CORRELAÇÃO ENTRE ANSIEDADE E O DESEMPENHO EM ATENÇÃO CONCENTRADA: UM ESTUDO PSICOFISIOLÓGICO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Metodista |
Texto Completo: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1301 |
Resumo: | A influência de traços e sintomas ansiosos sobre o desempenho em tarefas atencionais de dificuldade crescente foi avaliada em 33 participantes de ambos os sexos (18 à 59 anos de idade). O experimento foi constituído de 3 blocos, em que a tarefa proposta consistia na identificação de grupos de uma, duas e três letras. Metade dos sujeitos realizou os testes na seqüência direta e os demais, na seqüência invertida. Os resultados dos três blocos foram correlacionados com os escores das escalas de ansiedade traço e estado de Spielberger. A análise dos dados baseou-se nos tempos médios de reação e no número de respostas válidas para uma, duas e três letras. Os resultados indicaram que os tempos de resposta foram maiores na medida em que a dificuldade da tarefa aumentava. Os resultados mostraram uma tendência à correlação negativa entre os escores das escalas de ansiedade e os tempos de reação em todos os tipos de tarefa. Estes resultados sugerem que a inclusão de avaliações de ansiedade em estudos psicofísicos que envolvam testes de atenção, pode ser útil no controle da variabilidade dos resultados. |
id |
METODISTA_5265fee07b50237b83b3f605e2441691 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1301 |
network_acronym_str |
METODISTA |
network_name_str |
Repositório Institucional da Metodista |
repository_id_str |
|
spelling |
CORRELAÇÃO ENTRE ANSIEDADE E O DESEMPENHO EM ATENÇÃO CONCENTRADA: UM ESTUDO PSICOFISIOLÓGICOansiedadeatençãopsicofisiologiaanxiety, attention, phychophysiologyCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAA influência de traços e sintomas ansiosos sobre o desempenho em tarefas atencionais de dificuldade crescente foi avaliada em 33 participantes de ambos os sexos (18 à 59 anos de idade). O experimento foi constituído de 3 blocos, em que a tarefa proposta consistia na identificação de grupos de uma, duas e três letras. Metade dos sujeitos realizou os testes na seqüência direta e os demais, na seqüência invertida. Os resultados dos três blocos foram correlacionados com os escores das escalas de ansiedade traço e estado de Spielberger. A análise dos dados baseou-se nos tempos médios de reação e no número de respostas válidas para uma, duas e três letras. Os resultados indicaram que os tempos de resposta foram maiores na medida em que a dificuldade da tarefa aumentava. Os resultados mostraram uma tendência à correlação negativa entre os escores das escalas de ansiedade e os tempos de reação em todos os tipos de tarefa. Estes resultados sugerem que a inclusão de avaliações de ansiedade em estudos psicofísicos que envolvam testes de atenção, pode ser útil no controle da variabilidade dos resultados.This study investigated the influence of anxiety traits on the performance in cognitive tasks. Thirty-three normal individuals (ages ranging from 18 to 59 years) performed 3 reaction time tasks. The tasks consisted of the identification of 1, 2, or 3 letters sets built from combinations of p, b, q, or d. The mean reaction time for each individual for each stimulus were computed. Anxiety was evaluated through the Spielberger State-Trait Anxiety Inventory (STAI). As expected, mean reaction times increased with the increasing of task difficulty. The scores in both STAI subscales showed a tendency to a negative correlation with reaction time in all three tasks. These results suggest that measures of anxiety must be useful to control sources of variability in psychophysiological studies involving attention tasks.Universidade Metodista de São PauloPsicologia da saúdeBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIARamos, Renato TeodoroCPF:11478598745http://lattes.cnpq.br/5651863697199159Basile, Luis Fernando HindiCPF:85953263325http://lattes.cnpq.br/5492548469669885Ranvaud, Ronald Dennis Paul Kenneth CliveCPF:66356389323http://lattes.cnpq.br/2000759367292897Gertsenchtein, Letícia Ismael Penteado Steagall2016-08-03T16:34:20Z2012-02-092011-11-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGERTSENCHTEIN, Letícia Ismael Penteado Steagall. CORRELAÇÃO ENTRE ANSIEDADE E O DESEMPENHO EM ATENÇÃO CONCENTRADA: UM ESTUDO PSICOFISIOLÓGICO. 2011. 84 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia da saúde) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2011.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1301porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-03T18:14:04Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1301Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:14:04Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CORRELAÇÃO ENTRE ANSIEDADE E O DESEMPENHO EM ATENÇÃO CONCENTRADA: UM ESTUDO PSICOFISIOLÓGICO |
title |
CORRELAÇÃO ENTRE ANSIEDADE E O DESEMPENHO EM ATENÇÃO CONCENTRADA: UM ESTUDO PSICOFISIOLÓGICO |
spellingShingle |
CORRELAÇÃO ENTRE ANSIEDADE E O DESEMPENHO EM ATENÇÃO CONCENTRADA: UM ESTUDO PSICOFISIOLÓGICO Gertsenchtein, Letícia Ismael Penteado Steagall ansiedade atenção psicofisiologia anxiety, attention, phychophysiology CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
title_short |
CORRELAÇÃO ENTRE ANSIEDADE E O DESEMPENHO EM ATENÇÃO CONCENTRADA: UM ESTUDO PSICOFISIOLÓGICO |
title_full |
CORRELAÇÃO ENTRE ANSIEDADE E O DESEMPENHO EM ATENÇÃO CONCENTRADA: UM ESTUDO PSICOFISIOLÓGICO |
title_fullStr |
CORRELAÇÃO ENTRE ANSIEDADE E O DESEMPENHO EM ATENÇÃO CONCENTRADA: UM ESTUDO PSICOFISIOLÓGICO |
title_full_unstemmed |
CORRELAÇÃO ENTRE ANSIEDADE E O DESEMPENHO EM ATENÇÃO CONCENTRADA: UM ESTUDO PSICOFISIOLÓGICO |
title_sort |
CORRELAÇÃO ENTRE ANSIEDADE E O DESEMPENHO EM ATENÇÃO CONCENTRADA: UM ESTUDO PSICOFISIOLÓGICO |
author |
Gertsenchtein, Letícia Ismael Penteado Steagall |
author_facet |
Gertsenchtein, Letícia Ismael Penteado Steagall |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ramos, Renato Teodoro CPF:11478598745 http://lattes.cnpq.br/5651863697199159 Basile, Luis Fernando Hindi CPF:85953263325 http://lattes.cnpq.br/5492548469669885 Ranvaud, Ronald Dennis Paul Kenneth Clive CPF:66356389323 http://lattes.cnpq.br/2000759367292897 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gertsenchtein, Letícia Ismael Penteado Steagall |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ansiedade atenção psicofisiologia anxiety, attention, phychophysiology CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
topic |
ansiedade atenção psicofisiologia anxiety, attention, phychophysiology CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
description |
A influência de traços e sintomas ansiosos sobre o desempenho em tarefas atencionais de dificuldade crescente foi avaliada em 33 participantes de ambos os sexos (18 à 59 anos de idade). O experimento foi constituído de 3 blocos, em que a tarefa proposta consistia na identificação de grupos de uma, duas e três letras. Metade dos sujeitos realizou os testes na seqüência direta e os demais, na seqüência invertida. Os resultados dos três blocos foram correlacionados com os escores das escalas de ansiedade traço e estado de Spielberger. A análise dos dados baseou-se nos tempos médios de reação e no número de respostas válidas para uma, duas e três letras. Os resultados indicaram que os tempos de resposta foram maiores na medida em que a dificuldade da tarefa aumentava. Os resultados mostraram uma tendência à correlação negativa entre os escores das escalas de ansiedade e os tempos de reação em todos os tipos de tarefa. Estes resultados sugerem que a inclusão de avaliações de ansiedade em estudos psicofísicos que envolvam testes de atenção, pode ser útil no controle da variabilidade dos resultados. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-11-30 2012-02-09 2016-08-03T16:34:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GERTSENCHTEIN, Letícia Ismael Penteado Steagall. CORRELAÇÃO ENTRE ANSIEDADE E O DESEMPENHO EM ATENÇÃO CONCENTRADA: UM ESTUDO PSICOFISIOLÓGICO. 2011. 84 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia da saúde) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2011. http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1301 |
identifier_str_mv |
GERTSENCHTEIN, Letícia Ismael Penteado Steagall. CORRELAÇÃO ENTRE ANSIEDADE E O DESEMPENHO EM ATENÇÃO CONCENTRADA: UM ESTUDO PSICOFISIOLÓGICO. 2011. 84 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia da saúde) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2011. |
url |
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1301 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo Psicologia da saúde BR UMESP PÓS GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo Psicologia da saúde BR UMESP PÓS GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Metodista instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Repositório Institucional da Metodista |
collection |
Repositório Institucional da Metodista |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@metodista.br |
_version_ |
1792602000409493504 |