A importância do Branding na operacionalização de Pequenas e Médias Empresas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba |
Texto Completo: | https://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/httpwwwcadtecmpacombrojsindexphp/article/view/182 |
Resumo: | Com a alta competitividade característica dos dias atuais, a gestão estratégica de Marcas, também denominado Branding, passa a ser fundamental para a sobrevivência de novos negócios A partir de então, esta pesquisa visou avaliar a importância da Gestão de Marcas para que as médias e pequenas empresas sobrevivam. Procurou-se também identificar se os modelos de Plano de Negócios atuais contemplam o Branding, propondo uma forma de inserir o Branding no Plano de Negócios de Pequenas e Médias Empresas. Para fundamentar teoricamente este trabalho, foi realizado um levantamento dos principais conceitos e modelos sobre empreendedorismo e Plano de Negócios, assim como a definição de marca e branding e sua aplicabilidade e sua importância. Como metodologia, utilizou-se da pesquisa descritiva e qualitativa, por meio da coleta de dados documental e bibliográfica. Os resultados da presente pesquisa demonstraram que o Branding deve estar presente a partir do Plano de Negócios das Pequenas e Médias Empresas e deve continuar presente no início da operacionalização e no dia-a-dia das organizações. Comprovou-se a necessidade de conceder a Gestão de Marcas à mesma importância que recebem outros pilares da administração, como uma importante forma de garantir a longevidade dos negócios. |
id |
METO-4_f468747ad51d52c05a0d0494a561171f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cadtecmpa.com.br:article/182 |
network_acronym_str |
METO-4 |
network_name_str |
Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba |
repository_id_str |
|
spelling |
A importância do Branding na operacionalização de Pequenas e Médias EmpresasAdministração Pública e de Empresas; Marketing; BrandingBranding. Empreendedorismo. Plano de Negócios. Gestão de Marcas. PMEs.Com a alta competitividade característica dos dias atuais, a gestão estratégica de Marcas, também denominado Branding, passa a ser fundamental para a sobrevivência de novos negócios A partir de então, esta pesquisa visou avaliar a importância da Gestão de Marcas para que as médias e pequenas empresas sobrevivam. Procurou-se também identificar se os modelos de Plano de Negócios atuais contemplam o Branding, propondo uma forma de inserir o Branding no Plano de Negócios de Pequenas e Médias Empresas. Para fundamentar teoricamente este trabalho, foi realizado um levantamento dos principais conceitos e modelos sobre empreendedorismo e Plano de Negócios, assim como a definição de marca e branding e sua aplicabilidade e sua importância. Como metodologia, utilizou-se da pesquisa descritiva e qualitativa, por meio da coleta de dados documental e bibliográfica. Os resultados da presente pesquisa demonstraram que o Branding deve estar presente a partir do Plano de Negócios das Pequenas e Médias Empresas e deve continuar presente no início da operacionalização e no dia-a-dia das organizações. Comprovou-se a necessidade de conceder a Gestão de Marcas à mesma importância que recebem outros pilares da administração, como uma importante forma de garantir a longevidade dos negócios.Universidade Metodista de PiracicabaSantos, Pedro Heleodoro Sebastião dosCosta, Danilo de MeloCosta, Daniela Vecchia2018-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/httpwwwcadtecmpacombrojsindexphp/article/view/182Caderno Profissional de Administração da UNIMEP; v. 8, n. 1 (2018): JANEIRO - JUNHO DE 2018; 148 - 1702237-5422reponame:Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicabainstname:Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)instacron:METODISTAporhttps://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/httpwwwcadtecmpacombrojsindexphp/article/view/182/150Direitos autorais 2020 Caderno Profissional de Administração da UNIMEPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-01T13:51:48Zoai:ojs.www.cadtecmpa.com.br:article/182Revistahttps://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/indexPRIhttps://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/index/oaivrueda@unimep.br||vrueda@unimep.br2237-54222237-5422opendoar:2018-07-01T13:51:48Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba - Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância do Branding na operacionalização de Pequenas e Médias Empresas |
title |
A importância do Branding na operacionalização de Pequenas e Médias Empresas |
spellingShingle |
A importância do Branding na operacionalização de Pequenas e Médias Empresas Santos, Pedro Heleodoro Sebastião dos Administração Pública e de Empresas; Marketing; Branding Branding. Empreendedorismo. Plano de Negócios. Gestão de Marcas. PMEs. |
title_short |
A importância do Branding na operacionalização de Pequenas e Médias Empresas |
title_full |
A importância do Branding na operacionalização de Pequenas e Médias Empresas |
title_fullStr |
A importância do Branding na operacionalização de Pequenas e Médias Empresas |
title_full_unstemmed |
A importância do Branding na operacionalização de Pequenas e Médias Empresas |
title_sort |
A importância do Branding na operacionalização de Pequenas e Médias Empresas |
author |
Santos, Pedro Heleodoro Sebastião dos |
author_facet |
Santos, Pedro Heleodoro Sebastião dos Costa, Danilo de Melo Costa, Daniela Vecchia |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Danilo de Melo Costa, Daniela Vecchia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Pedro Heleodoro Sebastião dos Costa, Danilo de Melo Costa, Daniela Vecchia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração Pública e de Empresas; Marketing; Branding Branding. Empreendedorismo. Plano de Negócios. Gestão de Marcas. PMEs. |
topic |
Administração Pública e de Empresas; Marketing; Branding Branding. Empreendedorismo. Plano de Negócios. Gestão de Marcas. PMEs. |
description |
Com a alta competitividade característica dos dias atuais, a gestão estratégica de Marcas, também denominado Branding, passa a ser fundamental para a sobrevivência de novos negócios A partir de então, esta pesquisa visou avaliar a importância da Gestão de Marcas para que as médias e pequenas empresas sobrevivam. Procurou-se também identificar se os modelos de Plano de Negócios atuais contemplam o Branding, propondo uma forma de inserir o Branding no Plano de Negócios de Pequenas e Médias Empresas. Para fundamentar teoricamente este trabalho, foi realizado um levantamento dos principais conceitos e modelos sobre empreendedorismo e Plano de Negócios, assim como a definição de marca e branding e sua aplicabilidade e sua importância. Como metodologia, utilizou-se da pesquisa descritiva e qualitativa, por meio da coleta de dados documental e bibliográfica. Os resultados da presente pesquisa demonstraram que o Branding deve estar presente a partir do Plano de Negócios das Pequenas e Médias Empresas e deve continuar presente no início da operacionalização e no dia-a-dia das organizações. Comprovou-se a necessidade de conceder a Gestão de Marcas à mesma importância que recebem outros pilares da administração, como uma importante forma de garantir a longevidade dos negócios. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
|
status_str |
|
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/httpwwwcadtecmpacombrojsindexphp/article/view/182 |
url |
https://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/httpwwwcadtecmpacombrojsindexphp/article/view/182 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/httpwwwcadtecmpacombrojsindexphp/article/view/182/150 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Caderno Profissional de Administração da UNIMEP info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Caderno Profissional de Administração da UNIMEP |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caderno Profissional de Administração da UNIMEP; v. 8, n. 1 (2018): JANEIRO - JUNHO DE 2018; 148 - 170 2237-5422 reponame:Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba instname:Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba |
collection |
Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba |
repository.name.fl_str_mv |
Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba - Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
vrueda@unimep.br||vrueda@unimep.br |
_version_ |
1776751316174897152 |