MASHALIM PARA CONTAR - SUBSÍDIOS PARA A EDUCAÇÃO PARA A PRUDENTIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Metodista |
Texto Completo: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1020 |
Resumo: | Essa pesquisa tem por objetivo estudar o significado e o alcance educativos, por um lado da virtude da prudentia e, por outro, da arte de contar mashalim. O objetivo específico é elaborar uma coletânea que ajude a resgatar a relação prudentia / narrativas na formação de professores de ensino fundamental e médio e também dotar o docente de um material que sirva para que ele mesmo elabore o seu próprio repertório nesse campo. O material aqui apresentado é uma coletânea acompanhada de reflexões filosóficas e pedagógicas, que ajudaram a compreender os valores antropológicos das situações envolvidas. Para isso, apoiamo-nos no referencial teórico clássico de Tomás de Aquino, especialmente em seus estudos sobre essa virtude (Tomás de Aquino, 2005), e em seus intérpretes contemporâneos: Josef Pieper e Jean Lauand. Além disso, foi central a minha experiência pessoal como contadora de histórias que se baseia no psicodramatista Moreno, no biólogo Maturana e em teóricos que têm desenvolvido trabalhos referentes à leitura e escrita para ampliar o diálogo com os professores. |
id |
METODISTA_b6e29850537f1dd1b228897d86c08ae4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1020 |
network_acronym_str |
METODISTA |
network_name_str |
Repositório Institucional da Metodista |
repository_id_str |
|
spelling |
MASHALIM PARA CONTAR - SUBSÍDIOS PARA A EDUCAÇÃO PARA A PRUDENTIAMashalim to count grams for education for proventiaMashalimNarrativasPrudentiaEducaçãoPsicodramaMashalimNarrativesPrudentiaEducationPsycodramaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEssa pesquisa tem por objetivo estudar o significado e o alcance educativos, por um lado da virtude da prudentia e, por outro, da arte de contar mashalim. O objetivo específico é elaborar uma coletânea que ajude a resgatar a relação prudentia / narrativas na formação de professores de ensino fundamental e médio e também dotar o docente de um material que sirva para que ele mesmo elabore o seu próprio repertório nesse campo. O material aqui apresentado é uma coletânea acompanhada de reflexões filosóficas e pedagógicas, que ajudaram a compreender os valores antropológicos das situações envolvidas. Para isso, apoiamo-nos no referencial teórico clássico de Tomás de Aquino, especialmente em seus estudos sobre essa virtude (Tomás de Aquino, 2005), e em seus intérpretes contemporâneos: Josef Pieper e Jean Lauand. Além disso, foi central a minha experiência pessoal como contadora de histórias que se baseia no psicodramatista Moreno, no biólogo Maturana e em teóricos que têm desenvolvido trabalhos referentes à leitura e escrita para ampliar o diálogo com os professores.This research intends to study the meaning and educational reaching in two different objects: the virtues of prudentia and the telling art of mashalim. The specif intention is to elaborate some sort of anthology that helps to rescue the relationship between prudentia/ the formation of our teachers at fundamental and medium levels - but also it is to capacitate the professors with some material that allows them to build up his own repertoire. The material hereby presented is a selection - with both philosofical and pedagogic thinking - to help understand the antropological values on it. For that to happen, we concentrate on classical Thomas of Aquino, especially his studies on virtues (Thomas of Aquino, 2005); and also his contemporary interpreters: Josef Pieper and Jean Launand. Besides that, my personal experience as story teller based on psychodramatist Moreno, byologist Maturana and another theorethicals was really crucial. Scholars who have written works referring to writing and reading as a tool to broaden dialogue with professors.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Metodista de São PauloEducaçãoBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOLauand, Luiz JeanCPF:22222222229Fischmann, RoseliCPF:63561230303http://lattes.cnpq.br/8371851068257049Horta, SylvioCPF:12345678524Vassimon, Georgia2016-08-03T16:15:45Z2014-06-302014-03-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1020porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-03T18:10:11Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1020Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:10:11Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MASHALIM PARA CONTAR - SUBSÍDIOS PARA A EDUCAÇÃO PARA A PRUDENTIA Mashalim to count grams for education for proventia |
title |
MASHALIM PARA CONTAR - SUBSÍDIOS PARA A EDUCAÇÃO PARA A PRUDENTIA |
spellingShingle |
MASHALIM PARA CONTAR - SUBSÍDIOS PARA A EDUCAÇÃO PARA A PRUDENTIA Vassimon, Georgia Mashalim Narrativas Prudentia Educação Psicodrama Mashalim Narratives Prudentia Education Psycodrama CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
MASHALIM PARA CONTAR - SUBSÍDIOS PARA A EDUCAÇÃO PARA A PRUDENTIA |
title_full |
MASHALIM PARA CONTAR - SUBSÍDIOS PARA A EDUCAÇÃO PARA A PRUDENTIA |
title_fullStr |
MASHALIM PARA CONTAR - SUBSÍDIOS PARA A EDUCAÇÃO PARA A PRUDENTIA |
title_full_unstemmed |
MASHALIM PARA CONTAR - SUBSÍDIOS PARA A EDUCAÇÃO PARA A PRUDENTIA |
title_sort |
MASHALIM PARA CONTAR - SUBSÍDIOS PARA A EDUCAÇÃO PARA A PRUDENTIA |
author |
Vassimon, Georgia |
author_facet |
Vassimon, Georgia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lauand, Luiz Jean CPF:22222222229 Fischmann, Roseli CPF:63561230303 http://lattes.cnpq.br/8371851068257049 Horta, Sylvio CPF:12345678524 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vassimon, Georgia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mashalim Narrativas Prudentia Educação Psicodrama Mashalim Narratives Prudentia Education Psycodrama CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Mashalim Narrativas Prudentia Educação Psicodrama Mashalim Narratives Prudentia Education Psycodrama CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Essa pesquisa tem por objetivo estudar o significado e o alcance educativos, por um lado da virtude da prudentia e, por outro, da arte de contar mashalim. O objetivo específico é elaborar uma coletânea que ajude a resgatar a relação prudentia / narrativas na formação de professores de ensino fundamental e médio e também dotar o docente de um material que sirva para que ele mesmo elabore o seu próprio repertório nesse campo. O material aqui apresentado é uma coletânea acompanhada de reflexões filosóficas e pedagógicas, que ajudaram a compreender os valores antropológicos das situações envolvidas. Para isso, apoiamo-nos no referencial teórico clássico de Tomás de Aquino, especialmente em seus estudos sobre essa virtude (Tomás de Aquino, 2005), e em seus intérpretes contemporâneos: Josef Pieper e Jean Lauand. Além disso, foi central a minha experiência pessoal como contadora de histórias que se baseia no psicodramatista Moreno, no biólogo Maturana e em teóricos que têm desenvolvido trabalhos referentes à leitura e escrita para ampliar o diálogo com os professores. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-30 2014-03-27 2016-08-03T16:15:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1020 |
url |
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1020 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo Educação BR UMESP PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo Educação BR UMESP PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Metodista instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Repositório Institucional da Metodista |
collection |
Repositório Institucional da Metodista |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@metodista.br |
_version_ |
1792601998764277760 |