Intervenções da prática educacional-confessional para a formação dos discentes de uma instituição de educação superior adventista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Metodista |
Texto Completo: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2133 |
Resumo: | Entre as diferentes propostas educacionais-confessionais para a Educação Superior encontra-se a Rede Educacional Adventista, vinculada historicamente e filosoficamente com os preceitos religiosos da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Esta pesquisa, portanto, consiste em uma análise das intervenções geradas pelas práticas educacionais-confessionais adventista da Educação Superior na formação de seus discentes. Para tanto escolheu-se a instituição adventista de maior expressividade no Brasil para realizar este trabalho, o UNASP - Centro Universitário Adventista de São Paulo. A análise dos documentos oficiais e das entrevistas feitas com estudantes da IES citada utilizou-se da História Oral como embasamento metodológico e a chave hermenêutica teórica encontrada nas categorias estratégias e táticas, propostas por Michel de Certeau. Ou seja, nesse estudo examinou-se os fundamentos teológicos-filosóficos-educacionais da Educação Adventista para o Educação Superior a partir das percepções sobre as práticas cotidianas experenciadas pelos discentes. Os discursos dos colaboradores apresentam considerações, avaliações, críticas e redes de sentido para vários temas advindos da confessionalidade vigente.(AU) |
id |
METODISTA_12700838cf045ce56e4772386b9f8279 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/2133 |
network_acronym_str |
METODISTA |
network_name_str |
Repositório Institucional da Metodista |
repository_id_str |
|
spelling |
Intervenções da prática educacional-confessional para a formação dos discentes de uma instituição de educação superior adventistaEducational-confessional practice interventions for the training of students of an Adventist Higher Education institutionEducação Superior Adventista; Confessionalidade; Formação Discente; História OralAdventist Higher Education; Confessional model; Student Formation; Oral HistoryCIENCIAS HUMANASEntre as diferentes propostas educacionais-confessionais para a Educação Superior encontra-se a Rede Educacional Adventista, vinculada historicamente e filosoficamente com os preceitos religiosos da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Esta pesquisa, portanto, consiste em uma análise das intervenções geradas pelas práticas educacionais-confessionais adventista da Educação Superior na formação de seus discentes. Para tanto escolheu-se a instituição adventista de maior expressividade no Brasil para realizar este trabalho, o UNASP - Centro Universitário Adventista de São Paulo. A análise dos documentos oficiais e das entrevistas feitas com estudantes da IES citada utilizou-se da História Oral como embasamento metodológico e a chave hermenêutica teórica encontrada nas categorias estratégias e táticas, propostas por Michel de Certeau. Ou seja, nesse estudo examinou-se os fundamentos teológicos-filosóficos-educacionais da Educação Adventista para o Educação Superior a partir das percepções sobre as práticas cotidianas experenciadas pelos discentes. Os discursos dos colaboradores apresentam considerações, avaliações, críticas e redes de sentido para vários temas advindos da confessionalidade vigente.(AU)The Adventist Educational Network, which is historically and philosophically linked to the religious precepts of the Seventh-day Adventist Church, is among many educational-confessional proposals for higher education. Therefore, this research is an analysis of the practices conducted by Adventist educational-confessional for higher education in the formation process of their students. For this purpose, the most preeminent Adventist institution in Brazil – UNASP Centro Universitário Adventista de São Paulo – was chosen to carry out this research. The analysis of official documents and interviews with students from this institution used Oral History as a methodological basis and the theoretical hermeneutic key found in the strategic and tactical categories, proposed by Michel de Certeau. In other words, in this study, the theological-philosophical-educational foundations of the Adventist Education for higher education were examined from the perceptions of daily practices experienced by students. The collaborators' speeches present considerations, evaluations, criticisms, and a stream of meanings for several themes coming from the current confessional model.(AU)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Metodista de Sao PauloCiencias da Religiao:Programa de Pos Graduacao em Ciencias da ReligiaoBrasilIMSPsicologia da SaudeWirth, Lauri EmilioSouza , Sandra Duarte deMenslin , Douglas JefersonAzevedo, Zanin, Henrique de2021-11-23T16:32:26Z2021-08-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfAzevedo, Zanin, Henrique de. Intervenções da prática educacional-confessional para a formação dos discentes de uma instituição de educação superior adventista. 2021. 385 folhas. Dissertação( Psicologia da Saude) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2133porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2021-11-23T16:32:26Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/2133Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2021-11-23T16:32:26Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Intervenções da prática educacional-confessional para a formação dos discentes de uma instituição de educação superior adventista Educational-confessional practice interventions for the training of students of an Adventist Higher Education institution |
title |
Intervenções da prática educacional-confessional para a formação dos discentes de uma instituição de educação superior adventista |
spellingShingle |
Intervenções da prática educacional-confessional para a formação dos discentes de uma instituição de educação superior adventista Azevedo, Zanin, Henrique de Educação Superior Adventista; Confessionalidade; Formação Discente; História Oral Adventist Higher Education; Confessional model; Student Formation; Oral History CIENCIAS HUMANAS |
title_short |
Intervenções da prática educacional-confessional para a formação dos discentes de uma instituição de educação superior adventista |
title_full |
Intervenções da prática educacional-confessional para a formação dos discentes de uma instituição de educação superior adventista |
title_fullStr |
Intervenções da prática educacional-confessional para a formação dos discentes de uma instituição de educação superior adventista |
title_full_unstemmed |
Intervenções da prática educacional-confessional para a formação dos discentes de uma instituição de educação superior adventista |
title_sort |
Intervenções da prática educacional-confessional para a formação dos discentes de uma instituição de educação superior adventista |
author |
Azevedo, Zanin, Henrique de |
author_facet |
Azevedo, Zanin, Henrique de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Wirth, Lauri Emilio Souza , Sandra Duarte de Menslin , Douglas Jeferson |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Azevedo, Zanin, Henrique de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Superior Adventista; Confessionalidade; Formação Discente; História Oral Adventist Higher Education; Confessional model; Student Formation; Oral History CIENCIAS HUMANAS |
topic |
Educação Superior Adventista; Confessionalidade; Formação Discente; História Oral Adventist Higher Education; Confessional model; Student Formation; Oral History CIENCIAS HUMANAS |
description |
Entre as diferentes propostas educacionais-confessionais para a Educação Superior encontra-se a Rede Educacional Adventista, vinculada historicamente e filosoficamente com os preceitos religiosos da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Esta pesquisa, portanto, consiste em uma análise das intervenções geradas pelas práticas educacionais-confessionais adventista da Educação Superior na formação de seus discentes. Para tanto escolheu-se a instituição adventista de maior expressividade no Brasil para realizar este trabalho, o UNASP - Centro Universitário Adventista de São Paulo. A análise dos documentos oficiais e das entrevistas feitas com estudantes da IES citada utilizou-se da História Oral como embasamento metodológico e a chave hermenêutica teórica encontrada nas categorias estratégias e táticas, propostas por Michel de Certeau. Ou seja, nesse estudo examinou-se os fundamentos teológicos-filosóficos-educacionais da Educação Adventista para o Educação Superior a partir das percepções sobre as práticas cotidianas experenciadas pelos discentes. Os discursos dos colaboradores apresentam considerações, avaliações, críticas e redes de sentido para vários temas advindos da confessionalidade vigente.(AU) |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-23T16:32:26Z 2021-08-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Azevedo, Zanin, Henrique de. Intervenções da prática educacional-confessional para a formação dos discentes de uma instituição de educação superior adventista. 2021. 385 folhas. Dissertação( Psicologia da Saude) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo. http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2133 |
identifier_str_mv |
Azevedo, Zanin, Henrique de. Intervenções da prática educacional-confessional para a formação dos discentes de uma instituição de educação superior adventista. 2021. 385 folhas. Dissertação( Psicologia da Saude) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo. |
url |
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2133 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Sao Paulo Ciencias da Religiao:Programa de Pos Graduacao em Ciencias da Religiao Brasil IMS Psicologia da Saude |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Sao Paulo Ciencias da Religiao:Programa de Pos Graduacao em Ciencias da Religiao Brasil IMS Psicologia da Saude |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Metodista instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Repositório Institucional da Metodista |
collection |
Repositório Institucional da Metodista |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@metodista.br |
_version_ |
1792602006407348224 |