Limites e fronteiras no evangelho de Mateus
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Metodista |
Texto Completo: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2196 |
Resumo: | O evangelho de Mateus compõe o conjunto dos sinóticos neotestamentários e foi redigido na segunda metade do I século da E.C. Embora não se tenha certeza a respeito do lugar de origem, a hipótese geralmente aceita é que tenha sido produzido nas cercanias da Antioquia da Síria, por volta do decênio 90. Esta pesquisa funda-se na exegese das perícopes 5:27-32, 18:6-9 e 19:9-12 onde encontramos o tratamento de temas como adultério, fornicação e castrações. O conteúdo das perícopes é normativo e indica orientações para o comportamento da audiência reunida em torno do documento. Entendemos que a autoria do evangelho procurou estabelecer sua identidade social por meio da imposição de limites e fronteiras religiosas tomadas da Torá, reintepretadas por Jesus de Nazaré e laboriosamente selecionadas e compiladas pela autoria do evangelho. Era necessária a escrita de um material que resguardasse os princípios da tradição judaica e evitasse a indesejável 'mistura' com as tradições e os costumes de Roma. Embora o grupo mateano não tenha pretendido prescindir do judaísmo, este movimento foi inevitável à medida que os gentios aderiam à fé cristã. Na redação mateana se reconhecem, portanto, expressões da pertença judaica e simbolismos da cultura helênica. Tratam-se de intertextos, memórias ancestrais e imagens míticas que em conjunto foram utilizadas como técnicas retóricas que visavam à construção de identidade da audiência composta por judeus, judeus helenizados e gentios (AU). |
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Limites e fronteiras no evangelho de MateusLimits and Boundaries in the Gospel of MatthewBiblia; Novo testamento ;Mateus; Etnia; Identidade religiosa; CulturaBible; New Testament ;Matthew; ethnicity; Religious identity; CultureCIENCIAS HUMANASO evangelho de Mateus compõe o conjunto dos sinóticos neotestamentários e foi redigido na segunda metade do I século da E.C. Embora não se tenha certeza a respeito do lugar de origem, a hipótese geralmente aceita é que tenha sido produzido nas cercanias da Antioquia da Síria, por volta do decênio 90. Esta pesquisa funda-se na exegese das perícopes 5:27-32, 18:6-9 e 19:9-12 onde encontramos o tratamento de temas como adultério, fornicação e castrações. O conteúdo das perícopes é normativo e indica orientações para o comportamento da audiência reunida em torno do documento. Entendemos que a autoria do evangelho procurou estabelecer sua identidade social por meio da imposição de limites e fronteiras religiosas tomadas da Torá, reintepretadas por Jesus de Nazaré e laboriosamente selecionadas e compiladas pela autoria do evangelho. Era necessária a escrita de um material que resguardasse os princípios da tradição judaica e evitasse a indesejável 'mistura' com as tradições e os costumes de Roma. Embora o grupo mateano não tenha pretendido prescindir do judaísmo, este movimento foi inevitável à medida que os gentios aderiam à fé cristã. Na redação mateana se reconhecem, portanto, expressões da pertença judaica e simbolismos da cultura helênica. Tratam-se de intertextos, memórias ancestrais e imagens míticas que em conjunto foram utilizadas como técnicas retóricas que visavam à construção de identidade da audiência composta por judeus, judeus helenizados e gentios (AU).The Gospel of Matthew makes up the set of the New Testament synoptics and was written in the second half of the 1st century CE. Although the place of origin is uncertain, the generally accepted hypothesis is that it was produced in the vicinity of Antioch in Syria, around the 90's. This research is based on the exegesis of Pericopes 5:27-32, 18 :6-9 and 19:9-12 where we find the treatment of topics such as adultery, fornication and castrations. The content of the pericopes is normative and indicates guidelines for the behavior of the audience gathered around the document. We understand that the authorship of the gospel sought to establish its social identity through the imposition of limits and religious boundaries taken from the Torah, reinterpreted by Jesus of Nazareth and laboriously selected and compiled by gospel authorship. It was necessary to write material that would protect the principles of Jewish tradition and avoid the undesirable 'mixture' with the traditions and customs of Rome. Although the Matean group did not intend to do without Judaism, this movement was inevitable as the Gentiles adhered to the Christian faith. In Matthew's writing, therefore, expressions of Jewish belonging and symbolisms of Hellenic culture are recognized. These are intertexts, ancestral memories and mythical images that together were used as rhetorical techniques aimed at building the identity of the audience composed of Jews, Hellenized Jews and Gentiles (AU).Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Metodista de Sao PauloCiencias da Religiao:Programa de Pos Graduacao em Ciencias da ReligiaoBrasilIMSCiencias da ReligiaoNogueira, Paulo Augusto de SouzaVasconellos, Pedro Lima deWoodruff, ArchibaldGarcia, Paulo RobertoAdriano Filho, JoséRodrigues, Elisa2022-05-26T20:05:26Z2007-08-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfRodrigues, Elisa. Limites e fronteiras no evangelho de Mateus. 2007. 251 folhas. Tese( Ciencias da Religiao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo, 2007.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2196porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2022-05-26T20:05:26Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/2196Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2022-05-26T20:05:26Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
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