A UTILIZAÇÃO DE REDES SOCIAIS VIRTUAIS NO AMBIENTE ACADÊMICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RODRIGUES, JOSE LEONARDO DE OLIVEIRA
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento:
Idioma: por
Título da fonte: Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba
Texto Completo: https://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/httpwwwcadtecmpacombrojsindexphp/article/view/145
Resumo: A sociedade atual se movimenta pelo conhecimento e pela informação, que é cada vez mais rápida e dinâmica, graças ao uso da Internet e suas redes sociais virtuais. Com isso, torna-se cada vez mais importante que, no âmbito acadêmico, sejam introduzidas tecnologias digitais com o intuito de alavancar o aprendizado. O objetivo desta pesquisa foi descrever e analisar a percepção de alunos e professores do curso de Administração da Faculdade Santa Rita, em Conselheiro Lafaiete, Minas Gerais, sobre a utilização de redes sociais virtuais em atividades acadêmicas. Para tal foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, como um estudo de caso de caráter descritivo, por meio de entrevistas semiestruturadas com alunos e professores do curso de Administração. Dentre os resultados, observou-se que os alunos consideram importante a introdução das redes sociais virtuais no ambiente acadêmico, tendo em vista que o conhecimento é construído a partir das múltiplas interações e conexões entre os indivíduos, e a interação promovida por essas redes fortifica o aprendizado gerando maior compreensão de informações e compartilhamento de conhecimento. Ainda dentro dos resultados, observou-se uma baixa adesão dos professores quanto ao uso das redes sociais virtuais para fins acadêmicos. Pode-se concluir que, na visão geral dos alunos, o uso das redes sociais virtuais, no ambiente acadêmico, traz ganhos no que se refere à comunicação, por aproximar os atores, tornando-se aliada no processo de aprendizado. Já, na visão dos professores, o melhor caminho é a conscientização e orientação dos alunos quanto ao uso das redes sociais virtuais nas atividades acadêmicas. 
id METO-4_a9cd9e3e59065bc7e36cd50dd52fd8e1
oai_identifier_str oai:ojs.www.cadtecmpa.com.br:article/145
network_acronym_str METO-4
network_name_str Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba
repository_id_str
spelling A UTILIZAÇÃO DE REDES SOCIAIS VIRTUAIS NO AMBIENTE ACADÊMICOAdministração/ Administração de Setores EspecíficosRedes Sociais Virtuais. Aprendizado. Graduação. Administração. Ambiente acadêmicoA sociedade atual se movimenta pelo conhecimento e pela informação, que é cada vez mais rápida e dinâmica, graças ao uso da Internet e suas redes sociais virtuais. Com isso, torna-se cada vez mais importante que, no âmbito acadêmico, sejam introduzidas tecnologias digitais com o intuito de alavancar o aprendizado. O objetivo desta pesquisa foi descrever e analisar a percepção de alunos e professores do curso de Administração da Faculdade Santa Rita, em Conselheiro Lafaiete, Minas Gerais, sobre a utilização de redes sociais virtuais em atividades acadêmicas. Para tal foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, como um estudo de caso de caráter descritivo, por meio de entrevistas semiestruturadas com alunos e professores do curso de Administração. Dentre os resultados, observou-se que os alunos consideram importante a introdução das redes sociais virtuais no ambiente acadêmico, tendo em vista que o conhecimento é construído a partir das múltiplas interações e conexões entre os indivíduos, e a interação promovida por essas redes fortifica o aprendizado gerando maior compreensão de informações e compartilhamento de conhecimento. Ainda dentro dos resultados, observou-se uma baixa adesão dos professores quanto ao uso das redes sociais virtuais para fins acadêmicos. Pode-se concluir que, na visão geral dos alunos, o uso das redes sociais virtuais, no ambiente acadêmico, traz ganhos no que se refere à comunicação, por aproximar os atores, tornando-se aliada no processo de aprendizado. Já, na visão dos professores, o melhor caminho é a conscientização e orientação dos alunos quanto ao uso das redes sociais virtuais nas atividades acadêmicas. Universidade Metodista de PiracicabaRODRIGUES, JOSE LEONARDO DE OLIVEIRA2017-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/httpwwwcadtecmpacombrojsindexphp/article/view/145Caderno Profissional de Administração da UNIMEP; v. 7, n. 1 (2017): JANEIRO - JUNHO DE 2017; 80-1002237-5422reponame:Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicabainstname:Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)instacron:METODISTAporhttps://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/httpwwwcadtecmpacombrojsindexphp/article/view/145/132Direitos autorais 2020 Caderno Profissional de Administração da UNIMEPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-02T22:47:42Zoai:ojs.www.cadtecmpa.com.br:article/145Revistahttps://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/indexPRIhttps://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/index/oaivrueda@unimep.br||vrueda@unimep.br2237-54222237-5422opendoar:2017-07-02T22:47:42Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba - Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)false
dc.title.none.fl_str_mv A UTILIZAÇÃO DE REDES SOCIAIS VIRTUAIS NO AMBIENTE ACADÊMICO
title A UTILIZAÇÃO DE REDES SOCIAIS VIRTUAIS NO AMBIENTE ACADÊMICO
spellingShingle A UTILIZAÇÃO DE REDES SOCIAIS VIRTUAIS NO AMBIENTE ACADÊMICO
RODRIGUES, JOSE LEONARDO DE OLIVEIRA
Administração/ Administração de Setores Específicos
Redes Sociais Virtuais. Aprendizado. Graduação. Administração. Ambiente acadêmico
title_short A UTILIZAÇÃO DE REDES SOCIAIS VIRTUAIS NO AMBIENTE ACADÊMICO
title_full A UTILIZAÇÃO DE REDES SOCIAIS VIRTUAIS NO AMBIENTE ACADÊMICO
title_fullStr A UTILIZAÇÃO DE REDES SOCIAIS VIRTUAIS NO AMBIENTE ACADÊMICO
title_full_unstemmed A UTILIZAÇÃO DE REDES SOCIAIS VIRTUAIS NO AMBIENTE ACADÊMICO
title_sort A UTILIZAÇÃO DE REDES SOCIAIS VIRTUAIS NO AMBIENTE ACADÊMICO
author RODRIGUES, JOSE LEONARDO DE OLIVEIRA
author_facet RODRIGUES, JOSE LEONARDO DE OLIVEIRA
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv RODRIGUES, JOSE LEONARDO DE OLIVEIRA
dc.subject.por.fl_str_mv Administração/ Administração de Setores Específicos
Redes Sociais Virtuais. Aprendizado. Graduação. Administração. Ambiente acadêmico
topic Administração/ Administração de Setores Específicos
Redes Sociais Virtuais. Aprendizado. Graduação. Administração. Ambiente acadêmico
description A sociedade atual se movimenta pelo conhecimento e pela informação, que é cada vez mais rápida e dinâmica, graças ao uso da Internet e suas redes sociais virtuais. Com isso, torna-se cada vez mais importante que, no âmbito acadêmico, sejam introduzidas tecnologias digitais com o intuito de alavancar o aprendizado. O objetivo desta pesquisa foi descrever e analisar a percepção de alunos e professores do curso de Administração da Faculdade Santa Rita, em Conselheiro Lafaiete, Minas Gerais, sobre a utilização de redes sociais virtuais em atividades acadêmicas. Para tal foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, como um estudo de caso de caráter descritivo, por meio de entrevistas semiestruturadas com alunos e professores do curso de Administração. Dentre os resultados, observou-se que os alunos consideram importante a introdução das redes sociais virtuais no ambiente acadêmico, tendo em vista que o conhecimento é construído a partir das múltiplas interações e conexões entre os indivíduos, e a interação promovida por essas redes fortifica o aprendizado gerando maior compreensão de informações e compartilhamento de conhecimento. Ainda dentro dos resultados, observou-se uma baixa adesão dos professores quanto ao uso das redes sociais virtuais para fins acadêmicos. Pode-se concluir que, na visão geral dos alunos, o uso das redes sociais virtuais, no ambiente acadêmico, traz ganhos no que se refere à comunicação, por aproximar os atores, tornando-se aliada no processo de aprendizado. Já, na visão dos professores, o melhor caminho é a conscientização e orientação dos alunos quanto ao uso das redes sociais virtuais nas atividades acadêmicas. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-02
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format
status_str
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/httpwwwcadtecmpacombrojsindexphp/article/view/145
url https://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/httpwwwcadtecmpacombrojsindexphp/article/view/145
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/httpwwwcadtecmpacombrojsindexphp/article/view/145/132
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Caderno Profissional de Administração da UNIMEP
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Caderno Profissional de Administração da UNIMEP
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Caderno Profissional de Administração da UNIMEP; v. 7, n. 1 (2017): JANEIRO - JUNHO DE 2017; 80-100
2237-5422
reponame:Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba
instname:Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba
collection Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba
repository.name.fl_str_mv Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba - Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)
repository.mail.fl_str_mv vrueda@unimep.br||vrueda@unimep.br
_version_ 1776751316514635776