A importância do Branding na operacionalização de Pequenas e Médias Empresas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Pedro Heleodoro Sebastião dos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Costa, Danilo de Melo, Costa, Daniela Vecchia
Tipo de documento:
Idioma: por
Título da fonte: Caderno Profissional de Administração da Universidade Metodista de Piracicaba
Texto Completo: https://www.cadtecmpa.com.br/ojs/index.php/httpwwwcadtecmpacombrojsindexphp/article/view/182
Resumo: Com a alta competitividade característica dos dias atuais, a gestão estratégica de Marcas, também denominado Branding, passa a ser fundamental para a sobrevivência de novos negócios A partir de então, esta pesquisa visou avaliar a importância da Gestão de Marcas para que as médias e pequenas empresas sobrevivam. Procurou-se também identificar se os modelos de Plano de Negócios atuais contemplam o Branding, propondo uma forma de inserir o Branding no Plano de Negócios de Pequenas e Médias Empresas. Para fundamentar teoricamente este trabalho, foi realizado um levantamento dos principais conceitos e modelos sobre empreendedorismo e Plano de Negócios, assim como a definição de marca e branding e sua aplicabilidade e sua importância. Como metodologia, utilizou-se da pesquisa descritiva e qualitativa, por meio da coleta de dados documental e bibliográfica. Os resultados da presente pesquisa demonstraram que o Branding deve estar presente a partir do Plano de Negócios das Pequenas e Médias Empresas e deve continuar presente no início da operacionalização e no dia-a-dia das organizações. Comprovou-se a necessidade de conceder a Gestão de Marcas à mesma importância que recebem outros pilares da administração, como uma importante forma de garantir a longevidade dos negócios.
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