Intervenções da prática educacional-confessional para a formação dos discentes de uma instituição de educação superior adventista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Zanin, Henrique de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2133
Resumo: Entre as diferentes propostas educacionais-confessionais para a Educação Superior encontra-se a Rede Educacional Adventista, vinculada historicamente e filosoficamente com os preceitos religiosos da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Esta pesquisa, portanto, consiste em uma análise das intervenções geradas pelas práticas educacionais-confessionais adventista da Educação Superior na formação de seus discentes. Para tanto escolheu-se a instituição adventista de maior expressividade no Brasil para realizar este trabalho, o UNASP - Centro Universitário Adventista de São Paulo. A análise dos documentos oficiais e das entrevistas feitas com estudantes da IES citada utilizou-se da História Oral como embasamento metodológico e a chave hermenêutica teórica encontrada nas categorias estratégias e táticas, propostas por Michel de Certeau. Ou seja, nesse estudo examinou-se os fundamentos teológicos-filosóficos-educacionais da Educação Adventista para o Educação Superior a partir das percepções sobre as práticas cotidianas experenciadas pelos discentes. Os discursos dos colaboradores apresentam considerações, avaliações, críticas e redes de sentido para vários temas advindos da confessionalidade vigente.(AU)
id METODISTA_12700838cf045ce56e4772386b9f8279
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/2133
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling Intervenções da prática educacional-confessional para a formação dos discentes de uma instituição de educação superior adventistaEducational-confessional practice interventions for the training of students of an Adventist Higher Education institutionEducação Superior Adventista; Confessionalidade; Formação Discente; História OralAdventist Higher Education; Confessional model; Student Formation; Oral HistoryCIENCIAS HUMANASEntre as diferentes propostas educacionais-confessionais para a Educação Superior encontra-se a Rede Educacional Adventista, vinculada historicamente e filosoficamente com os preceitos religiosos da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Esta pesquisa, portanto, consiste em uma análise das intervenções geradas pelas práticas educacionais-confessionais adventista da Educação Superior na formação de seus discentes. Para tanto escolheu-se a instituição adventista de maior expressividade no Brasil para realizar este trabalho, o UNASP - Centro Universitário Adventista de São Paulo. A análise dos documentos oficiais e das entrevistas feitas com estudantes da IES citada utilizou-se da História Oral como embasamento metodológico e a chave hermenêutica teórica encontrada nas categorias estratégias e táticas, propostas por Michel de Certeau. Ou seja, nesse estudo examinou-se os fundamentos teológicos-filosóficos-educacionais da Educação Adventista para o Educação Superior a partir das percepções sobre as práticas cotidianas experenciadas pelos discentes. Os discursos dos colaboradores apresentam considerações, avaliações, críticas e redes de sentido para vários temas advindos da confessionalidade vigente.(AU)The Adventist Educational Network, which is historically and philosophically linked to the religious precepts of the Seventh-day Adventist Church, is among many educational-confessional proposals for higher education. Therefore, this research is an analysis of the practices conducted by Adventist educational-confessional for higher education in the formation process of their students. For this purpose, the most preeminent Adventist institution in Brazil – UNASP Centro Universitário Adventista de São Paulo – was chosen to carry out this research. The analysis of official documents and interviews with students from this institution used Oral History as a methodological basis and the theoretical hermeneutic key found in the strategic and tactical categories, proposed by Michel de Certeau. In other words, in this study, the theological-philosophical-educational foundations of the Adventist Education for higher education were examined from the perceptions of daily practices experienced by students. The collaborators' speeches present considerations, evaluations, criticisms, and a stream of meanings for several themes coming from the current confessional model.(AU)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Metodista de Sao PauloCiencias da Religiao:Programa de Pos Graduacao em Ciencias da ReligiaoBrasilIMSPsicologia da SaudeWirth, Lauri EmilioSouza , Sandra Duarte deMenslin , Douglas JefersonAzevedo, Zanin, Henrique de2021-11-23T16:32:26Z2021-08-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfAzevedo, Zanin, Henrique de. Intervenções da prática educacional-confessional para a formação dos discentes de uma instituição de educação superior adventista. 2021. 385 folhas. Dissertação( Psicologia da Saude) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2133porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2021-11-23T16:32:26Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/2133Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2021-11-23T16:32:26Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Intervenções da prática educacional-confessional para a formação dos discentes de uma instituição de educação superior adventista
Educational-confessional practice interventions for the training of students of an Adventist Higher Education institution
title Intervenções da prática educacional-confessional para a formação dos discentes de uma instituição de educação superior adventista
spellingShingle Intervenções da prática educacional-confessional para a formação dos discentes de uma instituição de educação superior adventista
Azevedo, Zanin, Henrique de
Educação Superior Adventista; Confessionalidade; Formação Discente; História Oral
Adventist Higher Education; Confessional model; Student Formation; Oral History
CIENCIAS HUMANAS
title_short Intervenções da prática educacional-confessional para a formação dos discentes de uma instituição de educação superior adventista
title_full Intervenções da prática educacional-confessional para a formação dos discentes de uma instituição de educação superior adventista
title_fullStr Intervenções da prática educacional-confessional para a formação dos discentes de uma instituição de educação superior adventista
title_full_unstemmed Intervenções da prática educacional-confessional para a formação dos discentes de uma instituição de educação superior adventista
title_sort Intervenções da prática educacional-confessional para a formação dos discentes de uma instituição de educação superior adventista
author Azevedo, Zanin, Henrique de
author_facet Azevedo, Zanin, Henrique de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Wirth, Lauri Emilio
Souza , Sandra Duarte de
Menslin , Douglas Jeferson
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Zanin, Henrique de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Superior Adventista; Confessionalidade; Formação Discente; História Oral
Adventist Higher Education; Confessional model; Student Formation; Oral History
CIENCIAS HUMANAS
topic Educação Superior Adventista; Confessionalidade; Formação Discente; História Oral
Adventist Higher Education; Confessional model; Student Formation; Oral History
CIENCIAS HUMANAS
description Entre as diferentes propostas educacionais-confessionais para a Educação Superior encontra-se a Rede Educacional Adventista, vinculada historicamente e filosoficamente com os preceitos religiosos da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Esta pesquisa, portanto, consiste em uma análise das intervenções geradas pelas práticas educacionais-confessionais adventista da Educação Superior na formação de seus discentes. Para tanto escolheu-se a instituição adventista de maior expressividade no Brasil para realizar este trabalho, o UNASP - Centro Universitário Adventista de São Paulo. A análise dos documentos oficiais e das entrevistas feitas com estudantes da IES citada utilizou-se da História Oral como embasamento metodológico e a chave hermenêutica teórica encontrada nas categorias estratégias e táticas, propostas por Michel de Certeau. Ou seja, nesse estudo examinou-se os fundamentos teológicos-filosóficos-educacionais da Educação Adventista para o Educação Superior a partir das percepções sobre as práticas cotidianas experenciadas pelos discentes. Os discursos dos colaboradores apresentam considerações, avaliações, críticas e redes de sentido para vários temas advindos da confessionalidade vigente.(AU)
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-23T16:32:26Z
2021-08-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Azevedo, Zanin, Henrique de. Intervenções da prática educacional-confessional para a formação dos discentes de uma instituição de educação superior adventista. 2021. 385 folhas. Dissertação( Psicologia da Saude) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo.
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2133
identifier_str_mv Azevedo, Zanin, Henrique de. Intervenções da prática educacional-confessional para a formação dos discentes de uma instituição de educação superior adventista. 2021. 385 folhas. Dissertação( Psicologia da Saude) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2133
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Sao Paulo
Ciencias da Religiao:Programa de Pos Graduacao em Ciencias da Religiao
Brasil
IMS
Psicologia da Saude
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Sao Paulo
Ciencias da Religiao:Programa de Pos Graduacao em Ciencias da Religiao
Brasil
IMS
Psicologia da Saude
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792602006407348224