A UTILIZAÇÃO DE REDES SOCIAIS VIRTUAIS NO AMBIENTE ACADÊMICO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba |
Texto Completo: | https://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/httpwwwcadtecmpacombrojsindexphp/article/view/145 |
Resumo: | A sociedade atual se movimenta pelo conhecimento e pela informação, que é cada vez mais rápida e dinâmica, graças ao uso da Internet e suas redes sociais virtuais. Com isso, torna-se cada vez mais importante que, no âmbito acadêmico, sejam introduzidas tecnologias digitais com o intuito de alavancar o aprendizado. O objetivo desta pesquisa foi descrever e analisar a percepção de alunos e professores do curso de Administração da Faculdade Santa Rita, em Conselheiro Lafaiete, Minas Gerais, sobre a utilização de redes sociais virtuais em atividades acadêmicas. Para tal foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, como um estudo de caso de caráter descritivo, por meio de entrevistas semiestruturadas com alunos e professores do curso de Administração. Dentre os resultados, observou-se que os alunos consideram importante a introdução das redes sociais virtuais no ambiente acadêmico, tendo em vista que o conhecimento é construído a partir das múltiplas interações e conexões entre os indivíduos, e a interação promovida por essas redes fortifica o aprendizado gerando maior compreensão de informações e compartilhamento de conhecimento. Ainda dentro dos resultados, observou-se uma baixa adesão dos professores quanto ao uso das redes sociais virtuais para fins acadêmicos. Pode-se concluir que, na visão geral dos alunos, o uso das redes sociais virtuais, no ambiente acadêmico, traz ganhos no que se refere à comunicação, por aproximar os atores, tornando-se aliada no processo de aprendizado. Já, na visão dos professores, o melhor caminho é a conscientização e orientação dos alunos quanto ao uso das redes sociais virtuais nas atividades acadêmicas. |
id |
METO-4_a9cd9e3e59065bc7e36cd50dd52fd8e1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cadtecmpa.com.br:article/145 |
network_acronym_str |
METO-4 |
network_name_str |
Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba |
repository_id_str |
|
spelling |
A UTILIZAÇÃO DE REDES SOCIAIS VIRTUAIS NO AMBIENTE ACADÊMICOAdministração/ Administração de Setores EspecíficosRedes Sociais Virtuais. Aprendizado. Graduação. Administração. Ambiente acadêmicoA sociedade atual se movimenta pelo conhecimento e pela informação, que é cada vez mais rápida e dinâmica, graças ao uso da Internet e suas redes sociais virtuais. Com isso, torna-se cada vez mais importante que, no âmbito acadêmico, sejam introduzidas tecnologias digitais com o intuito de alavancar o aprendizado. O objetivo desta pesquisa foi descrever e analisar a percepção de alunos e professores do curso de Administração da Faculdade Santa Rita, em Conselheiro Lafaiete, Minas Gerais, sobre a utilização de redes sociais virtuais em atividades acadêmicas. Para tal foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, como um estudo de caso de caráter descritivo, por meio de entrevistas semiestruturadas com alunos e professores do curso de Administração. Dentre os resultados, observou-se que os alunos consideram importante a introdução das redes sociais virtuais no ambiente acadêmico, tendo em vista que o conhecimento é construído a partir das múltiplas interações e conexões entre os indivíduos, e a interação promovida por essas redes fortifica o aprendizado gerando maior compreensão de informações e compartilhamento de conhecimento. Ainda dentro dos resultados, observou-se uma baixa adesão dos professores quanto ao uso das redes sociais virtuais para fins acadêmicos. Pode-se concluir que, na visão geral dos alunos, o uso das redes sociais virtuais, no ambiente acadêmico, traz ganhos no que se refere à comunicação, por aproximar os atores, tornando-se aliada no processo de aprendizado. Já, na visão dos professores, o melhor caminho é a conscientização e orientação dos alunos quanto ao uso das redes sociais virtuais nas atividades acadêmicas. Universidade Metodista de PiracicabaRODRIGUES, JOSE LEONARDO DE OLIVEIRA2017-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/httpwwwcadtecmpacombrojsindexphp/article/view/145Caderno Profissional de Administração da UNIMEP; v. 7, n. 1 (2017): JANEIRO - JUNHO DE 2017; 80-1002237-5422reponame:Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicabainstname:Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)instacron:METODISTAporhttps://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/httpwwwcadtecmpacombrojsindexphp/article/view/145/132Direitos autorais 2020 Caderno Profissional de Administração da UNIMEPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-02T22:47:42Zoai:ojs.www.cadtecmpa.com.br:article/145Revistahttps://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/indexPRIhttps://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/index/oaivrueda@unimep.br||vrueda@unimep.br2237-54222237-5422opendoar:2017-07-02T22:47:42Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba - Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A UTILIZAÇÃO DE REDES SOCIAIS VIRTUAIS NO AMBIENTE ACADÊMICO |
title |
A UTILIZAÇÃO DE REDES SOCIAIS VIRTUAIS NO AMBIENTE ACADÊMICO |
spellingShingle |
A UTILIZAÇÃO DE REDES SOCIAIS VIRTUAIS NO AMBIENTE ACADÊMICO RODRIGUES, JOSE LEONARDO DE OLIVEIRA Administração/ Administração de Setores Específicos Redes Sociais Virtuais. Aprendizado. Graduação. Administração. Ambiente acadêmico |
title_short |
A UTILIZAÇÃO DE REDES SOCIAIS VIRTUAIS NO AMBIENTE ACADÊMICO |
title_full |
A UTILIZAÇÃO DE REDES SOCIAIS VIRTUAIS NO AMBIENTE ACADÊMICO |
title_fullStr |
A UTILIZAÇÃO DE REDES SOCIAIS VIRTUAIS NO AMBIENTE ACADÊMICO |
title_full_unstemmed |
A UTILIZAÇÃO DE REDES SOCIAIS VIRTUAIS NO AMBIENTE ACADÊMICO |
title_sort |
A UTILIZAÇÃO DE REDES SOCIAIS VIRTUAIS NO AMBIENTE ACADÊMICO |
author |
RODRIGUES, JOSE LEONARDO DE OLIVEIRA |
author_facet |
RODRIGUES, JOSE LEONARDO DE OLIVEIRA |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
RODRIGUES, JOSE LEONARDO DE OLIVEIRA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração/ Administração de Setores Específicos Redes Sociais Virtuais. Aprendizado. Graduação. Administração. Ambiente acadêmico |
topic |
Administração/ Administração de Setores Específicos Redes Sociais Virtuais. Aprendizado. Graduação. Administração. Ambiente acadêmico |
description |
A sociedade atual se movimenta pelo conhecimento e pela informação, que é cada vez mais rápida e dinâmica, graças ao uso da Internet e suas redes sociais virtuais. Com isso, torna-se cada vez mais importante que, no âmbito acadêmico, sejam introduzidas tecnologias digitais com o intuito de alavancar o aprendizado. O objetivo desta pesquisa foi descrever e analisar a percepção de alunos e professores do curso de Administração da Faculdade Santa Rita, em Conselheiro Lafaiete, Minas Gerais, sobre a utilização de redes sociais virtuais em atividades acadêmicas. Para tal foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, como um estudo de caso de caráter descritivo, por meio de entrevistas semiestruturadas com alunos e professores do curso de Administração. Dentre os resultados, observou-se que os alunos consideram importante a introdução das redes sociais virtuais no ambiente acadêmico, tendo em vista que o conhecimento é construído a partir das múltiplas interações e conexões entre os indivíduos, e a interação promovida por essas redes fortifica o aprendizado gerando maior compreensão de informações e compartilhamento de conhecimento. Ainda dentro dos resultados, observou-se uma baixa adesão dos professores quanto ao uso das redes sociais virtuais para fins acadêmicos. Pode-se concluir que, na visão geral dos alunos, o uso das redes sociais virtuais, no ambiente acadêmico, traz ganhos no que se refere à comunicação, por aproximar os atores, tornando-se aliada no processo de aprendizado. Já, na visão dos professores, o melhor caminho é a conscientização e orientação dos alunos quanto ao uso das redes sociais virtuais nas atividades acadêmicas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-02 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
|
status_str |
|
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/httpwwwcadtecmpacombrojsindexphp/article/view/145 |
url |
https://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/httpwwwcadtecmpacombrojsindexphp/article/view/145 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/httpwwwcadtecmpacombrojsindexphp/article/view/145/132 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Caderno Profissional de Administração da UNIMEP info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Caderno Profissional de Administração da UNIMEP |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caderno Profissional de Administração da UNIMEP; v. 7, n. 1 (2017): JANEIRO - JUNHO DE 2017; 80-100 2237-5422 reponame:Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba instname:Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba |
collection |
Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba |
repository.name.fl_str_mv |
Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba - Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
vrueda@unimep.br||vrueda@unimep.br |
_version_ |
1776751316514635776 |