A INFLUÊNCIA DAS MULHERES CLÂNICAS NO PENSAMENTO PROFÉTICO DO PÓS-EXÍLIO. UM ESTUDO DE ISAÍAS 57,1-21.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kanashiro, Helder Blessa
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/350
Resumo: Neste trabalho sobre A Influência das Mulheres Clânicas no Pensamento Profético do Pós-Exílio. Um Estudo de Isaías 57,1-21, propomos apresentar uma pesquisa para demonstrar fundamentalmente quem eram os três grupos de mulheres clânicas, que surgem no Isaías 57,3-9, a saber: hn+n>[o(agoureira),aEßnm. (adultério, significando adúltera - tp,a(nm.) e hnAz(prostituta). E daí desenvolver que influência tiveram na profecia, no período do pós-exílio. Para tal tarefa utilizamos dois métodos: o primeiro, um método diacrônico no qual o texto demonstrou uma visão muito negativa dessas mulheres, já que o pano de fundo onde estaria estabelecido o texto é de forte influência patriarcal. Mas, ao aplicarmos um segundo, o método sincrônico e intertextual, o resultado se mostrou diferente, pois o conjunto de textos onde está incluso, a saber: Isaías 56,1-12; 58,1-14 e 61,1-11, demonstram um programa inclusivo. Assim, no Isaías 56,3-4 - rkªNEh;-!B, (filho do estrangeiro) e syrIêSh; (os eunucos), são admitidos na comunidade; no Isaías 58, 1 bqoß[]y: tybeîl.W (e para casa de Jacó), essa casa representada por um grupo de homens é repreendida por causa do jejum; e no Isaías 61,5-6 ~yrIêz (estranhos) e rkênE ynEåb.W (e filhos de estrangeiro), serão os que alimentarão a comunidade. Devido a isto, surgiu uma hipótese de que uma visão negativa sobre elas não poderia ser aceita dentro de um projeto inclusivo. No entanto a questão deve ser respondida. Partirmos para fazer um mapeamento do modo de vida clânico no Gênesis, um conjunto de textos que fala principalmente da família/clã. Ao estudarmos algumas mães míticas: Eva, Sara, Agar, filhas de Ló e Tamar, e ao compará-las com as de Isaías 57,3-9, muitas das características se mostram semelhantes. Pudemos assim perceber que todas essas mulheres clânicas por possuírem conhecimentos do reino animal e vegetal, exerceram influência na vida e morte das famílias/clãs, assim elas tiveram que serem combatidas pelos grupos de homens ao longo do tempo. Ainda outra característica importante no Pós-Exílio, é a movimentação que as famìlias/clãs realizam, mas, essa ‗saìda é sempre carregada de abundância de fertilidade e resolução de conflito pela solidariedade. Devemos estar na profecia, já que ao cristalizar-se um texto ‗desfavorável contra um grupo de mulheres, na verdade se está denunciando uma violência contra elas.
id METODISTA_d758b4f158cd9fed0cb6aaa36d9016f6
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/350
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling A INFLUÊNCIA DAS MULHERES CLÂNICAS NO PENSAMENTO PROFÉTICO DO PÓS-EXÍLIO. UM ESTUDO DE ISAÍAS 57,1-21.The influence of clan women in prophetic thought post-exile: astudy of Isaias 57.1 to21Mulheres ClânicasPós-ExílioProfeciaInfluênciaSolidariedadeClan WomenPost-ExileprophecyInfluenceSolidariCNPQ::CIENCIAS HUMANASNeste trabalho sobre A Influência das Mulheres Clânicas no Pensamento Profético do Pós-Exílio. Um Estudo de Isaías 57,1-21, propomos apresentar uma pesquisa para demonstrar fundamentalmente quem eram os três grupos de mulheres clânicas, que surgem no Isaías 57,3-9, a saber: hn+n>[o(agoureira),aEßnm. (adultério, significando adúltera - tp,a(nm.) e hnAz(prostituta). E daí desenvolver que influência tiveram na profecia, no período do pós-exílio. Para tal tarefa utilizamos dois métodos: o primeiro, um método diacrônico no qual o texto demonstrou uma visão muito negativa dessas mulheres, já que o pano de fundo onde estaria estabelecido o texto é de forte influência patriarcal. Mas, ao aplicarmos um segundo, o método sincrônico e intertextual, o resultado se mostrou diferente, pois o conjunto de textos onde está incluso, a saber: Isaías 56,1-12; 58,1-14 e 61,1-11, demonstram um programa inclusivo. Assim, no Isaías 56,3-4 - rkªNEh;-!B, (filho do estrangeiro) e syrIêSh; (os eunucos), são admitidos na comunidade; no Isaías 58, 1 bqoß[]y: tybeîl.W (e para casa de Jacó), essa casa representada por um grupo de homens é repreendida por causa do jejum; e no Isaías 61,5-6 ~yrIêz (estranhos) e rkênE ynEåb.W (e filhos de estrangeiro), serão os que alimentarão a comunidade. Devido a isto, surgiu uma hipótese de que uma visão negativa sobre elas não poderia ser aceita dentro de um projeto inclusivo. No entanto a questão deve ser respondida. Partirmos para fazer um mapeamento do modo de vida clânico no Gênesis, um conjunto de textos que fala principalmente da família/clã. Ao estudarmos algumas mães míticas: Eva, Sara, Agar, filhas de Ló e Tamar, e ao compará-las com as de Isaías 57,3-9, muitas das características se mostram semelhantes. Pudemos assim perceber que todas essas mulheres clânicas por possuírem conhecimentos do reino animal e vegetal, exerceram influência na vida e morte das famílias/clãs, assim elas tiveram que serem combatidas pelos grupos de homens ao longo do tempo. Ainda outra característica importante no Pós-Exílio, é a movimentação que as famìlias/clãs realizam, mas, essa ‗saìda é sempre carregada de abundância de fertilidade e resolução de conflito pela solidariedade. Devemos estar na profecia, já que ao cristalizar-se um texto ‗desfavorável contra um grupo de mulheres, na verdade se está denunciando uma violência contra elas.In this work on The Influence of Clan Women in Prophetic Thought Post-Exile. A Study of Isaiah 57.1 to 21, we propose a search for fundamentally demonstrate who the three groups of clan women who appear in Isaiah 57.3 to 9, namely: hn+n>[o (sorceress) aEßnm. (Adultery, meaning adulterous - tp,a(nm) and hnAz (prostitute) And so develop that influence had in prophecy, in the post-exilic period To such a task we used two methods: the first, one diachronic method in which the text demonstrated a very negative view of these women, as the backdrop would be established where the text is strong patriarchal influence. But by applying a second, the synchronic and intertextual method, the result showed different because the set of texts which are included, namely: Isa from 56.1 to 12, 58.1 to 14, and from 61.1 to 11, inclusive demonstrate the program Thus, in Isa 56.3-4 - rkªNEh;-!B, (foreign son) and syrIêSh; (eunuchs) are admitted to the community; in Isaiah 58, 1 - bqoß[]y: tybeîl.W (and the house of Jacob), this house represented by a group of men is reprimanded because of fasting; and Isaiah 61.5 to 6 - ~yrIêz (strangers) and rkênE ynEåb.W (and foreign children), they are ones who feed the community. Due to this, there was a chance that a negative view of them could not be accepted within an inclusive project. However the question must be answered. Leave to do a mapping of the clan way of life in Genesis, a set of texts that speak mainly family/ clan. As we study some mythical mothers: Havah, Sarah, Hagar, daughters of Lot and Tamar, and compare them with those of Isaiah 57.3 to 9, many of the characteristics show similar. So we realize that all these women by having clan kingdom animal and plant knowledge, exerted influence on the life and death of families/clans, so they had to be fought by groups of men over time. Yet another important feature in the post-exile, is the movement that families/clans perform, but this exit is always loaded with plenty of fertility and conflict resolution solidarity. We should be in the prophecy, as to crystallize a negative text against a group of women, in fact we are denouncing violence against them.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Metodista de São Paulo1. Ciências Sociais e Religião 2. Literatura e Religião no Mundo Bíblico 3. Práxis Religiosa e SocieBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃOKaefer, José AdemarCPF:12324354212http://lattes.cnpq.br/1742668048769479Siqueira, Tércio MachadoCPF:59969659659http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/controladorbuscacvSilva, Valmor daCPF:2685515619http://lattes.cnpq.br/9309261304512694Francisco, Edson de FariaCPF:65464513511Baião, Marcos Paulo M. da CruzCPF:25896325897Kanashiro, Helder Blessa2016-08-03T12:19:58Z2015-10-292015-08-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfKANASHIRO, Helder Blessa. The influence of clan women in prophetic thought post-exile: astudy of Isaias 57.1 to21. 2015. 279 f. Tese (Doutorado em 1. Ciências Sociais e Religião 2. Literatura e Religião no Mundo Bíblico 3. Práxis Religiosa e Socie) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2015.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/350porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-09T18:16:04Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/350Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-09T18:16:04Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv A INFLUÊNCIA DAS MULHERES CLÂNICAS NO PENSAMENTO PROFÉTICO DO PÓS-EXÍLIO. UM ESTUDO DE ISAÍAS 57,1-21.
The influence of clan women in prophetic thought post-exile: astudy of Isaias 57.1 to21
title A INFLUÊNCIA DAS MULHERES CLÂNICAS NO PENSAMENTO PROFÉTICO DO PÓS-EXÍLIO. UM ESTUDO DE ISAÍAS 57,1-21.
spellingShingle A INFLUÊNCIA DAS MULHERES CLÂNICAS NO PENSAMENTO PROFÉTICO DO PÓS-EXÍLIO. UM ESTUDO DE ISAÍAS 57,1-21.
Kanashiro, Helder Blessa
Mulheres Clânicas
Pós-Exílio
Profecia
Influência
Solidariedade
Clan Women
Post-Exile
prophecy
Influence
Solidari
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
title_short A INFLUÊNCIA DAS MULHERES CLÂNICAS NO PENSAMENTO PROFÉTICO DO PÓS-EXÍLIO. UM ESTUDO DE ISAÍAS 57,1-21.
title_full A INFLUÊNCIA DAS MULHERES CLÂNICAS NO PENSAMENTO PROFÉTICO DO PÓS-EXÍLIO. UM ESTUDO DE ISAÍAS 57,1-21.
title_fullStr A INFLUÊNCIA DAS MULHERES CLÂNICAS NO PENSAMENTO PROFÉTICO DO PÓS-EXÍLIO. UM ESTUDO DE ISAÍAS 57,1-21.
title_full_unstemmed A INFLUÊNCIA DAS MULHERES CLÂNICAS NO PENSAMENTO PROFÉTICO DO PÓS-EXÍLIO. UM ESTUDO DE ISAÍAS 57,1-21.
title_sort A INFLUÊNCIA DAS MULHERES CLÂNICAS NO PENSAMENTO PROFÉTICO DO PÓS-EXÍLIO. UM ESTUDO DE ISAÍAS 57,1-21.
author Kanashiro, Helder Blessa
author_facet Kanashiro, Helder Blessa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kaefer, José Ademar
CPF:12324354212
http://lattes.cnpq.br/1742668048769479
Siqueira, Tércio Machado
CPF:59969659659
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/controladorbuscacv
Silva, Valmor da
CPF:2685515619
http://lattes.cnpq.br/9309261304512694
Francisco, Edson de Faria
CPF:65464513511
Baião, Marcos Paulo M. da Cruz
CPF:25896325897
dc.contributor.author.fl_str_mv Kanashiro, Helder Blessa
dc.subject.por.fl_str_mv Mulheres Clânicas
Pós-Exílio
Profecia
Influência
Solidariedade
Clan Women
Post-Exile
prophecy
Influence
Solidari
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
topic Mulheres Clânicas
Pós-Exílio
Profecia
Influência
Solidariedade
Clan Women
Post-Exile
prophecy
Influence
Solidari
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
description Neste trabalho sobre A Influência das Mulheres Clânicas no Pensamento Profético do Pós-Exílio. Um Estudo de Isaías 57,1-21, propomos apresentar uma pesquisa para demonstrar fundamentalmente quem eram os três grupos de mulheres clânicas, que surgem no Isaías 57,3-9, a saber: hn+n>[o(agoureira),aEßnm. (adultério, significando adúltera - tp,a(nm.) e hnAz(prostituta). E daí desenvolver que influência tiveram na profecia, no período do pós-exílio. Para tal tarefa utilizamos dois métodos: o primeiro, um método diacrônico no qual o texto demonstrou uma visão muito negativa dessas mulheres, já que o pano de fundo onde estaria estabelecido o texto é de forte influência patriarcal. Mas, ao aplicarmos um segundo, o método sincrônico e intertextual, o resultado se mostrou diferente, pois o conjunto de textos onde está incluso, a saber: Isaías 56,1-12; 58,1-14 e 61,1-11, demonstram um programa inclusivo. Assim, no Isaías 56,3-4 - rkªNEh;-!B, (filho do estrangeiro) e syrIêSh; (os eunucos), são admitidos na comunidade; no Isaías 58, 1 bqoß[]y: tybeîl.W (e para casa de Jacó), essa casa representada por um grupo de homens é repreendida por causa do jejum; e no Isaías 61,5-6 ~yrIêz (estranhos) e rkênE ynEåb.W (e filhos de estrangeiro), serão os que alimentarão a comunidade. Devido a isto, surgiu uma hipótese de que uma visão negativa sobre elas não poderia ser aceita dentro de um projeto inclusivo. No entanto a questão deve ser respondida. Partirmos para fazer um mapeamento do modo de vida clânico no Gênesis, um conjunto de textos que fala principalmente da família/clã. Ao estudarmos algumas mães míticas: Eva, Sara, Agar, filhas de Ló e Tamar, e ao compará-las com as de Isaías 57,3-9, muitas das características se mostram semelhantes. Pudemos assim perceber que todas essas mulheres clânicas por possuírem conhecimentos do reino animal e vegetal, exerceram influência na vida e morte das famílias/clãs, assim elas tiveram que serem combatidas pelos grupos de homens ao longo do tempo. Ainda outra característica importante no Pós-Exílio, é a movimentação que as famìlias/clãs realizam, mas, essa ‗saìda é sempre carregada de abundância de fertilidade e resolução de conflito pela solidariedade. Devemos estar na profecia, já que ao cristalizar-se um texto ‗desfavorável contra um grupo de mulheres, na verdade se está denunciando uma violência contra elas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-29
2015-08-24
2016-08-03T12:19:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv KANASHIRO, Helder Blessa. The influence of clan women in prophetic thought post-exile: astudy of Isaias 57.1 to21. 2015. 279 f. Tese (Doutorado em 1. Ciências Sociais e Religião 2. Literatura e Religião no Mundo Bíblico 3. Práxis Religiosa e Socie) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2015.
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/350
identifier_str_mv KANASHIRO, Helder Blessa. The influence of clan women in prophetic thought post-exile: astudy of Isaias 57.1 to21. 2015. 279 f. Tese (Doutorado em 1. Ciências Sociais e Religião 2. Literatura e Religião no Mundo Bíblico 3. Práxis Religiosa e Socie) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2015.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/350
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
1. Ciências Sociais e Religião 2. Literatura e Religião no Mundo Bíblico 3. Práxis Religiosa e Socie
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
1. Ciências Sociais e Religião 2. Literatura e Religião no Mundo Bíblico 3. Práxis Religiosa e Socie
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792601995336482816