Trabalho docente e sistemas apostilados de ensino: crítica à luz da Teoria Habermasiana
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2176 |
Resumo: | Como decorrência da Reforma Gerencial do Estado Brasileiro e do vertiginoso processo de municipalização do Ensino Fundamental muitos municípios brasileiros passaram a estabelecer parcerias com o setor privado. Dentre estas modalidades, a aquisição de Sistemas Apostilados de Ensino (SAE) envolve a contratação de empresas para a compra de materiais didáticos e assessoria didático-pedagógica. No presente trabalho buscamos apresentar uma leitura crítica à luz da teoria habermasiana acerca dos principais condicionantes que atuam sobre o trabalho docente no contexto de utilização de um SAE. Para tanto, realizamos uma pesquisa, entre os anos de 2011 e 2012, com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso na Rede Escolar Pública Municipal da cidade de Catanduva-SP. Os condicionantes identificados foram a terceirização do trabalho didático, a unificação do ritmo de trabalho e as avaliações externas. A articulação dos condicionantes implica na estruturação e controle do desenvolvimento do trabalho docente que inclina-se à mera execução controlada daquilo que foi preconcebido. Tornar a escola consciente das mazelas decorrentes da invasão sistêmica no mundo da vida e os condicionantes ligados a esse processo significa criar uma cultura de resistência à inserção exacerbada da tecnocracia nos espaços institucionais de decisão política evitando a unilateralidade da racionalidade instrumental. |
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Trabalho docente e sistemas apostilados de ensino: crítica à luz da Teoria HabermasianaSistemas Apostilados de Ensino; Parcerias Público-Privado; Racionalidade; Habermas.Como decorrência da Reforma Gerencial do Estado Brasileiro e do vertiginoso processo de municipalização do Ensino Fundamental muitos municípios brasileiros passaram a estabelecer parcerias com o setor privado. Dentre estas modalidades, a aquisição de Sistemas Apostilados de Ensino (SAE) envolve a contratação de empresas para a compra de materiais didáticos e assessoria didático-pedagógica. No presente trabalho buscamos apresentar uma leitura crítica à luz da teoria habermasiana acerca dos principais condicionantes que atuam sobre o trabalho docente no contexto de utilização de um SAE. Para tanto, realizamos uma pesquisa, entre os anos de 2011 e 2012, com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso na Rede Escolar Pública Municipal da cidade de Catanduva-SP. Os condicionantes identificados foram a terceirização do trabalho didático, a unificação do ritmo de trabalho e as avaliações externas. A articulação dos condicionantes implica na estruturação e controle do desenvolvimento do trabalho docente que inclina-se à mera execução controlada daquilo que foi preconcebido. Tornar a escola consciente das mazelas decorrentes da invasão sistêmica no mundo da vida e os condicionantes ligados a esse processo significa criar uma cultura de resistência à inserção exacerbada da tecnocracia nos espaços institucionais de decisão política evitando a unilateralidade da racionalidade instrumental.Universidade Metodista de PiracicabaBego, Amadeu MouraTerrazzan, Eduardo AdolfoOliveira, Luiz Antonio Andrade2015-08-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/217610.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n2p101-110Comunicações; v. 22, n. 2 (2015); 101-1102238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2176/1558Direitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-08T14:25:17Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/2176Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2016-06-08T14:25:17Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
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