. Os alunos resolveram duas tarefas de áreas de figuras planas. Os dados foram recolhidos a partir da gravação áudio das aulas, dos registos escritos dos alunos, dos planos de aula e do diário da professora. Os resultados mostraram que a ferramenta tratamentos visuais potenciou transformações de representações. Concluímos que esta ferramenta pode ser uma técnica à disposição do professor para levar os alunos a construir o seu conhecimento, proporcionando uma mediação com múltiplas representações.
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spelling O artefacto “representações visuais” como ferramenta de ensino em matemáticaMatemática - Representações visuaisFERRAMENTA MATEMÁTICA; MEDIAÇÃO; REPRESENTAÇÕES VISUAIS; TRATAMENTOS VISUAISEste estudo faz parte de uma investigação mais ampla cujo objetivo geral é explorar modos de aumentar o impacto do uso de representações visuais como ferramenta epistémica no ensino e na aprendizagem de diferentes domínios matemáticos do 2.º ciclo do Ensino Básico. O objetivo deste estudo é analisar duas situações de ensino e aprendizagem em que se utilizou o artefacto representações visuais como ferramenta de aprendizagem. Os participantes são 17 alunos com idade média de 11,3 anos e a sua professora. Os alunos resolveram duas tarefas de áreas de figuras planas. Os dados foram recolhidos a partir da gravação áudio das aulas, dos registos escritos dos alunos, dos planos de aula e do diário da professora. Os resultados mostraram que a ferramenta tratamentos visuais potenciou transformações de representações. Concluímos que esta ferramenta pode ser uma técnica à disposição do professor para levar os alunos a construir o seu conhecimento, proporcionando uma mediação com múltiplas representações.Universidade Metodista de PiracicabaMontenegro, Paula2019-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionParticular, descritivo e interpretativo, Estudo de casoapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/418910.15600/2238-121X/comunicacoes.v26n2p197-211Comunicações; v. 26, n. 2 (2019); 197-2112238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4189/2348EuropaContemporaneidade17 alunos com idade média de 11,3 anos e a sua professoraDireitos autorais 2019 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-05T20:23:03Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/4189Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2019-12-05T20:23:03Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
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