PROPAGANDA ENGANOSA NA INTERNET: PERCEPÇÕES POR MEIO DE MAPAS DE CALOR
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba |
Texto Completo: | https://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/httpwwwcadtecmpacombrojsindexphp/article/view/83 |
Resumo: | A propaganda sempre esteve ligada à persuasão (PRATKANIS e ARONSON, 2001), buscando manipular a compreensão e o comportamento do público consumidor. A manipulação está relacionada, nesse contexto, a estímulo e transmissão de conhecimento, e não à falsificação da realidade. O objetivo da presente pesquisa consiste em identificar se os consumidores percebem informações enganosas em anúncios veiculados na Internet, tendo como base parâmetros definidos no Código de Defesa do Consumidor (CDC). Foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório e descritivo, com usuários da Internet, residentes nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo, com mais de 18 anos. Foram analisados três anúncios que efetivamente tiveram sua veiculação na Internet, sendo um deles de um automóvel, o outro de um televisor e, o último, de um sanduíche. Caso percebessem algum engodo nos anúncios testados, os entrevistados deveriam clicar em cima dos aspectos que considerassem enganosos, criando, assim, mapas de calor (PRYKE et al., 2007; ISBISTER e SCHAFFER, 2008; MOSKOWITZ et al., 2009; KRENTZMAN et al., 2010) para cada peça publicitária. Os resultados deste estudo indicam que mais de 30% dos pesquisados não sabem dizer se já foram alvo de propagandas enganosas. Demonstrando um nível alto de desconhecimento do CDC, 29,9% dos pesquisados dizem não conhecê-lo e apenas 6,5% afirmam conhecê-lo profundamente. Contudo, a despeito do fato de não conhecerem formalmente as regras que definem a idoneidade da propaganda, os consumidores percebem informações enganosas – estejam elas previstas ou não no Código. |
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PROPAGANDA ENGANOSA NA INTERNET: PERCEPÇÕES POR MEIO DE MAPAS DE CALORMarketing; Comunicação de MarketingPropaganda; propaganda enganosa; Código de Defesa do Consumidor; mapas de calorA propaganda sempre esteve ligada à persuasão (PRATKANIS e ARONSON, 2001), buscando manipular a compreensão e o comportamento do público consumidor. A manipulação está relacionada, nesse contexto, a estímulo e transmissão de conhecimento, e não à falsificação da realidade. O objetivo da presente pesquisa consiste em identificar se os consumidores percebem informações enganosas em anúncios veiculados na Internet, tendo como base parâmetros definidos no Código de Defesa do Consumidor (CDC). Foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório e descritivo, com usuários da Internet, residentes nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo, com mais de 18 anos. Foram analisados três anúncios que efetivamente tiveram sua veiculação na Internet, sendo um deles de um automóvel, o outro de um televisor e, o último, de um sanduíche. Caso percebessem algum engodo nos anúncios testados, os entrevistados deveriam clicar em cima dos aspectos que considerassem enganosos, criando, assim, mapas de calor (PRYKE et al., 2007; ISBISTER e SCHAFFER, 2008; MOSKOWITZ et al., 2009; KRENTZMAN et al., 2010) para cada peça publicitária. Os resultados deste estudo indicam que mais de 30% dos pesquisados não sabem dizer se já foram alvo de propagandas enganosas. Demonstrando um nível alto de desconhecimento do CDC, 29,9% dos pesquisados dizem não conhecê-lo e apenas 6,5% afirmam conhecê-lo profundamente. Contudo, a despeito do fato de não conhecerem formalmente as regras que definem a idoneidade da propaganda, os consumidores percebem informações enganosas – estejam elas previstas ou não no Código. Universidade Metodista de PiracicabaKamlot, DanielGouveia, Tania AlmeidaGouvêa, Ana Luisa Ostmann2015-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/httpwwwcadtecmpacombrojsindexphp/article/view/83Caderno Profissional de Administração da UNIMEP; v.5, n.1 (2015): JANEIRO - JUNHO DE 2015; 59 - 752237-5422reponame:Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicabainstname:Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)instacron:METODISTAporhttps://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/httpwwwcadtecmpacombrojsindexphp/article/view/83/73Direitos autorais 2020 Caderno Profissional de Administração da UNIMEPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-07-02T04:41:45Zoai:ojs.www.cadtecmpa.com.br:article/83Revistahttps://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/indexPRIhttps://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/index/oaivrueda@unimep.br||vrueda@unimep.br2237-54222237-5422opendoar:2015-07-02T04:41:45Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba - Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)false |
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